Memorial às vítimas de Covid

sábado, 13 de julho de 2013

NATAL - Ingressos esgotados para Desafio Internacional da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino em Natal

O Brasil venceu os dois dos três amistoso programados contra a Seleção Holandesa. Neste domingo (14), será a vez da Seleção Brasileira se apresentar em Natal, no Ginásio Nélio Dias, às 11h da manhã, contra a Holanda. Todos os ingressos para o Desafio Internacional estão esgotados.

Os natalenses farão um verdadeiro espetáculo ao lado das bicampeãs olímpicas, que há três anos não jogam na cidade. Esses amistosos são uma preparação para o Grand Prix que será realizado no mês que vem, na cidade de Sapporo, no Japão.

Para Igor Ribeiro Dantas, presidente da Federação Norte-Riograndense, “será uma verdadeira festa do esporte. Todos os apaixonados pelo esporte estarão presente para conferir um jogo de alto nível. O sucesso na venda de ingressos revela a paixão dos natalenses pelo voleibol”, conclui.

Serviço: Desafio Internacional da Seleção Brasileira de Voleibol x Seleção da Holanda
Data: 13/07/2013 - Local: Ginásio Nélio Dias – Zona Norte

ALTO DO RODRIGUES - Abelardo encerra primeiro programa agradecendo à todos

Terminando o primeiro programa de rádio "Conversando com o seu Prefeito", o gestor Abelardo Rodrigues agradeceu a presença de todos convidou para escutar o programa de rádio no próximo sábado, 20.

Dos vereadores, estiveram presente Zé Pedro e Pedro Eugênio, além de outros correligionários como Alexandre Moura, Teófilo Seixas, Iran Rodrigues, "Sinal", Alex Rodrigues. A secretária de saúde Dôra esteve presente além do oficial de justiça Kinkas. Os blogueiros Luciano Seixas, Keffas Emanuell e Fran Seixas também prestigiaram e registraram o primeiro programa de rádio do governo Construindo Um Novo Tempo. Além de outras pessoas da equipe da secretaria de comunicação.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Abelardo Rodrigues fala sobre o saneamento básico, obras e educação

No terceiro bloco do programa "Conversando com o seu prefeito", o gestor Abelardo Rodrigues disse que quando deixou o governo em 2008, deixou 50% do projeto pronto, mas quando o ex-prefeito entrou fez muito oba-oba e quando foi no ano passado, em pleno ano eleitoral, a FUNASA cancelou o convênio. Confiante, o prefeito Abelardo Rodrigues, acredita que até o final do ano, a obra será iniciada.

Obras Paralisadas
Quando iniciou o quinto mandato, o prefeito disse que encontrou algumas obras totalmente paralisadas, mas com esforço e empenho, aos poucos, foi retomado as obras e, no máximo de 90 dias, Praças e quadras de diversas localidades serão entregues à população, como nos distritos de Gajé, Tabuleiro Alto, Diba e Listrada e Canafístula. Ainda falando sobre infraestrutura o prefeito Abelardo Rodrigues disse dos problemas encontrados na obra da quadra do distrito de Estreito, que foi feito com especificações diferentes do projeto na gestão passada e, agora o projeto precisa ser refeito "e muito em breve a prefeitura entregará mais essa grande obra aos desportistas do município e moradores de Estreito", afirmou o prefeito Abelardo Rodrigues.

Na educação, o prefeito destaca as reformas já realizadas em diversas Escolas do município, com destaque para a Escola de Barrocas, que está totalmente climatizada. O prefeito também anunciou o início da reforma do campo de vaquejada e muito em breve, a reforma do clube municipal.

Na agricultura, é destaque a chegada de duas máquinas, reforma da delegacia de polícia

ALTO DO RODRIGUES - Abelardo esclarece aos ouvintes ações do programa Cartão Cidadão

No segundo bloco, o prefeito Abelardo Rodrigues esclarece questões relacionadas ao Cartão Amigo e disse que o usuário do cartão terá mais dignidade, pois não precisará ficar enfrentando filas em secretarias,  como era feito anteriormente, "o cartão será entregue na residência do usuário que poderá retirar o benefício tanto na agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Eu peço a vocês um pouquinho de paciência, para concluir a implantação total do programa", disse o prefeito de cinco mandatos. 

Abelardo Rodrigues também falou sobre moradia e disse que a prefeitura está iniciando a obra fruto de um convênio de 40 casas habitacionais e ainda está sendo viabilizado outro convênio para construção de 50 casas para os mais carentes e "vamos dar moradias dignas às pessoas", frisou o prefeito Abelardo Rodrigues.


CAMPO GRANDE - Gerente do BB do município é preso por pedofilia


download (1)

O gerente de relacionamento do Banco do Brasil em Campo Grande/RN, Alexsander Silveira, o Alex Gaucho, de 31 anos (foto do Twitter), foi preso por determinação da Justiça por pedofilia. Pelo menos cinco crianças já compareceram a delegacia e confirmaram a denúncia. O caso está sendo investigado pelo delegado Rysklyft Factore, que acredita existir outras vítimas

A investigação começou há cerca de 15 dias. Havia denúncias de que o Alex Gaucho estaria aliciando menores em Campo Grande feita em 2001 no Disque Denúncia da Presidência da República, mas nada tão contundente quanto o que chegou ao conhecimento do delegado Rysklyft Factore há poucas semanas contra o gerente de relacionamento do banco.

Com base nestes dados, o delegado Rysklyft Factore pediu a prisão preventiva e de busca e apreensão Alexsander Silveira e também da sua mulher, uma jovem de apenas 16 anos, que, por orientação do marido, estava atraindo com dinheiro e bens materiais, crianças de 10 a 14 para se relacionar sexualmente com eles na residência. A justiça acatou o pedido do delegado.

Nas buscas feitas na residência do bancário, o delegado encontrou uma pistola de 9mm. O suspeito, que foi autuado, não aceitou ser ouvido na policia. Disse que só iria falar em juízo. Está preso na Cadeia Pública de Caraúbas. A mulher dele, por ter só 16 anos, foi enviada para o CEDUC, em Natal.  As crianças vítimas do casal estão sendo submetidas a exames.
Cesar Rocha


ALTO DO RODRIGUES - Abelardo inicia programa de rádio falando sobre saúde

No primeiro programa "Conversando com o seu Prefeito", na rádio comunitária Ouro Negro, o prefeito iniciou a conversa falando sobre a saúde e disse que quando recebeu o governo, a saúde está em situação caótica e as prioridades agora é reformar o que ficou sucateado como os postos de saúde, como o caso do Posto de Saúde de Barrocas e do PSF III (antigo matadouro) no bairro Guarita. " não adianta iniciar obra sem colocar pra funcionar o que já existe", comentou. Depois de deixar tudo funcionando é que o governo vai iniciar obras importantes para o município. Ainda sobre a saúde, o prefeito Abelardo Rodrigues falou da importância dos pacientes do município, não precisar ir até Natal para buscar medicamentos contínuos, atualmente o prefeito determinou a secretaria de saúde que cadastre todos os pacientes, para poder receber os medicamentos em casa. Antes de ir ao primeiro intervalo, o prefeito disse que a prefeitura já comprou um ônibus novo climatizado para transportar os pacientes para Natal.

ALTO DO RODRIGUES - Vice-prefeita Emília Patrícia já se encontra no estúdio da Rádio Comunitária

A vice-prefeita Emília Patríicia já se encontra nos estúdios da rádio comunitária FM Ouro Negro. Daqui a pouco, o prefeito Abelardo Rodrigues estará no estúdio da FM para iniciar uma série de programas institucionais do governo Construindo Um Novo Tempo, chamado de "Conversando com o seu Prefeito".

O secretário de comunicação e o adjunto, Abelardo Neto e Giovani Filho, respectivamente, foram os primeiros a chegar no estúdio da rádio e foram recebidos pelo radialista Fagner que irá ficar no controle da FM. De acordo com o que determina a decisão judicial, o programa terá uma hora de duração, iniciando às 12h e terminando às 13h, sem nenhum custo para a prefeitura.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

MACAU - Seleção de Alto do Rodrigues é finalista da etapa Macau da Copa RN de Futsal


A seleção de Alto do Rodrigues está na final da etapa Macau na Copa RN de Futsal. A vitória foi confirmada na noite de hoje, depois de vencer a equipe de Pendências (Pitboys) pelo placar de 2 a 1. Na outra semifinal a seleção do Macau venceu a equipe de Guamaré

COLÍRIO DO FIM DE SEMANA - É de tirar o fôlego



AFONSO BEZERRA - Vem aí a 9ª Caprifeira do Município uma tradição da flor do sertão



ALTO DO RODRIGUES - 20º Tributo a Raul Seixas

No dia 10 de agosto, acontecerá no Beira Rio do Narcizo às 22h o 20º Tributo a Raul Seixas. Tudo sob os cuidados do promoter de sucesso Rivaldan. É sucesso garantido!

ALTO DO RODRIGUES - I show de talentos do Alto do Rodrigues reuniu atrações locais

Aconteceu  no dia  11/07/2013 o I  show de talentos do Alto do Rodrigues-RN na Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo organizado pela Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal do Rio Grande  Norte(UFRN) na oportunidade apresentaram-se vários artistas  locais e grupos culturais do município como Jhonny Casa Nova, Banda Marcial Rosa do Vale Grupo de João Sanfoneiro de Barrocas Grupo de dança do  Projeto  Despertar, Fanfarra dos Desbravadores, Grupo de Teatro Essência da Assembléia de Deus,e contadores de piadas Bão e Taluã

MACAU - Prepare-se para uma das melhores festas do gênero


FESTAS - Veja outras festas na região

Além das festas já divulgadas, veja aí outros eventos

Bolão no distrito de Entroncamento
Vaquejada em Pataxó e
Vaquejada em Goianinha

UMARIZAL - Vaquejada das boas


FESTA - Vaquejada em Currais Novos


FESTAS - Veja os principais eventos nesse fim de semana





SAÚDE - Abertas inscrições para o Programa Mais Médicos

Os profissionais da saúde interessados em participar do Programa podem se cadastrar até o dia 25 de julho, no site do Ministério da Saúde www.maismedicos.saude.gov.br. O número de vagas disponíveis vai depender da demanda apresentada pelos municípios.


RELIGIÃO - Pope2You: Envie sua foto para o Papa Francisco

Os jovens peregrinos de todo o mundo que estão se preparando para ir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) poderão mostrar o dia a dia de seus grupos para o Papa Francisco. Através do site www.pope2you.net, eles poderão enviar suas fotos para o Santo Padre.
O projeto foi idealizado para a JMJ Rio2013 pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais. Segundo o Pe. Paolo Padrini, promotor do projeto, as fotos enviadas podem ser dos próprios jovens, de seus grupos ou movimentos religiosos. Eles deverão mostrar como estão se preparando para ir à Jornada.
Padre Paolo Padrini explicou ainda que todo o material de vídeo e de fotografias será coletado e depois enviado ao Papa Francisco.
“É um belíssimo modo de dizer como estão se preparando para este importantíssimo evento espiritual! Será um modo também, para quem não poderá ir ao Rio, poder fazer sentir a própria presença espiritual”, destacou Pe. Paolo Padrini.
Diário do Rio
Durante os dias da JMJ Rio2013, será realizado um projeto em parceria com o jornal italiano Corriere della Sera (www.corriere.it): Com o Papa Francisco... o Diário do Rio.
Serão produzidos vídeos diários, mostrando as experiências dos jovens peregrinos. O material será transmitido pelo site Pope2You. Além disso, serão apresentadas fotografias e testemunhos dos participantes da Jornada, que serão publicados nas redes sociais (Facebook e Twitter).
As fotos do “Diário do Rio” também serão divulgadas na rede social fotográfica Pinterest no endereçohttp://pinterest.com/pope2you/. Haverá fotos do Santo Padre e dos jovens que estão presentes no Rio de Janeiro.
As fotografias recolhidas nos dias da JMJ serão carregadas no site www.pope2you.net. A partir dele, as imagens são reunidas para compor vários mosaicos. Além disso, poderão ser enviadas aos amigos e compartilhadas através das redes sociais.
SERVIÇO
Página Pope2You: www.pope2you.net

TECNOLOGIA - A tela do seu próximo smartphone vai ser capaz de se desinfetar por conta própria


Seu smartphone é sujo. Qualquer coisa que tenha sido esfregada pelos seus dedos imundos por um certo tempo vai acabar ficando suja. Mas a Corning pode ajudar. A mais nova versão da Gorilla Glass não é ridiculamente resistente como também mata os germes presentes na tela.

A Corning comentou a futura tecnologia para telas durante um evento no MIT, e ela parece incrível. O revestimento anti-microbiano a ser usado no vidro – a primeira para a indústria de telas – poderia virtualmente matar todos os micróbios na superfície em um período de duas horas. Não seria instantâneo, mas é melhor do ter todos esses germes guardados no bolso.

E isso não é tudo. A Corning também trabalha em um tratamento de transparência que tornará a próxima geração de Gorilla Glass dezenas de vezes mais transparente do que água purificada. O que isso significa? Ver o seu smartphone em plena luz do dia vai ficar bem mais fácil. Eis como deve ser essa mudança (o círculo central é a nova tecnologia):

Isso tudo, é claro, junto com a resistência incrível que conhecemos da Gorilla Glass. Infelizmente, não sabemos quando essas coisas vão aparecer em nossos dispositivos; a Corning promete para algum momento nos próximos dois anos. Até lá, lamber a tela do seu telefone é um bom hábito a se evitar.



CRIME - Bebê leva 90 tesouradas da mãe porque mordeu seu seio enquanto mamava

Uma história de violência de uma mãe contra o próprio filho chocou e comoveu a China na última semana. O bebê, de apenas oito meses de idade, sobreviveu após ter recebido 90 tesouradas, a maior parte delas no rosto, por ter mordido o seio da mãe enquanto mamava

ALTO DO RODRIGUES - Loja Pedrinho Eletromóveis tá fazendo a clientela feliz da vida


Com as muitas promoções da loja Pedrinho Eletromóveis os clientes estão muitos satisfeitos e felizes da vida por estarem pagando menos em produtos de primeira linha. Aproveite e visite as lojas de Pedrinho Eletromóveis.

ESPORTE - ABC tenta recuperação diante do Palmeiras pela Série B

Na noite esportiva apenas duas partidas válidas pela série B serão realizadas logo mais às 21h. No primeiro confronto o Atlético-GO vai à Santa Catarina e enfrenta o Figuerense. Na segunda partida o ABC tenta recuperação diante do Palmeiras, no estádio do Pacaembu.

Diretoria do ABC quer mudança e cobra atitude dos atletas
A situação do ABC no Campeonato Brasileiro da Série B não está fácil. Com apenas dois pontos conquistados, o clube alvinegro ainda não sabe o que é vencer na competição e na próxima rodada irá tentar a recuperação diante do Palmeiras, no estádio do Pacaembu.

Cientes da situação difícil em que o clube se encontra, o presidente Rubens Guilherme deixou claro que só deverá ficar no clubes os atletas que querem vestir a camisa do ABC. “Ninguém foi condenado por nenhum juiz a jogar no ABC. Aqueles que não estiverem compromissados com os objetivos do clube ou estiverem insatisfeitos vão sair”, ameaçou.

O técnico Waldemar Lemos também confirmou que quer jogadores comprometidos no grupo. Mesmo com a cobrança do presidente e da comissão técnica, o ABC deverá ter uma recuperação a longo prazo já que terá pelo menos três partidas difícieis, contra Palmeiras, Joinville e Paysandu e ainda terá que torcer por combinação de resultados para deixar a zona de rebaixamento. 

Negociação de Boaventura está parada

O zagueiro Flávio Boaventura pode não deixar o clube. Informações dão conta que o Náutico não quer pagar a multa rescisória do atleta, que gira em torno de R$ 300 mil, com isso a negociação está parada. O vice-presidente de futebol do clube, Bira Marques, está tentando contornar na situação.

ALTO DO RODRIGUES - Programa Trilhas Potiguares encerra participação com palestras, oficina e amostra de profissões


Oficinas de inglês e gerações serão realizadas a partir das 13h na Escola Maria Rodrigues. Das 14h às 15h30 no auditório da Secretaria Municipal de Obras acontecerá palestra destinadas as gestantes. No horário das 16h às 18h haverá avaliação e orientação de atividade física na Academia  ao Ar Livre e finalizando a excelente participação do Trilhas Potiguares no município, no teatro da Escola Maria Rodrigues acontecerá amostra de profissões. 

A prefeitura municipal deu total apoio a todas as atividades do Trilhas Potiguares e quem ganha com isso é a população.

ALTO DO RODRIGUES - Manifestação no município teve motivações político-partidária

Totalmente ao contrário das manifestações que ocorrem em todo o país durante as últimas semanas, onde os manifestantes não aceitam a presença de pessoas ligadas a partido ou políticos, um pequeno grupo de 25 partidários, pessoas aliadas ao ex-prefeito de Alto do Rodrigues, desfilaram na avenida na tarde/noite de ontem (11), com cartazes e faixas. "Isso é muito ridículo", disse uma ex-aliada do ex-prefeito, revoltada com a atitude e que preferiu não se identificar.


A Polícia Militar esteve no local acompanhando o movimento que terminou por voltas da 20h30.

OPINIÃO

O movimento desta quinta-feira (11), não tem nenhuma legitimidade nem credibilidade, haja visto que os seus integrantes são todos partidários e ligados ao ex-prefeito, inclusive, no meio do grupo havia três vereadores de oposição, dois deles do PMDB, partido que apoia a presidente Dilma, alvo principal dos protestos em todo o país. 

Totalmente diferente do que ocorre nas manifestações das grandes cidades brasileiras onde os manifestantes não aceitam sequer a utilização de bandeiras partidárias, esta atitude isolada do grupo de oposição, não passou de uma tentativa frustrada de tentar colocar a população contra a atual gestão, pegando carona nas manifestações que acontecem nas capitais, numa tentativa de vulgarizar os legítimos protestos.

Carne de Porco, Almondêga e Galinha no cardápio da Fartot Gril desta sexta-feira

Já deu água na boca, só em saber o cardápio de carnes no melhor restaurante pousada da cidade. Carne de Porco, Almondêga, Galinha e churrasco formam as opções do restaurante de hoje. Não perca tempo e aproveite o saboroso almoço no Fartot Grill que fica localizado na Avenida Angelo Varela, antigo Restaurante do Galego. Fone (84) 3523 2499

SAÚDE - Macau e mais quatro cidades serão contempladas com SAMU


Na última sexta-feira 05, foi finalizado o treinamento de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que devem trabalhar nas novas bases descentralizadas do SAMU 192 RN, no Seridó e em Macau.  

Cerca de 90 pessoas fizeram o curso, que durou uma semana, com aulas teóricas e práticas sobre a assistência ao trauma, incluindo técnicas de reanimação e suporte à vida. As aulas práticas são feitas com bonecos simuladores. Todos os alunos foram avaliados de forma contínua ao longo do curso, e no final realizaram uma prova teórica. 

Os aprovados iniciaram imediatamente um estágio intensivo, com oito plantões de 24 horas, após o qual serão reavaliados. A expectativa da coordenação do SAMU 192 RN é de que até 21 de julho todos os profissionais tenham concluído o processo de capacitação, para que as novas bases descentralizadas possam entrar em operação.

As cidades de Macau, Santa Cruz, Parelhas e Currais Novos ganharão Unidades de Suporte Básico, e Caicó terá uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado. Vários municípios da região serão beneficiados com a cobertura das novas bases do SAMU 192 RN. Com essa expansão, o serviço chega a todas as regiões do Estado.

POLÍCIA - Autônomo é assassinado a pauladas na Grande Natal, diz PM

Um homem de 32 anos, identificado como Marcelo Gomes de Lima, foi morto a pauladas na noite desta quinta-feira (12) em Parnamirim, na Grande Natal, segundo informações do tenente Hugo Madeiro, do 3º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Ele foi encontrado morto no bairro Passagem de Areia. “Era em um local ermo, perto do limite com Macaíba. Ele estava acompanhado de um elemento que conseguiu fugir e contou à polícia o que tinha acontecido”, afirmou o tenente.
Pai de três filhos, a vítima trabalhava com 'bicos' e era usuária de drogas, segundo relato da família à polícia. 
Ainda de acordo com o tenente, o crime aconteceu por volta das 20h30 no bairro Passagem de Areia. Marcelo caminhava com outro homem quando teria sido abordado por dois suspeitos que chegaram ao local com uma motocicleta. “O rapaz afirmou que ele correu, mas a vítima, por estar um pouco pesada, não conseguiu fugir”, disse.
O corpo foi encontrado com várias marcas de pauladas na cabeça, próximo à nuca. “A testemunha também disse que enquanto corria ouviu os suspeitos dizerem ‘esfaqueia, esfaqueia’, mas o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) não encontrou marca de cutilada”, contou o oficial. Estacas de madeiras também foram encontradas no local do crime.
O homem que acompanhava Marcelo foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal para dar esclarecimentos, pois seu depoimento foi considerado controverso pela Polícia Civil. “Todas as autoridades policiais presentes no local suspeitaram que esse homem levou a vítima até o local para morrer. É o conhecido ‘cheiro do queijo’”, afirmou Madeiro. O suspeito, no entanto, não deve permanecer preso porque não há nenhuma evidência de sua participação no crime. A polícia fez diligências, mas ninguém foi preso até o momento.

G1RN

APODI - Com fuzis, quadrilha tenta arrombar banco e troca tiros com a PM no RN

Dez homens armados quebraram portas de agência de banco em Apodi (Foto: Márcio Morais)

Cerca de dez homens encapuzados e armados com fuzis tentaram arrombar a agência do Banco do Brasil em Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte, na madrugada desta quinta-feira (11). As informações são confirmadas pelo capitão Inácio Brilhante, que é comandante da companhia da Polícia Militar no município. Apesar de quebrarem e abrirem as portas do banco, os suspeitos não levaram nada. Criminosos cercaram a companhia da PM e trocaram tiros com a polícia.

A ação aconteceu por volta das 2h30. Os criminosos estavam em dois carros, do tipo Pajero prata e um Golf preto. Segundo o capitão, os policiais de plantão observaram uma movimentação estranha através das câmeras de monitoramento da companhia de Policia Militar. Ao irem averiguar o que acontecia e abrirem o portão, eles foram logo surpreendidos pelos disparos de arma. Os PMs revidaram. “Houve uma intensa troca de tiros, frustrando a ação dos bandidos, que empreenderam fuga deixando pra traz um coquetel molotov”, disse.

Momentos depois, a companhia foi informada que a agência do Banco do Brasil havia sido alvo dos suspeitos. As portas da agência estavam quebradas. Uma marreta e uma alavanca foram encontradas dentro do banco. Mas nada foi levado da agência.

“Deu a entender que no momento em que um grupo tentou arrombar o banco, outros estavam em frente à Companhia para impedir a saída dos policiais”, colocou o capitão.

Segundo informações de populares, repassadas à Policia Militar, os suspeitos fugiram para o Ceará. Nenhum suspeito foi preso até o momento

g1RN

MACAU - Seleção de Alto do Rodrigues é semifinalista na etapa Macau da Copa RN de Futsal


Na última rodada da etapa de Macau da Copa RN de Futsal, na noite desta Quinta-feira (11), no Ginásio Virgílio Barbosa, aconteceu apenas um jogo, já que o outro previsto, era o confronto entre Guamaré x Juventude de Porto do Mangue, mas como a equipe de Porto do Mangue já tinha deixado de participar de um jogo (WxO), foi eliminada da competição.

As equipes de Alto do Rodrigues e Macau, acabaram empatando em 4 a 4. A equipe de Macau estava vencendo por 4 a 1, a equipe de Alto do Rodrigues conseguiu o empate. Com o resultado a equipe Macauense ficou com a 1ª colocação do grupo "A", e a equipe de Alto do Rodrigues ficou com na  2ª colocação.

Diante dos resultados, as duas semifinais são as seguintes:

19:30 horas - MACAU  X  GUAMARÉ
20:30 horas - PIT BOYS (Pendências) X SEL. ALTO DO RODRIGUES

Os vencedores de cada partida, fazem a final no sábado, 13

quinta-feira, 11 de julho de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Trilhas potiguares continua hoje com palestras, oficinas e apresentações de talentos


O Trilha Potiguares continua hoje com uma programação cultural. Pela manhã foi feito visita ao Museu no Ambiente Cultural. No auditório da Secretaria Municipal de Obras aconteceu oficina de reciclagem e oficina no laboratório de informática da Escola Municipal Francisco de Oliveira.  Das 13 às 17h na Escola Maria Rodrigues acontecerão oficinas de inglês, orientação profissional e geração de energia. Na academia ao Ar Livre, (nas proximidades do Supermercado Soberano) acontecerão avaliações e orientações de atividades físicas. Finalizando a agenda do Trilhas Potiguares, a partir das 19h na quadra Omar Rodrigues (anexo da Escola Walfredo Gurgel) acontecerá diversas apresentações de talentos. O Trilhas Potiguares encerra as atividades no município amanhã.


MACAU - Mega brega


ESTADO - Abastecimento na Adutora Central Cabugi é suspenso para reparo de vazamento

As fortes chuvas registradas nos últimos dias ocasionaram o rompimento de um pilar da adutora Sertão Central Cabugi, que abastece atualmente nove cidades na região Vale do Açu, nesta quarta-feira (10). Desde o momento em que foi identificado o problema, uma equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando no local para restabelecer a estrutura.

A previsão é de que a manutenção termine nesta quinta-feira (11), após as 22h, tendo o abastecimento retomado logo após e a normalização deve acontecer nas horas seguintes. As cidades que terão o abastecimento alterado são: Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Riachuelo, Pedra Preta e Jardim de Angicos, além de comunidades rurais.

A adutora Sertão Central Cabugi tem 204 quilômetros de extensão e atende a 39 mil habitantes.

ANIVERSARIANTE DO DIA: Antonio Flávio



Hoje é dia de festa para o nosso leitor assíduo Antonio Flávio. Além de leitor, Antonio Flávio é colaborador do nosso blog, sempre enviando sugestões de pauta e artigos da área dedetização. Nós, queremos agradecer pela preferência e aproveitamos o momento para parabenizar o nosso leitor Antonio Flávio, de Alto do Rodrigues. Que Deus lhe cubra de bençãos!

NATAL - Ônibus são recolhidos das ruas durante protesto, informa Sintro

A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do RN (sitro) Maria da Paz confirmou ao portalnoar.com que os ônibus da capital estão sendo recolhidos, por determinação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbano (Seturn).
“Nós estávamos circulando normalmente atendendo a determinação judicial, mas agora os próprios empresários determinaram que os ônibus fossem para as garagens e os motoristas estão recolhendo”, contou Da Paz.
No início da manhã desta quinta-feira, uma decisão da Justiça do Trabalho havia determinado que os motoristas e cobradores circulassem com os ônibus, sob pena de multa de R$ 25 mil para o Sintro-RN.
“A decisão chegou de 7h30 e estávamos orientando os trabalhadores para continuarem circulando para cumprir a decisão judicial, mas os próprios empresários determinaram que os ônibus fossem recolhidos, então os motoristas ficaram sem opção”, afirmou Maria da Paz.
A reportagem do portalnoar.com entrou em contato com a assessoria de imprensa do Seturn que afirmou que não houve determinação para que os ônibus fossem recolhidos.

De acordo com a assessoria, algumas linhas foram prejudicadas pelo bloqueio de manifestantes por volta das 10h na Ponte de Igapó e também na avenida Capitão mor Gouveia. Porém, não há registro de ônibus terem sido recolhidos para garagens até o momento segundo o Seturn.

NATAL - #ProtestoNatal já reúne cerca de 10 mil pessoas em direção à BR-101, diz PM

Segundo estimativa da Polícia Militar cerca de 10 mil pessoas participam no manifesto do Dia Nacional de Lutas. Os manifestantes seguem em direção à BR-101 acompanhados pela polícia.
A concentração que se reuniu desde às 9h desta quinta-feira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca com Bernardo Vieira, se juntou ao grupo do movimento Sem-Terra que partiu da avenida Capitão Mor-Gouveia.
Nenhuma ocorrência de gravidade foi registrada, apesar de alguns rojões terem sido soltos pelo grupo que lidera a manifestação.

ASSU - Prefeito e reitor da Ufersa visitam área onde poderá ser instalada a faculdade de medicina

Ivan Jr e Jose Arimatea - Terreno Ufersa

O prefeito do Assú Ivan Lopes Júnior, o reitor da Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa), Arimatea Matos, o vice-prefeito Eurimar Nóbrega e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Paulo Morais, estiveram na tarde de ontem quarta-feira (10), visitando o local onde poderá ser implantado o campus da Ufersa/Assú.
A área de 30 hectares, está localizada as margens da BR 304, entre a Cerâmica Assú e a empresa Conpasfal, e pertence a José Maria, Leônidas Júnior e Joacy Medeiros. Eles estão dispostos a doar o terreno, sendo 20 hectares para a Ufersa e 10 para a Uern.
Aprovado pela equipe da Ufersa, o terreno visitado deverá ser confirmado como local onde será construída a universidade.
O prefeito Ivan Júnior elogiou a atitude dos empresários e comemorou mais um passo dado para a instalação da faculdade de medicina.

SEACOM - PMA via Blogdovt.com

quarta-feira, 10 de julho de 2013

DIPLOMA - Charleane Estevam a mais nova Marketóloga da região



Neste momento acontece no Centro de Convenções em Natal, a colação de Grau dos concluintes do Curso de Marketing, da UnP. Entre as pessoas que receberão o "canudo", está a linda, bela Charleane Estevam, filha da diretora do nosso Jornal, Vanderleia Estevam. Depois de receber o tão sonhado diploma de Marketóloga, Charleane se reúne com a família para brindar esse momento super especial. Receba nossos parabéns.

DIREITO - Câmara aprova cota de 40% para meia-entrada

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (9), o projeto do Estatuto da Juventude, que amplia direitos para pessoas de 15 a 29 anos e traz diretrizes para o governo elaborar e organizar ações para esta faixa etária. O projeto aprovado cria uma cota de 40% para ingressos com meia-entrada e dá benefícios no transporte coletivo a estudantes e jovens de baixa renda.
O principal embate em plenário foi sobre um artigo que dá preferência na expedição de carteirinhas à UNE (União Nacional de Estudantes), Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) e Associação Nacional de Pós-graduandos e entidades estaduais e municipais a elas filiadas.
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) afirmou que a redação, na prática, obrigaria entidades a se filiarem a essas entidades para poder emitir o documento.


BRASIL - Aprovada Lei que garante atendimento a vítimas de estupro

O Senado Federal aprovou na última quinta-feira, dia 04/07/2013, um projeto de lei que garante atendimento imediato às mulheres vítimas de violência sexual, em toda rede pública de saúde. O texto ainda será encaminhado para sanção presidencial, mas, se aprovado, deverá ser colocado em prática em um período de 90 dias.
Seria algo a se comemorar, contudo um pequeno detalhe põe em cheque a legitimidade da lei: as mulheres já têm esse direito garantido pela Constituição. Em situações emergenciais, como nos casos de estupro, o SUS tem protocolos específicos estipulados pelo Ministério da Saúde e já oferece esse tipo de atendimento. O problema é que ele acaba ficando restrito a unidades específicas, como o Hospital Pérola Byington – unidade da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo -, que atende cerca de 15 mulheres vítimas de estupro diariamente. Desde a data da fundação do ambulatório de violência sexual, em 1994, já foram atendidas 27 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e mulheres.

NA TRIBUNA DO NORTE: Crise de Eike ameaça projetos no RN

A crise que atinge as empresas do bilionário Eike Batista ameaça investimentos do grupo EBX no Rio Grande do Norte. A companhia, que enfrenta uma forte desvalorização das ações na bolsa de valores, reforça a intenção em investir em energia eólica no estado, mas não nega que precise de ajuda para garantir os investimentos em petróleo e gás.


Ontem, a OGX Petróleo, que faz parte do grupo, anunciou estar negociando parcerias para explorar os blocos que arrematou sozinha na 11ª rodada de leilões de áreas exploratórias de petróleo e gás,  realizada em maio pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).  A OGX foi uma das grandes vencedoras do leilão, com 13 blocos adquiridos. Desse total, dois estão no RN e um foi arrematado sem parcerias.

A empresa arrematou dois dos dez blocos marítimos ofertados pela ANP na bacia potiguar e precisa pagar R$ 101,7 milhões pelos dois blocos, depositando a garantia até o próximo dia 30. A cifra representa quase 90% do esperado em investimentos na bacia marítima potiguar e quase metade dos investimentos totais previstos no estado em decorrência do leilão.

À TRIBUNA DO NORTE, A OGX disse “acreditar ter condições de apresentar as garantias exigidas para a ANP tempestivamente”. Em nota, acrescentou que “está trabalhando na solução para garantir o programa exploratório mínimo dos blocos arrematados, na forma da legislação aplicável”. 

Risco

Segundo Jean-Paul Prates, ex-secretário estadual de Energia, e atual diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, a busca por parceiros não é incomum, mas o risco de a empresa não depositar as garantias no prazo e ser obrigada a devolver os blocos à ANP existe. “É uma ameaça. Ou a OGX passa os blocos adiante para outro investidor, como costuma ocorrer em alguns casos, ou devolve para a ANP”, afirma.

Segundo Prates, o valor a ser investido nos dois blocos exploratórios no RN não é considerado alto para a empresa. Ainda assim, a OGX pode enfrentar dificuldades para executar os projetos ou até mesmo para encontrar parceiros. Um dos blocos foi arrematado por R$ 81,76 milhões – em parceria com a Exxon Mobil – representando um ágio, que é a diferença entre o mínimo exigido e o valor a ser pago, superior a 1.000%. 

“Esse bloco foi adquirido com um ágio muito alto. Pode ser que a OGX desista dele, caso não arrume ninguém disposto a pagar o que disse que pagaria, e tenha que devolvê-lo à ANP”. A empresa, que não deu detalhes sobre as parcerias que busca para salvar os negócios, afirmou apenas que “não existe qualquer negócio fechado que deva ser divulgado ao mercado neste momento”. De acordo com a ANP, as empresas que descumprirem o acordado no leilão estão sujeitas a multas e podem ter o direito de participar de futuras licitações para obtenção de novas concessões suspenso temporariamente. Já os blocos podem ser retomados e inscritos em novos leilões, podendo não ser arrematados outra vez. 

ALTO DO RODRIGUES - Programação do Trilhas Potiguares nesta quarta-feira


Pela manhã, a turma do Trilhas Potiguares realizou oficina de saúde do Idoso, oficina de apicultura e fruticultura no auditório da Secretaria de Obras, além de oficina de informática no laboratório da Escola Municipal Francisco de Oliveira. 

Para essa tarde de quarta-feira, está sendo preparada uma vasta programação. Das 13 às 17h na Escola Maria Rodrigues, acontecerão oficinas de de inglês, geração de energia e Drogas. No horário das 16 às 18h acontecerão avaliação e orientação de atividade física na Academia ao Ar Livre, nas proximidades do Supermercado Soberano. E, para fechar com chave de ouro, acontecerá o ginásio poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva, às 19h,  jogo beneficente entre os funcionários do Banco do Brasil e a equipe do Trilhas Potiguares. A entrada custa apenas um quilo de alimento não perecível e as 100 primeiras pessoas concorrerão a um MILHÃO.




BRASIL - Comissão aprova regulamentação de direitos de domésticas

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (10) a regulamentação dos direitos de empregados domésticos. O texto define as regras para os sete direitos que, após a promulgação da emenda das domésticas em abril, ainda precisavam ser regulamentados. Para virar lei, o texto aprovado na CCJ ainda precisa passar pelos plenários do Senado e da Câmara,  antes da sanção da presidente Dilma Rousseff.
A regulamentação trata do seguro-desemprego, indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho.
A aprovação ocorreu com rejeição a 16 emendas que foram apresentadas nesta terça na comissão. Em 6 de junho, o projeto havia sido aprovado em comissão especial e encaminhado para o plenário. No entanto, após apresentação de recurso, a matéria foi remetida para a CCJ para análise de sua constitucionalidade.

FGTS, INSS, seguro
O relatório estabelece que empregadores deverão pagar mensalmente contribuição para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 11,2% do total do salário do empregado. Desse valor, 3,2% deverão ser depositados numa conta separada, de modo a garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador possa ser indenizado com o recebimento de 40% de seu saldo do FGTS.

Os outros 8% do FGTS equivalem ao mesmo percentual pago sobre o salário bruto dos demais trabalhadores. Também ficou definido 0,8% de contribuição para o seguro por acidente de trabalho e outros 8% para INSS.
O valor do INSS ficou 4 pontos percentuais abaixo do valor pago às demais categorias para evitar o aumento dos encargos aos patrões com o crescimento da cobrança do FGTS. Essas regras já estavam previstas no texto votado na comissão especial e não foram alteradas.
A regulamentação define como empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, por mais de dois dias na semana, no âmbito residencial e com finalidade não lucrativa. O trabalho fica restrito a maiores de 18 anos, e a carga horário fixada em no máximo 8 horas por dia ou 44 horas semanais.
Também fica estabelecida a possibilidade de regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, desde que expressa em contrato. Os horários de entrada e saída devem ser, obrigatoriamente, registrados por meio manual ou eletrônico.


ALTO DO RODRIGUES - Equipe do Trilhas Potiguares e funcionários do Banco do Brasil realizam jogo beneficente


É hoje, 10,  nesta quarta-feira, jogo beneficente entre os funcionários do Banco do Brasil  contra o Programa Trilhas Potiguares da UFRN. A entrada custa apenas um quilo de alimento na perecível. E os 100 primeiros torcedores que chegar no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Bezerra da Silva às 19hs concorrerão a recompensa de UM MILHÃO. Participe estamos aguardando a sua contribuição social e torcendo para você mudar de vida. Não é lorota não, é um MILHÃO.

JUSTIÇA - Prefeitura de Serra do Mel deve suspender seleção de monitor

Processo seletivo simplificado, organizado pela Prefeitura de Serra do Mel para contratação de monitores de Esporte e Lazer, foi suspenso por determinação judicial. A decisão, em caráter liminar, coube à juíza Anna Isabel de Moura Cruz, substituta da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, ao apreciar Mandado de Segurança impetrado por candidato que alegou prejuízo com as normas da seleção.
Segundo o impetrante, as irregularidades dizem respeito à escolaridade exigida dos concorrentes. A Secretaria Municipal de Educação, organizadora do certame, definiu, através do Edital nº 001/2013, que poderiam ser contratados portadores de diploma de “Ensino Médio com Experiência no Trabalho com Jovens".
A magistrada, após citar a Constituição de 1988, recorreu à Lei Federal nº 9696/98, que regulamenta a Profissão de Educador Físico, para lembrar que somente o graduado em Educação Física pode coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos nas áreas de atividades físicas e do desporto.
Assim, em uma primeira avaliação, entendeu a juíza que o “Edital nº 001/2013, que exige para o cargo de Monitor para Esporte e Lazer apenas 'Ensino Médio com Experiência no Trabalho com Jovens' revela uma ofensa ao art. 1º da Lei 9696/98, na medida em que dispensa exigência de formação em nível superior e o registro em entidade de classe”.
A Prefeitura de Serra do Mel deverá, portanto, suspender o processo seletivo simplificado para contratação de monitores, regido pelo Edital nº 001/2013. A juíza, ao finalizar sua decisão, mencionou ainda a possibilidade da Secretaria Municipal de Educação corrigir o mencionado edital, de modo a ajustá-lo ao que diz a lei, inclusive reabrindo prazo para inscrições, e devolvendo os valores pagos por candidatos que não satisfazem os requisitos legais.

(Processo nº 0107511-47.2013.8.20.0106)

REGIONAL - Noruega de olho no Nordeste

Em visita a Fortaleza, o cônsul da Noruega no Brasil, Jen Olesen, reforçou ontem suas intenções em aproximar as relações entre o Ceará e seu país. "O Nordeste é uma área do Brasil que tem crescido muito, e nós estamos de olho nisso", disse. Segundo ele, a Noruega é o sétimo país que mais investe no Brasil, com cerca de US$ 6 bilhões por ano. E o Brasil é o segundo principal alvo de investimentos de empresários noruegueses.
O cônsul da Noruega no Brasil, Jen Olesen, sua esposa, Renata Olesen, e o cônsul daquele 
Olesen esteve ontem na Capital para participar de uma exposição de fotógrafos da Noruega, no shopping Benfica, na companhia do cônsul da Noruega em Fortaleza, Marcos de Castro. "Nossa intenção é fazer, em Fortaleza, um evento cultural como este pelo menos uma vez por ano", disse o diplomata, que ainda irá passar por Recife/PE e Salvador/BA.

Olesen e Marcos reforçaram também o interesse em criar uma câmara de comércio entre o Ceará e os países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca). "Isto é importante porque o Estado e estes países têm vocações similares, como a prospecção de petróleo e a navegação; e também vocações complementares, como o clima", disse Marcos. "Nós vamos tentar uma aprovação com a diretoria do consulado em São Paulo para conseguir esta câmara", afirmou Olesen.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)


ESPORTE - Jogos de hoje, acompanhe e fique bem informado

Brasileirão
21h00 São Paulo x Bahia

Série C 
20h30 Baraúnas-RN x Treze-PB
21h00 Rio Branco-AC x Águia de Marabá

Copa do Brasil 
19h00 Fortaleza x Luverdense
19h30 Ponte Preta x Nacional-AM
21h50 ASA x Flamengo
21h50 Santos x CRAC-GO
21h50 Internacional x América-MG

Libertadores
21h50 Atlético-MG x Newells Old B.

PENDÊNCIAS - Conferência sobre Orçamento Participativo acontecerá dia 24


Depois de discutir com a população as principais prioridades de cada comunidade, a prefeitura municipal, realizará no dia 24 de julho, na Câmara Municipal, a partir das 09h, a Conferência sobre o Orçamento Participativo. Desde o mês de maio que as comunidades e bairros do município discutem as principais prioridades para que sejam incluídas no Orçamento do próximo ano. 

Também estão sendo realizadas reuniões com temas específicos e amanhã, na Câmara Municipal, às 09h, o assunto que será abordado é Esporte, Lazer e Cultura. Se você sugestões para propor ao município sobre esse tema, não perca esse encontro, é com a sua participação que o município se desenvolverá ainda mais.

SAÚDE - Poluição afeta o desenvolvimento pulmonar de crianças

A exposição de crianças à poluição atmosférica está relacionada com a diminuição da capacidade pulmonar.
Embora essa observação seja relativamente antiga, algumas incertezas ainda persistiam. Na Califórnia, já havia sido demonstrado que crianças entre 10 e 18 anos de vida tinham a função pulmonar comprometida de acordo com o grau de exposição à poluição atmosférica. Faltava definir, porém, em que momento da vida da criança a exposição à poluição causava mais danos e, também, se esse efeito era mais acentuado em crianças com história de doenças respiratórias, como asma e alergias.
Para responder a essas dúvidas, pesquisadores suecos acompanharam mais de 1.900 crianças desde o nascimento, estabelecendo medidas da função pulmonar aos oito anos de idade. Além dessa medida, foi verificado o grau de atividade e a presença de sintomas respiratórios de asma e alergias com um e com oito anos de idade.  Para calcular a poluição, os autores verificaram a exposição à quantidade de material sólido em suspensão no ar. Quando esse material tem menos de dez micra de diâmetro, o chamado PM10, a medida em miligramas por metro cúbico de ar é um parâmetro usado internacionalmente e está relacionado à poluição emitida por veículos de transporte motorizados (carros e ônibus, entre outros).
Sabendo os níveis de PM10 do endereço, da escola e dos outros locais em que a criança ficava, foi possível identificar grupos com níveis diferentes de exposição. Uma diferença de sete microgramas de PM10 aumenta quatro vezes a probabilidade de uma criança ter obstrução das vias aéreas.
O primeiro ano de vida é o período mais determinante desse risco. Crianças expostas a mais poluição durante o primeiro ano tinham 50 ml a menos de capacidade expiratória (cerca de 5% da média verificada). Quando apresentavam também antecedentes de alergia respiratória, a perda chegou a 140 ml (mais de 10% de perda).  A capacidade expiratória é menor, porque ocorre uma diminuição do fluxo de ar pelos brônquios. Isso acontece porque a poluição causa inflamação nas vias respiratórias. Como consequência, as crianças têm dificuldade em esvaziar o pulmão, o que causa tosse e redução da capacidade de exercício.
Os resultados confirmam que a poluição piora a função pulmonar de crianças. Quanto mais precoce a exposição, pior, principalmente no primeiro ano de vida. Sabendo-se que a poluição em São Paulo variou entre 30 e 50 mcg/m3 em 20122,  quatro a sete vezes o índice verificado, o risco de obstrução a que estão expostas nossas crianças é evidente.


Dr Drauzio Varella

ESPORTE - Prefeito Abelardo apóia Seleção de Alto do Rodrigues na etapa classificatória da Copa RN de Futsal

A Federação Norte-rio-grandense de Futsal definiu as duas últimas etapas da fase classificatória da Taça RN 2013. A bola começou a rolar na Etapa Assu desde segunda-feira (8) com oito equipes. A Etapa Macau teve início ontem (9) com seis times.

Em Macau também são duas chaves, mas cada uma com três equipes apenas. E a seleção de Alto do Rodrigues faz parte do Grupo A juntamente com as equipes de Macau, Seleção de Areia Branca, enquanto no Grupo B jogam: Seleção de Porto do Mangue, Guamaré e Pit Boys/Pendências.

No Grupo A da Etapa Assu participam: Independente/Assu, Seleção de Lajes, ACDC/Carnaubais e Seleção de Fernando Pedroza; pelo grupo B se enfrentam: Dinamarca/Assu, Tenso/Santana do Matos, Seleção de Angicos e Equipe Desafio/Itajá.

Duas etapas já foram finalizadas e quatro times já garantiram vaga na fase de mata-mata das quartas-de-final. Pela Etapa Tangará se classificaram Lagoa D’Anta (campeão) e Baixada (vice); na Etapa Macaíba os classificados são: URV/São Gonçalo (campeão) e América/Cavaleiros do Forró (vice).

Mudança de regulamento
Diferente dos anos anteriores, quando as equipes campeãs se reuniam numa única sede para definir o campeão, este ano a FNFS decidiu que o campeão e vice de cada etapa classifica para disputar as quartas-de-final no sistema de cruzamento olímpico: 1º x 2º.

 “Haverá um sorteio e as equipes disputam a segunda fase (quartas-de-final) da seguinte forma: os primeiros colocados enfrentam os segundos de cada etapa em Jogos de ida e volta, sendo o Jogo da volta na cidade do primeiro colocado. Para a semifinal e final haverá novos sorteios para definirmos a ordem dos jogos de ida e volta”, explicou Carmésio.

Para completar essa informação vale informar que a participação da seleção do Alto do Rodrigues só será possível graças ao apoio do prefeito Abelardo Rodrigues que não mediu esforços para dar total aos atletas que representarão o município em importante campeonato estadual de futsal.

BRASÍLIA - José Agripino apresenta PEC que inibe criação de ministérios e órgãos federais

Crítico contumaz ao excesso de ministérios no Brasil - mantidos com dinheiro recolhido do povo -, o líder do Democratas no Senado, José Agripino, apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta a criação de órgãos públicos no país. Pela PEC do senador, ministérios, órgãos e entidades da administração pública só poderão ser criados mediante lei complementar, que exige quórum de maioria absoluta e votação nominal em dois turnos, no plenário. A PEC também proíbe o governo de editar Medidas Provisórias (MP) sobre o assunto.
Hoje, órgãos públicos podem ser criados por lei ordinária, ou seja, por maioria simples. Nos casos de estatais criadas por MP está o caso da Empresa Brasileira de Legado Esportivo Brasil 2016, que durou apenas um ano. E só no papel. Fundada em agosto de 2010 para tocar projetos das Olimpíadas do Rio de Janeiro, a empresa causou prejuízo milionário aos cofres públicos. Isso porque o Ministério do Esporte pagou R$ 4,65 milhões, sem licitação, para a Fundação do Instituto de Administração (FIA) prestar serviço de consultoria e ajudar no nascimento de uma estatal que foi extinta antes de funcionar.
Para o senador, essa facilidade em criar entidades públicas mantidas com dinheiro público "rebaixa o Congresso Nacional a mero 'carimbador' dos atos do Poder Executivo, sem tempo para debater tão importantes mudanças na estrutura orgânica da Administração", afirma o senador na justificativa da proposta.
Nos últimos dez anos, o número de ministérios e secretarias com status de ministérios no Brasil subiu de 21, em 2002, para 39, em 2013. As pastas devem custar aproximadamente R$ 220 bilhões por ano aos cofres públicos. A quantidade de estatais também não para de crescer. Segundo o Ministério do Planejamento, o país conta hoje com 150 empresas estatais - 43 a mais do que em janeiro de 2003. Em termos de comparação, no governo Fernando Henrique Cardoso, a lista de estatais caiu de 145 para 107.

CUSTO 
Os ministérios representam um peso para a máquina pública - mantida por meio dos impostos recolhidos do trabalhador. Segundo o senador, todos os órgãos do Executivo mantidos pela União custam anualmente R$ 611 bilhões, sem considerar investimentos. "Nos últimos anos, pastas foram criadas para acomodar interesses políticos, gerando custos extras para os contribuintes, sem nenhum benefício palpável para a população", frisou Agripino. 
No manifesto "Os brasileiros querem um Brasil diferente", apresentado pelo Democratas, PSDB e PPS, a oposição propôs a diminuição dos ministérios da gestão Dilma pela metade. Agripino acredita que sua PEC contribuirá para que somente sejam "criadas novas entidades ou órgãos com status de ministério quando for efetivamente necessário para melhorar a gestão pública, evitando-se a proliferação de instituições desnecessárias, que acabam se tornando verdadeiros cabides de empregos, monumentos à ineficiência, sugando recursos públicos e aumentando o 'custo Brasil'".

ESPORTE - América perde mando de campo e tem jogadores punidos

Por conta de uma garrafa de água mineral arremessada para dentro do gramado do Barrettão no jogo contra o Palmeiras, o América foi julgado nesta terça-feira pelo STJD e apenado com 1 mil reais.  Já o médico Marcos Rêgo, denunciado por ofensas ao árbitro foi apenas advertido pelo STJD.
Em nível local, o América foi punido pelo TJD com a perda de dois mandos de jogo e multa de 3 mil reais. Renatinho Potiguar pegou suspensão de quatro partidas, Ricardo Baiano foi punido com sete jogos e Índio Oliveira levou um gancho maus forte, dez jogos de punição.
As punições foram em decorrência dos incidentes ocorridos naquele jogo contra o Potiguar e as agressões ao técnico Celso Teixeira. Como a decisão foi em primeira instância, o América vai recorrer.
As penas devem ser cumpridas no Estadual do ano que vem


ALTO DO RODRIGUES - Presidente da Câmara Municipal Ina Mulatinho recepciona deputado George Soares

Ina Mulatinho, George Soares e Junior Bocão
A presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, vereadora Ina Mulatinho, recebeu em sua residência, nesta terça-feira, 09, o deputado estadual George Soares. O deputado estava fazendo visita em três cidades do Vale do Açu, entre elas Macau e Pendências. 

ALTO DO RODRIGUES - Vem aí o Bolão de Vaquejada em Barrocas


MACAU - Mega brega vem aí, não perca


BRASIL - Câmara deve votar royalties para Educação e Saúde nesta quarta

Uma das principais demandas dos protestos que tomaram as ruas do país no mês passado, o projeto de lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a Educação e 25% para a Saúde deve ser apreciado nesta quarta-feira (10) no plenário da Câmara dos Deputados. O texto chegou a entrar na pauta desta terça, mas sua votação acabou sendo adiada. Se aprovado nesta fase, seguirá para a sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.


ALTO DO RODRIGUES - Na hora do almoço, o lugar certo é na Fartot Grill

Na Fartot Grill você pode fazer suas refeições e ainda utilizar os serviços de Pousada com quartos climatizados, melhores preços da cidade. No restaurante há ótimas opções no cardápio, tudo supervisionado pela competente Dalva. Aproveite, que já se aproxima o horário do almoço. O Fartot Grill está localizado na Avenida Angelo Varela, antigo Restaurante do Galego. Maiores informações pelo telefone (84) 3523 2499

ESPORTE - Diretoria do ABC quer mudança e cobra atitude dos atletas

A situação do ABC no Campeonato Brasileiro da Série B não está fácil. Com apenas dois pontos conquistados, o clube alvinegro ainda não sabe o que é vencer na competição e na próxima rodada irá tentar a recuperação diante do Palmeiras, no estádio do Pacaembu.

Cientes da situação difícil em que o clube se encontra, o presidente Rubens Guilherme deixou claro que só deverá ficar no clubes os atletas que querem vestir a camisa do ABC. “Ninguém foi condenado por nenhum juiz a jogar no ABC. Aqueles que não estiverem compromissados com os objetivos do clube ou estiverem insatisfeitos vão sair”, ameaçou.


O técnico Waldemar Lemos também confirmou que quer jogadores comprometidos no grupo. Mesmo com a cobrança do presidente e da comissão técnica, o ABC deverá ter uma recuperação a longo prazo já que terá pelo menos três partidas difícieis, contra Palmeiras, Joinville e Paysandu e ainda terá que torcer por combinação de resultados para deixar a zona de rebaixamento. 


Negociação de Boaventura está parada


O zagueiro Flávio Boaventura pode não deixar o clube. Informações dão conta que o Náutico não quer pagar a multa rescisória do atleta, que gira em torno de R$ 300 mil, com isso a negociação está parada. O vice-presidente de futebol do clube, Bira Marques, está tentando contornar na situação.

BRASÍLIA - Henrique Alves cancela licitação de aluguel de carro após reportagem


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), desistiu de ter dois carros utilitários esportivos exclusivamente à sua disposição no Rio Grande do Norte, seu estado natal. Sete dias depois do lançamento do edital para o aluguel dos dois veículos, ambos com ar condicionado e direção hidráulica e um deles blindado, o presidente determinou ao diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, que cancelasse a licitação para a contratação da empresa fornecedora dos carros.
– A licitação está cancelada. O presidente vai ficar andando com o carro dele – disse Sérgio Sampaio ao GLOBO na noite desta terça-feira, depois de receber uma ligação de Henrique Alves.
Minutos antes, o diretor-geral – indicado ao cargo pelo presidente da Câmara – havia defendido o aluguel dos dois veículos, sob a justificativa de que o contrato baratearia os custos com o transporte de Henrique Alves em seu estado natal. O edital de licitação publicado pela Câmara estimou um custo anual de R$ 222,3 mil com o aluguel dos carros, conforme noticiou o jornal “Folha de S.Paulo”.
– Como a presidenta da República, o presidente da Câmara não deixa de ser presidente no seu estado. Não dá para pedir a ele que pegue um táxi. No estado de origem, é certa sua presença e, portanto, sai muito mais barato alugar por meio de contrato – afirmou o diretor-geral antes de receber a ligação de Henrique Alves.
A escolha da empresa ocorreria por meio de pregão eletrônico. Conforme as descrições do edital, divulgado no dia 2, os carros serviriam para “escolta e transporte rodoviário seguro do presidente da Câmara dos Deputados no estado do Rio Grande do Norte”. O ano de fabricação deveria ser 2012 ou 2013, tração quatro por quatro, motor de seis cilindros e no mínimo 275 cavalos de potência. Outras exigências do edital eram freio ABS nas quatro rodas, airbags frontais e laterais e retrovisores retráteis. O prazo do contrato seria de ao menos um ano, podendo ser prorrogado a critério da Câmara.
O custo mensal do veículo blindado foi estimado em R$ 10,5 mil e o do carro sem blindagem, em R$ 8 mil. Os valores não incluíam serviços prestados por motoristas.
Depois de dar carona a sete parentes e amigos num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), para assistir ao jogo da seleção brasileira no Estádio do Maracanã, no Rio, Henrique Alves devolveu R$ 9,7 mil aos cofres públicos. O dinheiro equivale aos gastos que o seleto grupo teria com passagens aéreas para se deslocar de Natal ao Rio, onde assistiu à final da Copa das Confederações em 30 de junho.


NATAL - Estudante morto na colisão de trem com ônibus em Natal tinha 16 anos

Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) (Foto: Henrique Dovalle/G1)

O Corpo de Bombeiros identificou como Francisco Davi de A. Teixeira, de 14 anos, o estudante que morreu na manhã desta quarta-feira (10) após a colisão envolvendo um ônibus da empresa Reunidas e um trem que faz a linha Natal-Parnamirim. A informação foi repassada ao G1 pelo tenente Nícolas. O acidente aconteceu por volta das 7h, na linha férrea que cruza a avenida Bernardo Vieira, na zona Oeste da capital. Ainda não há a confirmação do números de passageiros feridos.

Francisco Davi Teixeira, de 16 anos, morreu no acidente (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Ainda de acordo com o tenente, o estudante era aluno da Escola Estadual Tiradentes, que fica vizinho o próprio Corpo de Bombeiros, no Barro Vermelho.

O tenente Góes, que também é do Corpo de Bombeiros, informou que o ônibus envolvido no acidente é da linha 10/29, da Linha Campus - Nova Descoberta. "O ônibus tombou na linha do trem. Não sabemos ainda como aconteceu o acidente, mas inicialmente no relataram que o trem bateu na traseira do ônibus", contou o oficial. "Estamos socorrendo feridos, depois é que veremos o que de fato aconteceu", disse.
O trem, de acordo com o oficial, deixou o local do acidente. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o trem seguiu caminho até estação mais próxima. "É um procedimento padrão para garantir a segurança do condutor e dos passageiros, visto que a população tende a ficar revoltada e não entender a situação em um momento como este", disse Rafael Albuquerque.

g1rn