Memorial às vítimas de Covid

sábado, 11 de maio de 2013

ALTO DO RODRIGUES

É amanhã, o grande Festival de Prêmios das mães


CARNAUBAIS

Prefeitura municipal realizará bingo das mães 



ALTO DO RODRIGUES

Não esqueça, amanhã é o dia do festival de prêmios para as mães. 


ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura municipal realizará a 5ª Conferência das Cidades no dia 21


Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana na perspectiva da construção do sistema nacional de desenvolvimento urbano", a prefeitura municipal realizará na terça-feira, dia 21, às 08h, na Câmara Municipal, a 5ª Conferência das Cidades.

Diversos setores da sociedade discutirão as políticas públicas nos eixos de habitação, saneamento, transporte e mobilidade urbana.

ALTO DO RODRIGUES

É amanhã o festival de prêmios para as mães. Patrocínio da prefeitura municipal 


sexta-feira, 10 de maio de 2013

COLÍRIO

Apenas reforçando que hoje é sexta-feira, segue aí o nosso colírio do FDS



Para distrair um pouco e já que é Fim de Semana, segue uma de humor. Mitos e verdades sobre bebidas alcoólicas

1- A CERVEJA MATA?

Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por 1 caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos.



2 – O USO CONTINUO DO ALCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não, o álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.

3 – CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem whisky

4 – MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que, nas blitz, a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes… . E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.

5 – CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada 1 caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por umdiante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.

6 – EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE BEBIDA E ENVELHECIMENTO?
Sim. A bebida envelhece muito rápido… Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.

7 – A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?
Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.

8 – O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.

9 – A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
Que eu me lembre, não.


ESTADO


Economia Solidária será parceira do RN Sustentável

Em reunião na Secretaria do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) hoje, (10/05), os técnicos da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), gestora do RN Sustentável, informaram ao Fórum de representantes da Economia Solidária que os princípios de autogestão, finanças solidárias e comércio justo, que norteiam as redes, serão contemplados na política de investimentos do Projeto.

Os representantes do Fórum, por sua vez, se propuseram a legitimar as propostas que forem apresentadas na linha da Economia Solidária, colaborando com o RN Sustentável na seleção dos projetos que terão acesso aos recursos financiados pelo Banco Mundial, no acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.

O encontro com os representantes da Economia Solidária foi mais uma etapa da estratégia da Secretaria do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) de discutir o Projeto RN Sustentável – um financiamento de US$ 360 milhões em cinco anos – com a sociedade e, em especial, com os segmentos diretamente beneficiados.

Na reunião de quase quatro horas, os técnicos da UGP discutiram com os representantes como o RN Sustentável poderá fortalecer as redes de Economia Solidária.  Foram discutidas, também, as formas de acesso aos financiamentos e os mecanismos de tramitação dos projetos.

Os projetos com a participação de jovens, mulheres, organizações quilombolas e indígenas, por exemplo, terão prioridade. Na discussão, ficaram definidas as pontuações que vão constar no edital para seleção das propostas. Os técnicos da UGP apresentaram, ainda, os territórios mais carentes de serviços públicos e atividades econômicas, que terão prioridade no Projeto RN Sustentável.

A reunião no auditório da SEPLAN foi conduzida pelos técnicos da UGP Carlos Nascimento, Breno Roos e Sueli Paulo. O Fórum da Economia Solidária teve seis representantes, escolhidos em reunião na semana passada, juntamente com a Secretária Executiva Samara da Silva Araujo.
ALTO DO RODRIGUES

Aniversariante do dia: Joana Martins

Logo mais, às 19h será celebrada na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, a missa em comemoração aos 80 anos de dona Joana Martins, mãe de cinco filhos, avó de vários netos e netas e esposa de Chico Belé.

Mulher simples, verdadeira em suas palavras, goste ou não, dona Joana sempre diz o que pensa. Gosta de política, sempre ia aos comícios, gosta da resenha política do município e gosta de opinar a respeito do assunto.

Como é mãe da diretora do bloco Alto Astral, dona Joana não perde a festa do bloco e devido a idade avançada, fica no trio, mas a vontade era de poder acompanhar como qualquer outra foliã do bloco.

Ao completar os 80 anos no dia de hoje, desde o início da manhã, dona Joana não parou de receber os parabéns por essa data tão importante.

Mesmo com toda dificuldade, dona Joana conseguiu criar seus filhos e hoje são seu orgulho, desde o único homem dos filhos, Kinkas que é oficial de justiça ate as meninas, Lourdes (empresária), Titita (professora, empresária e secretária de administração), Dôra (ex-vereadora, empresária e secretária de saúde) e Rita Martins (primeira-dama). Por incrível que pareça, Rita é a filha que mais se parece (em quase tudo) com dona Joana.

Na cozinha, dona Joana também é uma rainha e sabe fazer, entre outras delícias, um saboroso bolo de macaxeira.

 Rita Martins feliz com o aniversário de 80 anos da mãe e inspiradora

Quatro gerações: Rita (filha) Joana (Mãe) Ana Paula (neta) e Nathalie (bisneta)

Diretora do AltoNoticias faz homenagem à amiga dona Joana Martins

Se tem uma pessoa que Vanderleia Estevam tem estima, essa pessoa é dona Joana Martins. E a nossa diretora pediu espaço para fazer uma singela homenagem à amiga Joana Martins.

"Data especial, o dia em que Deus escolheu a senhora para você conhecer este mundo. Dia especial por que o mundo teve a oportunidade de ser presenteado com uma mulher tão brilhante. Momento maravilhoso, pois quem teve o privilégio de conhecer o estar perto nunca mais o esquece. Hoje não é especial apenas por que é seu aniversário, mas é especial por que a cada ano podemos agradecer a Deus pela oportunidade que ele nos deu de conhecer e conviver com a senhora. Que Deus abençoe este dia e possa te presentear com aquilo que seu coração almeja, realizando todos os teus sonhos".

ALTO DO RODRIGUES

Grande festival de prêmio dia das mães acontecerá no próximo domingo


ALTO DO RODRIGUES

Francy Modas tem a moda que veste a delegada Helô de Salve Jorge

 
Delegada em Salve Jorge com calça OnTop. No capitulo quando Helô salva a tenente Érika. 

Quem acompanha a novela, lembra dessa cena que foi ao ar nessa semana, quando a delegada Helô estava no shopping center e salvou a vida da tenente Érica. 

Pois bem, a calça da marca Ontop, é uma das marcas que você encontra na loja Francy Modas, que diga-se de passagem é a loja mais linda da cidade.

Essa e outras marcas você encontra na loja das grandes grifes, com as melhores coleções, os melhores preços e o atendimento sem igual. Apareça, a loja fica na Rua São João, no centro de Alto do Rodrigues. 
ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura realizará no próximo domingo, grande festival de prêmio dia das mães


ITAJÁ

Grande vaquejada com shows da Garota Safada e muito mais, tudo com transmissão ao vivo


ALTO DO RODRIGUES

Aniversariante do dia: Heider Gomes

Quando a gente fala que o número 25 tá em alta, alguns acham um besteira, mas para o jovem Heider Gomes que hoje completa 25 anos e ainda é correligionário do prefeito Abelardo 25. 

Do ano passado até os dias de hoje, Heider Gomes só coleciona vitória. Mais um ano de vida é realmente um presente de Deus. 

Receba nossos parabéns, amigo e leitor.
ALTO DO RODRIGUES

Aniversariante do dia: Michele Medeiros


A loira Michele Medeiros festeja hoje, idade nova e nós queremos lhe desejar toda sorte do mundo e mais, saúde e longevidade.

ALTO DO RODRIGUES

Câmara Municipal realiza curso de Capacitação para Vereadores, dia 18


Acontecerá no dia, 18, nas dependências da Câmara Municipal, um curso de Capacitação para vereadores. O palestrante é o escritor, jornalista e advogado Aldo Araújo que tem uma larga experiência no direito público, tendo atuado como redator, diretor geral e assessor Jurídico da Câmara Municipal de Serra do Mel.

O curso com inscrições gratuitas e destinado para presidentes das Câmaras Municipais, vereadores,  advogados, assessores, servidores, contadores, controladores, estudantes e profissionais do Poder Legislativo.

Acompanhe o conteúdo programático do curso de Capacitação para Vereadores que será realizado pela Câmara Municipal.

- Que proposições podem ser apresentadas pelo vereador?
- Qual a proposição adequada para se alterar o Regimento da Câmara?
- Como alterar a Lei Orgânica?
- Tramitação dos Projetos Orçamentários
- Vereador pode alterar o orçamento?
- Resolução, Decreto, Moção, Indicação e Requerimento
- Quem tem a palavra final sobre as leis? Executivo ou Legislativo?
- O que é PELO?
- A correta formação das comissões
-  Quorum qualificado
- Qual o quorum necessário para a criação de uma CPI?
- Comissão Temporária e Especiais
- Vereador pode apresentar projeto de lei que crie despesa para o executivo?
- Lei Ordinária: Lei Complementar: Lei Delegada
- Técnica Legislativa e constitucionalidade das matérias apresentadas
- Vigência e revogação das Leis
- Sanção, promulgação e publicação
- Veto: Total e parcial ( jurídico e político)
- A correta formação da Mesa Diretora

Dr. Aldo Araújo atualmente presta serviço de assessoria e/ou consultoria jurídica nas Câmaras Municipais de Alto do Rodrigues, Jardim de Angicos, e Luis Gomes. Dr Aldo Araújo é o atua presidente da Comissão de Assessoria Jurídica da OAB, subseção em Mossoró.

Mais informações, ligue (84) 3523 2648

ALTO DO RODRIGUES

Governo Construindo Um Novo Tempo realiza a festa das mães em todas as Escolas públicas municipais

Neste momento, mães e alunos da Escola Chapeuzinho Vermelho, no distrito de Estreito, participaram das comemorações alusivas ao dia das mães. O governo Construindo Um Novo Tempo está realizando em todas as unidades educacionais do município festas para as mães.

Logo mais, à noite, será a vez dos alunos da Escola Félix Antonio, em São José, festejar o dia das mães na Escola.

Amanhã, pela manhã, acontecerá festa das mães nas Escolas Francisca de Oliveira e Walfredo Gurgel. À noite, a festa é na Escola Municipal Luis Moreira.

Na programação, consta presentes, apresentações e comes e bebes para mães, alunos e servidores da educação 
BRASÍLIA

Câmara: R$ 29 milhões para comunicação terceirizada

Casa prepara três licitações para substituir atuais contratos. Custo com jornalistas e pessoal de audiovisual concursado ou terceirizados é de cerca de R$ 50 milhões por ano

Câmara se prepara para comprar serviços de comunicação no valor de até R$ 29 milhões por ano. Serão contratados 287 funcionários terceirizados para ajudar a abastecer os veículos de comunicação da Casa, a TV, a rádio, a agência e o jornal. Além de pessoal para produzirem notícias e programas, serão contratados operadores técnicos e profissionais de arte, internet e arquivo.

Segundo a assessoria da Câmara, três licitações servirão para substituir os atuais contratos. Hoje, a Câmara gasta cerca de R$ 50 milhões por ano com a comunicação. É o valor do pagamento às empresas, que empregam 282 terceirizados, somado a uma estimativa dos salários dos 95 jornalistas e seis profissionais de audiovisual concursados. O menor salário de jornalista é de R$ 15 mil por mês.

Desse valor, R$ 28,6 milhões são pagos às empresas terceirizadas, que empregam mais gente, já que os salários dos não-concursados são mais baixos. O maior salário de jornalista concursado é de R$ 21.584,05, mas esses rendimentos podem ser acrescidos por gratificações e cargos comissionados.


O primeiro pregão eletrônico está marcado para a próxima quinta-feira (16), às 10h, e o último, para 20 de maio. Os valores de referência de R$ 29 milhões são o limite de gastos pela Câmara. Ganha quem oferecer a proposta com menor preço.

ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura municipal realizará a 5ª Conferência das Cidades no dia 21


Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana na perspectiva da construção do sistema nacional de desenvolvimento urbano", a prefeitura municipal realizará na terça-feira, dia 21, às 08h, na Câmara Municipal, a 5ª Conferência das Cidades.

Diversos setores da sociedade discutirão as políticas públicas nos eixos de habitação, saneamento, transporte e mobilidade urbana.
EDUCAÇÃO


Programa Nacional de Bolsa Permanência é uma conquista, dizem estudantes

Estudantes comemoram o Programa Nacional de Bolsa Permanência, anunciado ontem (9) pelo Ministério da Educação (MEC). 

Para os movimentos estudantis, a bolsa é uma conquista, uma reivindicação de anos por parte dos estudantes. Estudantes indígenas, no entanto, veem o benefício com ressalva. Segundo eles, será preciso um controle mais rígido para que as bolsas sejam destinadas a quem realmente vem de comunidades tradicionais.

"Atualmente, alunos de baixa renda são incorporados, mas não há condições suficientes para que permaneçam estudando. O governo não dá uma política a altura e temos uma evasão óbvia", contextualiza o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu. 

Ele considera o programa um avanço, mas diz que ainda pode melhorar em alguns aspectos. "Serão beneficiados aqueles matriculados em cursos com uma carga horária média de cinco horas diárias. Esse benefício deveria ser estendido a todos os estudantes de baixa renda independente do curso". Ele adianta que as bolsas precisarão de reajustes periódicos.

Os estudantes indígenas identificam outro problema. Presentes no evento, eles também estão satisfeitos com o benefício, que inclusive terá um valor superior para indígenas e quilombolas, mas, para que sejam considerados membros de comunidades tradicionais, será pedida apenas uma declaração com a origem familiar. "Existe, hoje, estudantes não indígenas que pegam declarações com lideranças e conseguem benefícios", diz a estudante da Universidade de Brasília Vilma Benedito, da etnia Tupiniquim.

"Achei favorável a medida para os estudantes. Eles vêm [para as universidades] com a esperança de ter conquistas e muitas vezes não conseguem se fixar, pela dificuldade financeira, pela dificuldade com a língua. A bolsa é importante para os indígenas, mas deve haver uma forma de filtrar, senão será apenas mais uma forma de favorecer os não indígenas", acrescenta Vilma.   

Os estudantes começam a receber a bolsa do Programa Nacional de Bolsa Permanência em junho deste ano. O pagamento será feito diretamente aos estudantes por meio de cartão do Banco do Brasil. Para participar do programa, serão exigidos dois critérios: renda per capita mensal inferior a 1,5 salário mínimo e estar matriculado em cursos com carga horária de no mínimo cinco horas diárias. Os estudantes receberão mensalmente R$ 400. No caso dos indígenas e quilombolas, a bolsa será R$ 900.

Para manter a bolsa, os estudantes deverão frequentar as aulas e ter um bom desempenho acadêmico. Os cadastros deverão ser aprovados pelas universidades e institutos federais e serão mensalmente homologados pelas instituições. Poderão ser beneficiados tanto os estudantes que ingressaram este ano pela Lei de Cotas Sociais (12.711/2012) quanto os que preenchem os critérios e  estão há mais tempo matriculados nas instituições.

As bolsas assistenciais poderão ser cumulativas com bolsas meritocráticas, como bolsas de pesquisa e extensão. O prazo máximo para o estudante continuar recebendo o benefício é até dois períodos além do tempo de conclusão do curso, caso, por algum motivo, atrase a graduação. Após esse prazo, a bolsa será cortada.

O Ministério da Educação não tem estimativa de quantos serão os beneficiados, nem de quanto será investido, segundo a pasta, os cálculos serão consolidados a partir da próxima semana, quando as universidades terão acesso ao cadastramento online. 

No entanto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz que a assistência estudantil (moradia, alimentação, transporte e construção de bibliotecas) é prioridade do MEC e que "não temos problema de recurso orçamentário. Isso está assegurado". Ao todo, estão previstos para este ano, R$ 650 milhões em assistência.
HUMOR

Roberto Carlos faz críticas e diz que Théo não é mais o cara da sua música



O cantor Roberto Carlos fez criticas ao personagem Théo, da novela Salve Jorge. Para Roberto Carlos, Théo deixou de ser o cara da sua música faz tempo. "No inicio da novela ele era o cara, mas ao passar dos capítulos mudou completamente, se envolvendo com outras mulheres e pisando na bola com quem não deveria", disse RC. 

Procurado pela imprensa fofoqueira de novelas, Théo se defendeu dizendo que a culpa é da Glória Perez – autora da novela. Ele também revidou as críticas dizendo que nunca quis ser o cara da música de Roberto Carlos. "Esse cara da musica, se existir, é um psicopata", disse. 

Essa notícia não deve ser usada como fonte de informação, servindo apenas para o entretenimento do leitor.

EDUCAÇÃO


MEC vai investir em programa de apoio acadêmico para estudantes pobres

O Ministério da Educação (MEC) vai investir em programa de apoio acadêmico para estudantes “vulneráveis socioeconomicamente”. 

O programa, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, será anunciado nas próximas semanas. Durante o lançamento do Programa Nacional Programa Nacional de Bolsa Permanência, ontem (9), Mercadante adiantou que "além da Bolsa Permanência, haverá apoio pedagógico. 

Precisaremos de tutores para alunos que vêm de escolas públicas com algum tipo de deficiência. Teremos o programa de tutoria para dar reforço pedagógico", disse.

Segundo o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, o programa é feito de forma semelhante em alguns institutos de ensino superior e passará a ter caráter nacional. 

A pasta vai destinar recursos para as universidades para que invistam em apoio acadêmico, "O apoio acadêmico será para estudantes vulneráveis socioeconomicamente que trazem dificuldades acadêmicas. 

Teremos recursos para as universidades, agora em caráter nacional"
De acordo com Speller, o programa vai "reforçar o programa de apoio econômico [Bolsa Permanência] por meio da universidade".

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura municipal realiza Festival de Prêmios em comemoração ao dia das mães


Para comemorar o dia das mães, a prefeitura municipal vai realizar um grande Festival de Prêmios. São 10 super prêmios

DIA DAS MÃES


Ser Mãe
Ser mãe não é apenas carregar no ventre, por alguns meses, um óvulo fecundado! Ser mãe não é somente passar pela dor cruciante de trazer um filho ao mundo! Ser mãe não é simplesmente dar o alimento, vestir e cuidar do físico e dos estudos! Ser mãe não é embonecar uma criança, fazendo dela um enfeite, um “bibelô”! Ser mãe é muito mais do que isso! Ser mãe é dividir o que se tem, sempre priorizando os filhos; Ser mãe é cuidar, amar, amar e amar! Ser mãe é depender da graça de Deus dia após dia, hora após hora, minuto após minuto; Ser mãe é estar na dependência total do Deus Maravilhoso que não falta nunca, que sempre nos protege e nos ampara; Ser mãe é se sentir abençoado por ter recebido do Senhor o privilégio de tomar conta de um pequeno ser; Ser mãe é ver o seu amor imperfeito comparado ao perfeito amor do grande Deus. Ser mãe é envelhecer sorrindo; Mesmo na solidão do ninho que ficou vazio; Porque sabe que cumpriu a sua parte; E o que faltou, o Pai celeste completará; Pois dele vem a promessa: “Não temas, pois Eu estou contigo em todo momento”. Ser mãe é ser feliz somente por ser mãe!
DIA DAS MÃES


Anjo
Tudo aquilo que sou ou pretendo ser, devo a um anjo: minha mãe

ALTO DO RODRIGUES

Missa de 80 anos de dona Joana é amanhã

Não é fácil chegar aos 80 anos, sendo mulher ainda mais difícil em uma época onde as coisas eram muito complicadas, mesmo assim, com todo esforço e dedicação, dona Joana conseguiu criar seus filhos e, o melhor, todos os filhos estão bem criados e são pessoas de bem, perante a sociedade, homem e mulheres cumpridores de seus deveres.

Amanhã, às 19h, na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário será celebrada a missa em comemoração aos 80 anos desta mulher forte, simples e guerreira, dona Joana Martins.
DIA DAS MÃES


Realizar
Ser mãe é descobrir que sua vida tem menos valor depois que chega o bebê. Que se deseja sacrificar a vida para poupar a do filho, mas ao mesmo tempo deseja viver mais – não para realizar os seus sonhos, mas para ver a criança realizar os dela.

ALTO DO RODRIGUES

Câmara Municipal realiza curso de Capacitação para Vereadores no próximo sábado, 11


Acontecerá no próximo sábado, 11, nas dependências da Câmara Municipal, um curso de Capacitação para vereadores. O palestrante é o escritor, jornalista e advogado Aldo Araújo que tem uma larga experiência no direito público, tendo atuado como redator, diretor geral e assessor Jurídico da Câmara Municipal de Serra do Mel.

O curso com inscrições gratuitas e destinado para presidentes das Câmaras Municipais, vereadores,  advogados, assessores, servidores, contadores, controladores, estudantes e profissionais do Poder Legislativo.

Acompanhe o conteúdo programático do curso de Capacitação para Vereadores que será realizado pela Câmara Municipal

- Que proposições podem ser apresentadas pelo vereador?
- Qual a proposição adequada para se alterar o Regimento da Câmara?
- Como alterar a Lei Orgânica?
- Tramitação dos Projetos Orçamentários
- Vereador pode alterar o orçamento?
- Resolução, Decreto, Moção, Indicação e Requerimento
- Quem tem a palavra final sobre as leis? Executivo ou Legislativo?
- O que é PELO?
- A correta formação das comissões
-  Quorum qualificado
- Qual o quorum necessário para a criação de uma CPI?
- Comissão Temporária e Especiais
- Vereador pode apresentar projeto de lei que crie despesa para o executivo?
- Lei Ordinária:Lei Complementar: Lei Delegada
- Técnica Legislativa e constitucionalidade das matérias apresentadas
- Vigência e revogação das Leis
- Sanção, promulgação e publicação
- Veto: Total e parcial ( jurídico e político)
- A correta formação da Mesa Diretora

Dr. Aldo Araújo atualmente presta serviço de assessoria e/ou consultoria jurídica nas Câmaras Municipais de Alto do Rodrigues, Jardim de Angicos, e Luis Gomes. Dr Aldo Araújo é o atua presidente da Comissão de Assessoria Jurídica da OAB, subseção em Mossoró.

Mais informações, ligue (84) 3523 2648
LEGISLATIVO EM AÇÃO


Vereador Zé Pedro responde comentários de vereadores da oposição

Na sessão desta quarta-feira, 08, o vereador Zé Pedro aclamado líder do governo na Casa, saiu em defesa do prefeito Abelardo Rodrigues e iniciou seu discurso dizendo que sobre a  contratação de médicos, disse que até o governo federal terá que contratar médicos estrangeiros. “Mas o governo municipal está contornando o problema e alguns Postos de Saúde já contam com médicos”, frisou.

Sobre o calçamento do Carcará, Zé Pedro informou que o prefeito já mandou fazer o serviço topográfico de todos os acessos da RN 118 aos distritos e no segundo semestre, deverá ser iniciado o serviço, inédito, diga-se de passagem. 

Além desse acesso, também esta sendo feito o levantamento para o calçamento do distrito de Barrocas, onde nesta comunidade já conta uma Escola Municipal com todas as salas de aula climatizadas. As salas de aula no distrito de Tabuleiro Alto será o próximo destino do governo Construindo Um Novo Tempo. De acordo com a agenda do prefeito, até o final do primeiro semestre, será inaugurada todas as quadras de esportes que passaram por reforma.

Para atender uma necessidade básica do hospital, o prefeito Abelardo Rodrigues pediu que o vereador Nixon Baracho (autor da solicitação) refizesse o requerimento que solicita a compra de um gerador de energia para o hospital. O vereador Zé Pedro adiantou que no segundo semestre será comprado pelo municipio o gerador no hospital. Comprar um equipamento de Raio-X e não tem um gerador de energia fica difícil. Para atender uma solicitação também do vereador governista, o prefeito Abelardo já garantiu que após a compra do gerador de energia, o município irá adquirir um aparelho de Raio-x.

Zé Pedro finalizou suas palavras dizendo que os vereadores de oposição podem requisitar o executivo que tem o maior prazer em atender à população.

Do blog:
Quanta diferença de um governo desastroso com Eider Medeiros para um governo voltado a realizar ações.

ALTO DO RODRIGUES

Invista em um terreno na rota de crescimento do município

Oportunidade única para investir com segurança e lucro garantido, pois o terreno está na rota do crescimento do município. Para saber maiores informações ligue (84) 9992 0636
DIA DAS MÃES


Amor de Mãe
O amor de mãe por seu filho é bem diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho.

ESTADO


Prefeitos do RN se reúnem na AL para cobrar ações contra a seca

Prefeitos de todo o Rio Grande do Norte estarão reunidos na próxima segunda (13) no plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento faz parte da Mobilização Nacional pelo Nordeste, convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No mesmo dia, todas as federações e associações de municípios da região Nordeste promoverão reuniões simultâneas.

O objetivo principal da mobilização, segundo o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito Benes Leocádio, é reunir os entes federados para cobrar maior celeridade nas ações de convivência e combate aos efeitos da seca. Um documento será elaborado e entregue aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal com pleitos dos estados e municípios da região Nordeste.

“O quadro de seca está configurado, o rebanho dizimado e precisamos encontrar soluções para a recuperação da economia rural do Estado, uma vez que as chuvas que ocorreram recentemente alteraram muito pouco o quadro de colapso da maioria dos municípios atingidos pela seca”, observa o presidente da Femurn. “Além disso, precisamos definir linhas de socorro aos municípios que estão sofrendo os efeitos da seca e também da crise financeira agravada pela política de desonerações do IPI promovida pelo Governo Federal”, completa.

Ainda segundo Benes Leocádio, o objetivo da convocação da bancada federal do Rio Grande do Norte e os deputados estaduais, além de representantes dos órgãos ligados diretamente à questão da seca é recolher contribuições das lideranças e representantes estaduais.

Na convocação geral aos estados nordestinos, a CNM sugere que todos os participantes dos eventos de segunda-feira usem uma fita preta no pulso

ALTO DO RODRIGUES

Passeio das Praias muda de data, mas continua sendo o sucesso de sempre

Programado para o dia 19, o 28º Passeio das Praias, evento assinado pelo promotor Jomar CD mudará para o dia 26. Mas, você pode participar do sucesso do evento, opinando sobre o roteiro dessa edição. Nossa enquete está ao lado, não esqueça de votar.

EDUCAÇÃO

Erros de português serão punidos com maior rigor no Enem 2013

O Ministério da Educação fez alterações no edital deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornando-o mais rigoroso. Uma das medidas é que as redações com inserções indevidas serão zeradas. Outra mudança prevê que serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. Antes, eram permitidos "escassos" desvios.

A correção das redações será mais rígida. A expectativa é que uma a cada três redações irá para um terceiro corretor, antes o índice era de aproximadamente 21%. Isso ocorrerá quando houver uma discrepância de mais de 100 pontos entre os dois primeiros corretores. No ano passado, a discrepância tinha que ser de mais de 200 pontos para que fosse encaminhado a um terceiro avaliador.  

O edital também prevê maior rigor para os corretores, que terão mais horas de capacitação e serão acompanhados e avaliados. Eles poderão ser dispensados inclusive durante a correção.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as mudanças foram implantadas porque as regras aplicadas anteriormente não mostraram resultado satisfatório. Apesar do maior rigor, sobre as questões gramaticais, Mercadante diz que caberá à banca considerar o erro uma exceção ou não. "A regra é clara, mas a interpretação do juiz nem sempre é um consenso. Tem um grau que compete à banca, não tem como prever o grau que será aceito ou não. O que podemos dizer é que será mais rigoroso", diz.

Ele explicou também que tanto para a nota máxima na redação, que é mil, quanto para erros gramaticais considerados exceção será preciso uma justificativa dos avaliadores.

Outra novidade é que será divulgado no cartão de inscrição um telefone pelo qual candidatos com alguma condição especial (gestantes, pessoas com deficiência) serão orientados. Essa edição trará também dois modelos de prova com letra maior - uma com fonte tamanho 18 e outra 24.

Os candidatos com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Antes, eram isentos apenas aqueles com renda de até um salário minimo per capita. Os estudantes de escolas públicas continuam sem ter de pagar pela inscrição.

Mercadante desmente a intenção de cobrar a taxa daqueles que faltarem à prova, mas ressalta que o gasto é calculado pelo número de inscrições. "Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante". No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (13) até o dia 27 de maio. Os candidatos podem pagar a taxa de inscrição até o dia 29 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília).

HOMENAGEM

Ser Mãe
Ser mãe é um dom de Deus, é uma oportunidade de amar de corpo e alma. Ser mãe é sentir a alegria de outro ser, é ter objetivo na vida, é sentir que a missão está sendo cumprida. Ser mãe é ver seu filho crescer no caminho do Senhor. É sentir que vale a pena viver, ser mãe.


JORNAL DE HOJE

Veja a edição online 

ESPORTE


ABC vence o Sport e abre vantagem para jogo de volta

Em uma partida movimentada, o ABC venceu o Sport/PE por 2x0 na noite dessa quarta-feira, no Frasqueirão e conseguiu uma boa vantagem para o jogo de volta, marcado inicialmente para o dia 22 de maio, pela segunda fase da Copa do Brasil, na Ilha do Retiro. 

Os gols foram marcados por Jean Carioca (12'' 1º tempo) e Rodrigo Silva (31'' do 2º), ambos no segundo tempo. Com o placar conquistado, a equipe comandada por Paulo Porto pode perder por até um gol de diferença no duelo que vai acontecer em Recife/PE, que mesmo assim avança na competição.

tribuna do norte

quarta-feira, 8 de maio de 2013

LEGISLATIVO EM AÇÃO

Vereadores solicitam pleitos ao prefeito municipal Abelardo Rodrigues

A sessão presidida pelo vereador Nixon Baracho na manhã de hoje teve seis solicitações dos edis Lobão e Renan Melo. 

Em três requerimentos, o vereador Lobão do DEM solicitou ao prefeito municipal, uma Praça e pavimentação da comunidade de Carcará. Lobão também requereu a construção de um teatro no município.

O vereador Renan Melo solicitou a pavimentação de algumas Ruas no bairro São Francisco. O edil do PMDB também pediu a construção de um complexo de lazer para crianças e idosos. Para a comunidade de São José, o vereador Renan Melo pediu a construção de um mercado público.

Daqui a pouco: Vereador Zé Pedro rebate oposição.
IPANGUAÇU


Prefeitura inicia a 3ª Edição da Taça Ipanguaçu de Futsal 
 
Em busca de proporcionar esporte e lazer a todos a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer deram início esta semana, segunda-feira dia 06, a 3ª Edição da Taça Ipanguaçu de Futsal - Categorias Sub 18 e Sub 20. O campeonato esportivo esta reunindo mais de 200 jovens de 13 bairros e comunidades. 
 
Segundo o secretário Marcos Bezerra, o campeonato segue o cronograma estabelecido pela Secretaria e aprovado pelo Prefeito Leonardo Oliveira este ano, de promover atividades esportivas durante todo o ano, “o campeonato se constitui de forma a oportunizar os jovens de nossa cidade a pratica do esporte e lazer com saúde, afastando de outros caminhos, socializando com a sociedade, contribuindo para a disciplina dentro e fora da quadra. Um momento de lazer a toda a família que frequenta as partidas” disse o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Marcos Bezerra. 
 
O campeonato esportivo acontece de segunda a sexta-feira no Ginásio José Araujo Filho a partir das 19h30min, com entrada gratuita. Serão 32 jogos dívidas em 13 rodadas que segue até o dia 23 de maio. A premiação é constituída de troféu e medalha para os três primeiros colocados, artilheiro, goleiro menos vazado e destaque do campeonato. 
 
Jogos 
Nesta quarta-feira (08) joga na categoria sub-18: Lula x Independente do Morro, Itú x Frei Damião e no Sub-20: Língua de Vaca e BMR. Na quinta-feira (09) sub-18: Pedrinhas X Manoel Bonifácio, Porto x Olho D’água, Sub-20: Japiaçu x Aparuá.
AOS LEITORES,

Amigos, durante todo o dia, a SERVPRO esteve fora do ar, para manutenção e ampliação dos serviços, por isso, ficamos sem noticiar.

De volta a normalidade, em instantes todas as notícias de hoje e as de amanhã.

Obrigado pelos mais de dois mil acessos diários
ALTO DO RODRIGUES

Matérias para o expediente de hoje, serão lidas e votadas na próxima sessão

O presidente da sessão, vereador Nixon Baracho disse que todos os requerimentos e projetos de Lei que forem lidos na sessão de hoje, serão votados na próxima sessão, já que a presidente da Câmara não se faz presente.

GESTÃO


SEPLAN convoca gestores para reunião com SUDENE

A Secretaria do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), está convocando gestores estaduais e municipais do Rio Grande do Norte para participarem de encontro com técnicos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), dia 21 de maio, terça-feira, no auditório da Emater, no Centro Administrativo.

Na reunião, as técnicas da SUDENE Zizete Nogueira, Coordenadora Geral de Convênios, e Maria Helena Castro, Coordenadora de Desenvolvimento Territorial, vão orientar os técnicos sobre o acesso a programas de apoio da autarquia aos estados e municípios, a serem posteriormente disponibilizados no Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV).

As técnicas da SUDENE também vão transmitir orientações necessárias à celebração de outros convênios, no âmbito de toda a estrutura do Governo Federal. Na parte da manhã, de 09,00 às 12,30 h, serão apresentados os programas a serem disponibilizados no SECONV. À tarde, de 14,00 às 17,00 h, os técnicos receberão orientações sobre os acordos de convênios, no âmbito do Governo Federal.

No oficio dirigido a Governadora Rosalba Ciarlini, o Superintendente da SUDENE, Luiz Gonzaga Paes Landim, destacou que a ação visa qualificar os Gestores Públicos para ampliar a acessibilidade aos programas do Governo Federal, de maneira a auxiliar as políticas e ações dos governos estaduais.

Inscrições: através do e-mail apoioseplan@gmail.com
Ou pelos telefones: 3232-1900/1905/1907/1910 Com Veralice (manhã) e Jane (tarde).          
ALTO DO RODRIGUES

Sessão da Câmara Municipal será presidida pelo vice-presidente vereador Nixon Baracho

Com a ausência da presidente da Casa para a sessão de hoje, presidirá os trabalhos legislativos, o vice-presidente, vereador Nixon Baracho.

Demais vereadores já estão no plenário, sessão começa em instantes.