Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MANDATO - Dom Jaime Vieira apresenta balanço de ações da Arquidiocese

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, promoveu na manhã desta terça-feira (17) no Centro Pastoral Pio X, na Catedral Metropolitana, um café da manhã com a imprensa com o objetivo de agradecer o apoio dos meios de comunicação na cobertura das ações realizadas pela Igreja Católica no ano de 2013, bem como para anunciar projetos para 2014.

Entre os principais atividades realizadas ao longo do ano estão a reunião com a governadora Rosalba Ciarlini para a discussão sobre a situação das famílias que serão atingidas pela construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu, e as atingidas pelos projetos de Irrigação do Departamento Nacional de Obras contra Seca (Dnocs), na Chapada do Apodi. O Arcebispo também visitou in loco as famílias envolvidas.

Outro destaque foi a realização em Natal do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que reuniu centenas de pessoas de todos o país, além da inauguração da sede definitiva do Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Tesinha, da Ordem das Carmelitas Descalças, em Emaús, e a criação do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, na zona Norte de Natal, além da elevação da Igreja Matriz Dom Jesus dos Navegantes, em Touros, a Santuário. Também foi elencado, o envio de um seminarista da Arquidiocese a uma missão na Amazônia e a promoção da mesa redonda sobre o trabalho do Monsenhor Expedito, dentro dos 50 anos do Concílio Vaticano II e do centenário de Otto Brito de Guerra.

Um dos temas abordados na coletiva de imprensa foi a seca que assola o interior do Rio Grande do Norte. Segundo Dom Jaime é preciso que haja uma maior ajuda e empenho por parte do governo em garantir que a população possua o mínimo de assistência, como ter água para consumo. “A situação é de calamidade. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 30% da sua capacidade e não sabemos se teremos chuvas suficientes para repor. Há uma pequena ajuda do governo e a operação de levar água em carros pipa é onerosa, sendo importante que o exército assuma este controle, que seria uma forma de evitar quem faz lobby e usa a água como uma moeda”, pontuou.

Dom Jaime também falou da mudança do perfil do comando da Igreja Católica, com a chegada do novo Papa. “O Papa Francisco tem a determinação de corresponder ao ser como Francisco, que significa Evangelho. Cada Papa tem seu carisma próprio, mas ele está muito determinado em fazer as reformas necessárias para que a Igreja esteja mais próxima do povo. Não se é tão divulgado, mas o Papa sai à noite para visitas e mendigos e precisamos viver a Igreja com os tempos do Papa Francisco. Essas são apenas algumas das atribuições que fizeram com que ele, em tão pouco tempo, fosse eleito a personalidade do ano pela revista Time”, disse.

O Arcebispo de Natal ainda destacou o êxito da Jornada Mundial da Juventude, realizada no último mês de julho, no Rio de Janeiro. “A JMJ e a presença do Papa no Brasil é um tempo novo que provou para a sociedade brasileira ter motivos de esperança. O Rio de Janeiro deu uma trégua na violência e a presença de mais de três milhões de jovem reunidos devem servir de motivação para outras pessoas dar atenção aos jovens e lutar contra males como drogas, degradação humana e exploração de menores”.

Questionado sobre o maior desafio da Igreja Católica para os dias atuais, Dom Jaime foi enfático ao afirmar que a grande luta é combater o vazio espiritual e falta de referencial, principalmente entre os jovens.

“Perdermos uma grande liderança e exemplo de humanidade, como Nelson Mandela, mas faltam valores nos jovens e exemplos a serem seguidos. Será que devemos ser mais eficazes, nobres, edificantes e lutar por um mundo mais fraterno ou viver num mundo de selvageria e renegar tantas conquistas”, questionou.

PROJETOS
Dentro do calendário de eventos da Arquidiocese de Natal, as principais ações previstas estão a Campanha da Fraternidade 2014, que este ano terá como tema ‘Fraternidade e Tráfico Humano’. O lançamento será realizado no dia 09 de março, no Planalto, bairro marcado por casos célebres de vários raptos de crianças.

Outra prioridade será a campanha ‘Catecismo em Cada Lar’, que tem a proposta de fazer com que os fieis busquem um maior aprofundamento na fé, a partir da leitura do Catecismo da Igreja Católica, que será disponibilizado a população por preços acessíveis. O Arcebispo também fará visitas pastorais a grupos de paróquias e promoverá encontros com a juventude, tendo como foco a discussão de temas como direitos humanos, violência e outros pertinentes a este público.
portaljh

Nenhum comentário: