Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ESTADO - Governadora se reúne com jornalistas de 12 agências internacionais

Governadora oferece jantar para
jornalistas internacionais - Elisa Elsie
Um jantar de confraternização realizado na noite desse domingo (8) marcou a despedida de um grupo de jornalistas estrangeiros em Natal. 

Acompanhados da Governadora Rosalba Ciarlini e do prefeito Carlos Eduardo, representantes de 12 agências internacionais de notícias encerraram a agenda na capital potiguar que passou pela cultura, gastronomia e roteiros turísticos da uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O evento contou com a participação de 40 profissionais de imprensa entre jornalistas e fotógrafos.

Na ocasião, a Governadora respondeu questões referentes ao Mundial de 2014 e sobre a Arena das Dunas, única estrutura elevada para a Copa do Mundo no Brasil que utilizou uma parceria público-privada pura, sem recursos do tesouro estadual.

Além da Embratur, Ministério do Esporte, COL e FIFA, o grupo foi composto por profissionais de agência como a Ogilvy, Press Association, Reuters, Ria Novosti, Sid, Xinhua News, DPA, EFE, EPA, GES-Sportfoto/FIFA, Getty Images, Itar-Tass, Jui Press, Kyodo News, AFP, AP, Bloomberg News e Jiji Press.

Durante a confraternização, a Governadora Rosalba Ciarlini presenteou os jornalistas com o novo livro do fotógrafo Canindé Soares, que será lançado no próximo dia 13 de dezembro. Além disso, cada profissional recebeu um kit com informações importantes em inglês sobre os investimentos que estão sendo realizados no estado em diferentes áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança e recursos hídricos.

Para a chefe do Executivo Estadual, a presença do grupo no RN reflete o momento de grande visibilidade pelo qual passa o estado. “Estou muito feliz em receber os profissionais que serão os grandes responsáveis por mostrar ao mundo o que temos de melhor. Eles estão tendo a oportunidade de constatar in loco as nossas belezas naturais, a nossa comida e a hospitalidade do povo potiguar”, explicou Rosalba Ciarlini.

De acordo com o vice presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Alexandre Mulatinho, o evento é um desdobramento da divulgação do Rio Grande do Norte como roteiro turístico durante as várias feiras da Goal to Brazil realizadas em 2013 em países da Américas Central, do Norte e do Sul, além da Europa.

A promoção turística da Goal to Brazil é um workshop promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) que objetiva apresentar as cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Cada evento realizado significou a divulgação do Rio Grande do Norte para um grupo composto por 150 jornalistas e operadores de turismo.

“Desde 2011, o Rio Grande do Norte recebe jornalistas de todas as partes do mundo para conhecer um pouco melhor da nossa cultura, dos nossos times e, mais recente, para saber detalhes da Arena das Dunas. Isso só vem se intensificando. Semanalmente, mantemos contato com alguma mída estrangeira interessada em divulgar a sede Natal, tudo isso fruto da promoção turística feita em parceria com o Ministério do Esporte, fundamental para estreitar o contato com a imprensa e  que funcionou como uma verdadeira vitrine do nosso trabalho", comentou Mulatinho.

Além da Governadora Rosalba Ciarlini, do prefeito de Natal Carlos Eduardo, e de Alexandre Mulatinho, estiveram presentes as seguintes autoridades: o assessor de Comunicação Social do Governo do RN, Paulo Araújo; a secretária de Assistência Social do RN, Shirley Targino; o secretário Municipal de Comunicação da Prefeitura do Natal, Ewerton Freitas; secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Sávio Ximenes Hackradt; secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril; Gina Robson, gerente de Promoção Internacional da Emprotur; Erland Mota, representante local do comitê da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014; Delia Fischer, chefe de Comunicação Geral da FIFA.

City tour

Mais cedo, no domingo, o grupo fez uma extensa visita a Arena das Dunas e presenciou o avançado estágio de obras do estádio. Em seguida, o grupo almoçou em um restaurante de comidas típicas onde tiveram o contato também com a cultura do estado representada através do forró.

Mais tarde, os jornalistas conheceram as praias urbanas, o Forte dos Reis Magos e fizeram o passeio tradicional de buggy, nas dunas de Genipabu.

Para Shuhey Tsuji, de Tokyo, Japão, a primeira impressão de Natal foi muito positiva e detalhou nuances nunca antes percebidas em outras cidades. “Aqui é o paraíso. Vi pessoas nas casas de praia se balançando na rede e tive a impressão que aqui os potiguares conseguem relaxar de verdade nos momentos de folga. Diziam que a comida daqui era maravilhosa e eu pude comprovar quando comi o famoso camarão”, comentou o correspondente chefe da Jiji Press. 

Nenhum comentário: