Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ANIVERSÁRIO - Disque 100 completa 10 anos nesta sexta-feira

O Disque Direitos Humanos - Disque 100, serviço de recebimento de denúncias contra violações de Direitos Humanos, completa 10 anos de existência no dia 6 de dezembro. Para marcar a data, a ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), preparou uma ampla programação, que inclui palestras e debates com diversos representantes das políticas públicas ligadas às temáticas e módulos do Disque 100.

Na tarde desta terça-feira (04), às 16h, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, fará um bate-papo com os atendentes da central do Disque 100. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e recebe ligações gratuitas de todo o País, inclusive de telefones móveis.

Balanço
Entre maio de 2003 a junho de 2013, o Disque 100 fez 3.182.413 atendimentos. Os dez anos da central, que constitui, atualmente, o principal mecanismo de proteção dos Direitos Humanos no Brasil, foi marcado pela cerimônia de entrega do Prêmio Amigas e Amigos do Disque 100, que ocorreu no dia 14 de outubro, durante evento no Museu da República, em Brasília.

Na central, as manifestações de denúncias de violações de Direitos Humanos acolhidas pelo Disque 100 são examinadas e posteriormente encaminhadas para os órgãos responsáveis para apuração e providências cabíveis considerando as especificidades das vítimas apontadas na denúncia, bem como da vulnerabilidade acrescida do grupo vulnerável, ao qual pertence a vítima.

As ações de proteção são o principal foco na ação do Disque 100. Todo o processo de definição dos parceiros e do fluxo de encaminhamento está em constante discussão e renovação no fortalecimento de ações dessa natureza


Nenhum comentário: