Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

BRASÍLIA - Novembro Azul: Congresso ganha iluminação especial para alertar contra câncer de próstata

O Congresso Nacional e outros monumentos ao redor do Brasil estão iluminados de azul a partir desta segunda-feira (4) até o fim de novembro para chamar a atenção para o combate ao câncer de próstata. É o Novembro Azul, inspirado no Outubro Rosa, que lembra as mulheres de realizar os exames preventivos do câncer de mama. Além do Congresso, o Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro; a ponte Hercílio Luz, em Santa Catarina; e outros prédios receberão a iluminação azul.

A Sociedade Brasileira de Urologia também vai aproveitar o mês para realizar uma campanha para incentivar os homens a fazer os exames de rotina, e o Congresso vai criar a Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem. O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, lembra que o câncer de próstata corresponde à segunda maior ocorrência de câncer em homens, atrás apenas do câncer de pele. Ele ressalta que o diagnóstico precoce pode fazer a diferença.

"Nas fases iniciais, o câncer de próstata não apresenta sintomas, o paciente não sente nada. Por isso, é fundamental que o homem vá ao médico e faça os exames preventivos, o exame do toque e o exame de sangue. Com isso, há 85% de [chances de] descobrir se tem câncer ou não", disse Nardi.

Sessão solene
O Congresso realizou uma sessão solene nesta segunda-feira para dar início à campanha do Novembro Azul. Para a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), é preciso aproveitar a oportunidade para vencer a ignorância e o preconceito dos homens sobre o exame do toque.


“Muitos homens acham que vão perder a sua masculinidade por fazer esse exame. Olha, procura o seu médico de confiança: 90% dos homens quando detectam o câncer já estão em estado terminal e, se você for perguntar, nunca foram ao médico. A Sociedade Brasileira de Urologia também vai aproveitar os estádios de futebol para abordar os homens sobre a necessidade de cuidar da saúde”, afirmou a deputada.
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lembrou que o câncer de próstata é curável em 90% dos casos, desde que a detecção aconteça nos estágios iniciais da doença.

Nenhum comentário: