Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 22 de outubro de 2013

PENDÊNCIAS - "Expresso Judiciário é fruto da dedicação e foco nas tarefas", diz presidente do TJRN


Na manhã desta segunda-feira, 21, na sede do Fórum da Comarca de Pendências aconteceu o lançamento de dois projetos importantes sob os cuidados do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Expresso Judiciário e o Conheça seus Direitos.

O evento aconteceu no auditório da Comarca e contou com as presenças dos prefeitos Ivan Padilha (de Pendências) e Abelardo Rodrigues (de Alto do Rodrigues), além da presença de diversas autoridades da região.

De Pendências, os vereadores Fernandinho (presidente da Câmara Municipal), Valdemar, Gilberto, Adailton, Luiz do Porto e Francisco Nunes, o secretário de turismo Rogério Padilha, a secretária de saúde Avaneilda Gomes, além do padre da Pároquia de São João Batista Jailson Soares.Vários advogados se fizeram presentes no evento, entre eles, o advogado Dr Sérvulo Neto. O Major Fernandes e o Tenente Silva Neto, entre outros policiais, representaram a polícia militar da região no evento do Tribunal de Justiça.

Do Alto do Rodrigues, prestigiaram o evento, o prefeito Abelardo Rodrigues, a primeira-dama Rita Martins, a vice-prefeita Emília Patrícia, os vereadores Ina Mulatinho (presidente da Câmara Municipao), Nixon Baracho, Pedro Eugênio, Zé de Zeca e Zé Pedro. A secretária de saúde Maria Auxiliadora da Silva Sena, a secretária de Administração e Planejamento Francisca das Chagas (Titita), Secretário de Tributação Alberto Alves, Secretária de Educação e Cultura Irani Cunha (e a adjunta da pasta Nalda Ambrósio), Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social Francleide Campos (e a adjunta da pasta Gerlane Baracho), Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente Wilderlan Brito, Secretário de Obra e Infraestrutura Francisco de Assis Oliveira Pereira (Diá), Secretário de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Francisco Paiva da Silva (Bão), coordenadoras dos Programas Sociais CRAS/PETI, Conselheiros Tutelares, entre outras autoridades.

Antes de iniciar a solenidade de lançamento dos dois programas do TJRN, as meninas do CRAS/PETI de Alto do Rodrigues, abrilhantaram a solenidade apresentando dois números musicais e de pé, todos cantaram o hino nacional

Ao lançar o Expresso Judiciário, no município de Pendências, no Vale do Açu, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Aderson Silvino, disse que ações deste tipo mostram que se pode fazer muito na prestação de serviço jurisdicional à população "com ideias inteligentes e sem projetos faraônicos". "Isso tudo se dá quando empenhamos dedicação e foco nas nossas tarefas, mesmo com os diversos obstáculos e intempéries que se apresentam diuturnamente", afirmou o presidente. O desembargador salientou que apesar das dificuldades orçamentárias, o Tribunal continua dando respostas às demandas dos norte-rio-grandenses com exemplos como este oferecido pelo "Expresso".

Em Pendências, 308 processos estão conclusos para sentença e deverão ser apreciados pelo juiz Marco Antônio Mendes Ribeiro, diretor do Fórum local, outros 34 devem receber decisões e 363 têm previsão para receber despachos.

Segundo lembra o presidente do TJ, no total 705 feitos serão movimentados durante a atuação emergencial, a maioria na área cível. Estão agendadas 270 audiências de instrução, julgamento e conciliação e duas sessões do júri.

O juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Fábio Filgueira, recordou durante o lançamento do programa que durante o primeiro semestre, o Expresso Judiciário foi um sucesso. Foram produzidas 5.251 sentenças, 10.028 despachos, realizadas 2.400 audiências e mais de 3 mil decisões interlocutórias, como liminares na maior parte dos casos, foram expedidas nas comarcas de Extremoz, Touros, São Miguel, Parelhas e na 1ª Vara Cível de Apodi. "Enfrentamos o déficit de mais de mil funcionários e superior a 40 juízes como muito trabalho, respondendo a um quadro difícil, mas que com muito trabalho de servidores e magistrados vem sendo superado", enfatizou Filgueira.

Estiveram presentes ao lançamento do Expresso Judiciário, e também do programa "Conheça seu Direito", em Pendências os desembargadores Zeneide Bezerra, Gilson Albuquerque e o vice-presidente da Corte, Saraiva Sobrinho. 

A juíza Fátima Soares falou sobre o reconhecimento de paternidade e ouviu do prefeito local, Ivan Padilha, que o município dará o apoio necessário para esta ação na cidade, onde existem mais de 300 pessoas sem o nome do pai na certidão de nascimento. Também compareceram à solenidade as juízas Ticiana Delgado e Virgínia Rego.

"Já conhecemos os projetos do TJRN, pela qualidade e alcance social e adiantou que eu e o prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues, município que também integra a comarca, iremos apoiar esta ação que prevê a realização de exames de DNA", antecipou Padilha, ao mencionar o efeito positivo de programas como o Justiça na Praça, já realizado na região.

"Com o trabalho da equipe de juízes, vamos ultrapassar a meta de julgamento de processos aqui em Pendências", estimou o juiz Marco Antônio Ribeiro ao falar na cerimônia que reuniu mais de 100 pessoas no fórum local.

 Na chegada ao Fórum, o Desembargador ladeado pelo prefeito Abelardo e primeira-dama Rita

 Aos pouquinhos, mais autoridades chegavam para o evento

 vice-prefeita Emília, primeira-dama Rita, prefeito Abelardo, ex-vereador Januncio Freitas, comerciante Teinho, Desembargador Saraiva Sobrinho, Eguiberto, Dr Marco Antonio, Desembargador presidente do TJRN Aderson Silvinho e o coord do Expresso Judiciário Fábio Filgueira.

 Ao chegar no Forum, o presidente do TJRN cumprimentou funcionários

 Desembargador Aderson Silvino encontra colega de trabalho

 Sempre atencioso, o presidente do TJRN abraça servidora

 Cerimonialista de primeira qualidade com o prefeito de Pendências

 Primeira-dama Rita Martins com a vice-prefeita Emília Patrícia

 Prefeitos Abelardo (De Alto do Rodrigues) e Ivan (de Pendências)

Vereadores de Pendências Adailton, Fernandinho, Francisco Nunes, Gilberto e Luiz do Porto (atrás)

 Secr Tributação Alberto, Secr Educação Irani (com adjunta Nalda) e duas conselheiras tutelares de Alto do Rodrigues
 Adjunta e secretária de Assistência Social, Gerlane e Francleide

Discreto e competente, Dr Servulo prestigiou o evento

 Raquel Queiroz (à dir) prestigiou o evento

 Equipe da comunicação do TJRN com assessores de Ivan (atrás)
 Mais duas conselheiras tutelares no evento

Cerimonialista do mais alto gabarito

 Meninas do CRAS/PETI de Alto do Rodrigues fez um belíssima apresentação

 Mesa composta por autoridades

 Hino nacional à capela

Dr Aderson Silvino

DrFábio Filgueira

 Padre Jailton Soares

 Dra Zenaide

 Dra Fátima

 Prefeito Ivan Padilha

Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro

 Presidente do TJRN Desembargador Dr Aderson Silvino, prefeito Ivan Padilha e o presidente da Câmara Fernandinho

Prefeito Abelardo Rodrigues conversando com o juiz da Comarca de Pendêncais Dr Marco Antonio

 Após a cerimônia oficial, pausa para uma recordação

 Dr Marco, Dr Fábio e o prefeito Ivan Padilha

 Mulheres engajadas na campanha "outubro rosa"

 amigos de longas datas, Desembargador Saraiva e o empresário Teinho

 Dr Saraiva Sobrinho, Dr Fábio e uma servidora da Comarca

 Dr Marco e Dr Marcos 

 Pablo, Rita, Mabel e Emilia

 Prefeito Abelardo conversando com vereadores de Alto do Rodrigues


 Após a cerimônia, um belissimo almoço no Kintal Verde para os convidados da solenidade

 Um grande variedade no cardápio

 Profissionais da Comarca de Pendências
Ao terminar o evento, mais um registro importante: A primeira-dama Rita Martins, o desembargador Saraiva Sobrinho, o prefeito Abelardo Rodrigues (de Alto do Rodrigues) e Ivan Padilha (de Pendências).

Nenhum comentário: