Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 22 de outubro de 2013

LOGISTICA - Provas do Enem vão percorrer 308 mil quilômetros

Um grande esquema de logística foi montado para o transporte e a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, marcado para os dias 26 e 27 de outubro. O Ministério da Educação calcula que 15,7 milhões de provas percorrerão 9.480 rotas de distribuição, o que equivale a 308 mil quilômetros rodados (cerca de 22 viagens de ida e volta pelo litoral brasileiro). Ao todo 63.340 malotes serão transportados para 1.161 municípios do País.

Para efeito de comparação, na edição de 2012, 12,7 milhões de provas, divididas em 48 mil malotes, percorreram 305 mil quilômetros para chegar aos 1.615 municípios envolvidos.

Os candidatos farão as provas em 15 mil salas de aula e 660 mil pessoas vão trabalhar no dia do exame. Este ano, todos os malotes de provas terão cadeado eletrônico com GPS para garantir a segurança. A experiência dos lacres eletrônicos ocorreu no ano passado, quando 10 mil malotes receberam lacres. 

Condições especiais
A aplicação do Enem envolve um longo período de preparo e prevê atendimento específico para portadores de deficiência, gestante, idoso e até mesmo para pessoas que estão em hospitais. O número de pessoas que solicitou atendimento diferenciado ou específico ao fazer a inscrição foi 162.179.

Entre os que precisam de atendimento específico há dez candidatos em classe hospitalar. Há ainda 90.273 pessoas que guardam o sábado por questões religiosas. Isso significa que eles só iniciam a prova após o pôr do sol de sábado e, até esse momento, ficam em uma sala isolada dos demais candidatos. Também será garantido atendimento específico para idosos e mães que estão amamentando.

Nenhum comentário: