Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SAÚDE - Cerca de 2 mil pessoas participam da caminhada do ‘Medida Certa’

Centenas de pessoas acordaram mais cedo na manhã deste sábado (14) e invadiram a orla da praia do Forte para participarem da caminhada do quadro “Medida Certa”, exibido pelo Fantástico. Responsável por montar a rotina do treino, readequação alimentar e por colocar em forma os artistas Fábio Porchat, Preta Gil, César Menotti e Gaby Amarantos, o preparador físico Márcio Atalla participou da caminhada estimulando e orientando os natalenses a mudarem os hábitos de saúde e abandonarem o sedentarismo. O evento começou por volta das 8h e ofereceu aos participantes aferição do peso, circunferência abdominal, cálculo de índice de Massa Corporal (IMC) e recreação. Estimativa da Polícia Militar aponta que cerca de duas mil pessoas participaram da caminhada.

A vendedora Gisele Souza, de 28 anos, conta que aproveitou a manhã de sol para, junto com o marido e o filho de 12 anos, participar da caminhada e intensificar as atividades esportivas. Ela conta que sempre foi adepta a atividade física e uma alimentação saudável. “Não tem coisa melhor que se alimentar bem e praticar esporte. Isso não quer dizer que comemos mal, pelo contrário, como tudo, agora tudo o que é saudável e sou feliz assim. Lá em casa todos são adeptos de bons hábitos de vida. Caminhamos por diversão”, afirmou Gisele. Mas o filho, Leonardo Souza se entrega. “De vez em quando ainda como besteiras, escondido. Mas como faço academia acho que não tem problema”.

A comerciante Andréia Menezes, de 26 anos, deu uma escapadinha do trabalho e foi participar da caminhada do “Medida Certa” com um amigo. “Disse que ia me atrasar por uma boa causa e não menti. Caminhar, se exercitar é sempre uma boa causa. Além disso, gosto muito do quadro do Fantástico, pois nos incentiva a mudar nossos vícios e deixarmos o sedentarismo de lado. Agora, não é mais segredo que eu fugi do trabalho para vir para cá”, revelou a vendedora.

O professor universitário Francisco Dantas de Oliveira, de 48 anos, revela-se um sedentário de carteirinha. Ele conta que, em função da vida corrida, não tem tempo de alimentar-se direito, tampouco praticar atividade física. Neste sábado, com a caminhada, ele pretende abandonar o sedentarismo. “Às vezes precisamos de uma forcinha e essa caminhada era a força que eu precisava. Sei que a falta de tempo não é desculpa para ninguém, mas no dia a dia deixamos isso para segundo plano, mas a partir de agora vou mudar essa situação e o primeiro passo já foi dado”, prometeu o professor universitário.

A estudante Danielly Gabrielly, de 15 anos, não escondeu os motivos que a levaram para a caminhada. “Queria conhecer Márcio Atalla”. Ela conta que não consegui falar com ele, mas só em vê-lo de perto já a deixava satisfeita. “Sou fã dele. Sempre assisto e acho ele fantástico. É motivador assistir ele falando”, revelou. Em relação à caminhada, Danielly espera que possa se repetir mais vezes.

“O objetivo do ‘Medida Certa’ é reforçar a importância da atividade física. Não é uma questão estética apenas. O exercício é fundamental para aumentar a qualidade e a expectativa de vida”, explica Atalla. Além da caminhada e dos serviços oferecidos no evento, a Pastoral da Criança, organização reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho de combate à mortalidade infantil, participa da iniciativa com orientações a respeito da nutrição das crianças de até seis anos.

Este será o segundo final de semana das caminhadas do “Medida Certa”, que passarão por mais 10 capitais até novembro. No Rio de Janeiro, primeira cidade a receber o evento, o ator Fábio Porchat marcou presença e incentivou o público a praticar exercícios físicos regularmente. “Eu represento 51% da população brasileira que está acima do peso. É difícil acordar cedo e abrir mão do que você quiser comer, mas estamos na luta contra o sedentarismo. Comprei essa briga”, disse o comediante. Depois de Natal, o ‘Medida Certa’ segue para Belém, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Curitiba, Campo Grande, Vitória, Porto Alegre, Manaus e Belo Horizonte.

jornaldehoje

Nenhum comentário: