Memorial às vítimas de Covid

domingo, 8 de setembro de 2013

ESTADO - Sete deputados do Rio Grande do Norte devem mudar de partido para as eleições 2014

Pelo menos sete deputados estaduais do Rio Grande do Norte devem trocar de partido até o dia 5 de outubro próximo, data limite para filiação ou opção partidária de quem deseja disputar as eleições de 2014. E todos sem correr o risco da infidelidade partidária, já que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) está autorizando a desfiliação por “justa causa”, ou os partidos de origem não estão apelando para ficar com os mandatos.

A lista do troca-troca é encabeçada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta. Ele deixará o PMN para se filiar ao PP, que é presidido no RN pelo seu filho, vereador natalense Rafael Motta. O PMN deve perder também Raimundo Fernandes, que seguirá o caminho de Ricardo Motta.

Outros três deputados devem se filiar ao PP: Vivaldo Costa (PR), Gilson Moura (PV) e Kelps Lima, que já deixou o PR autorizado pela Justiça Eleitoral.

Se confirmado, o PP passará a ter a maior bancada na Assembleia Legislativa, com cinco deputados, com isso, se tornará forte para lastrear o projeto de Ricardo Motta de eleger o filho, Rafael, deputado federal, além, claro, de renovar o próprio mandato.

Rafael Motta está em campanha desde o início do ano, quando assumiu o mandato de vereador em Natal. Ele tem caminhado por todas as regiões do Estado, sempre acompanhado de deputados estaduais.

Nos corredores da Assembleia Legislativa comenta-se que a força da presidência da Casa está a serviço do fortalecimento do PP, como parte do projeto de Ricardo Motta. Na verdade, o episódio se repete. No passado recente, quando era presidente da AL, o atual vice-governador Robinson Faria fez do PMN o maior partido da Casa, e conseguiu eleger o filho Fábio Faria deputado federal. Hoje, pai e filho estão no PSD.

Os outros dois deputados que vão mudar de partido são: Fábio Dantas, que já saiu do PHS e deve se filiar ao PC do B; e Ezequiel  Bezerra, que provavelmente trocará o PTB pelo PMDB.

Nenhum comentário: