Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 3 de setembro de 2013

CRIME CHOCANTE: Gêmeos são mortos a pauladas e machadadas na zona rural de Macaíba

Ainda amanhecia na comunidade de Cajazeiras, distrito da cidade de Macaíba, quando alguns populares notaram resquícios de fumaça saindo de uma casa, logo no início do povoado que fica na marginal da BR 226. Após as suspeitas, o irmão dos moradores foi chamado e tentou chamar na residência, que ficava ao lado, mas ninguém atendeu. Depois de chamar a polícia, constatou-se que os dois residentes do local foram assassinados.

Os policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte chegaram ao local às 6h20 desta terça-feira (3). De acordo com o cabo Josino Moreira, as vítimas eram irmãos gêmeos, identificados como Gilson Paulino de Lima, e Gerson Paulino de Lima, de 42 anos. Segundo o policial, Gilson estava bebendo com três homens não identificados na noite anterior. Ao voltar para casa, os três suspeitos pediram para passarem a noite no local, entretanto os irmãos não atenderam ao pedido.

Os homens foram embora, porém, de acordo com o cabo Josino, eles voltaram mais tarde para cometerem o crime. Os dois irmãos foram assassinados dentro de casa. O corpo de Gilson, que foi atingido com três golpes de machadinha, ainda estava na cama. Já Gerson, estava na porta que levava para o quintal. Ele apresentava hematomas, provavelmente feitos com pedaços de pau. No local, as possíveis armas do crime foram encontradas, como algumas estacas ensanguentadas, entretanto a confirmação só será feita após a investigação.

Os criminosos ainda incendiaram um dos quartos da residência, o qual não tinha ninguém. De acordo com o PM, quando a polícia chegou, as chamas já haviam cessado, deixando o rastro de destruição feito pelo fogo. Segundo os policiais e a população nenhum dos três homens suspeitos foram encontrados.

A população parecia não acreditar que aquele crime tivesse acontecido. Para os vizinhos, os homens não faziam mal a ninguém, “apenas a eles mesmos” devido ao vício em álcool. “Eles não bagunçavam, não mexiam com ninguém. Só tomavam cana o dia todinho, eram pessoas inofensivas”, disse Francisco Edilson Bernard,  de 38 anos, agricultor que mora na região. Entre os habitantes da localidade, a resposta era a mesma: o único vício da dupla era a bebida.

Os irmãos gêmeos cresceram e desde pequenos viviam na mesma casa. Gerson vendia picolé, enquanto Gilson era artesão, produzia vasos para vender na região. Eles eram uns dos cinco filhos do aposentado Miguel Paulino de Lima, 83 anos, que vivia  até quinze dias atrás com os dois filhos na residência. Entretanto, devido a três assaltos a casa, o patriarca decidiu mudar-se para a casa de outro filho após a residência ter sofrido três assaltos. “Eu chamei eles para morar comigo, mas eles preferiram ficar aqui”.

A vizinhança destaca que o crime não é tão forte na região, mas vez por outra acontece um assalto. Eles reclamam da falta de policiamento e revelam que há três anos  ainda tinha um policial com uma viatura constantemente na região, porém dessa época para cá, nada mais é visto.

O pai das vítimas disse que a mãe de Gerson e Gilson, já tinha se mudado do local pelo menos motivo.  Devido ao medo e após os  crimes, a família teve de sair da casa onde residia há mais de trinta anos.

As viaturas do Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte para recolher o corpo, e da Polícia Civil, para fazer as análises investigativas, só chegaram por volta das 10h30,  atraso causado pela greve do ITEP, dos delegados e policias da Polícia Civil.

Devido à greve, as delegacias do estado estão fechadas, funcionando apenas para o registro de flagrantes. As únicas em atuação na região são as de plantão da zona Norte e zona Sul para a averiguação do local. Agentes e o delegado da zona Sul de Natal foram ao local, entretanto a investigação ficará a cargo da unidade de Macaíba.

Nenhum comentário: