Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

BRASÍLIA - Retirado de pauta projeto que reduz jornada dos motoristas de transporte coletivo

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) retirou de pauta, ontem (quarta-feira 25), o projeto que limita a 36 horas a jornada semanal de trabalho dos motoristas de transporte coletivo urbano e assemelhados. O texto do PLS 266/2013 modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para que o expediente desses profissionais passe a ser de seis horas diárias de trabalho, em caso de jornadas de seis dias por semana, ou de 7h16min, nas jornadas de cinco dias.

A retirada foi motivada pela apresentação de requerimento do senador Clésio Andrade (PMDB-MG), em Plenário, para que a matéria seja analisada antes pelas Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE).

Somente após o exame da matéria pelas duas comissões é que a proposta será votada na CAS, onde o senador Benedito de Lira (PP-AL) já apresentou parecer com voto favorável.

Periculosidade
Foi adiada, nesta quarta-feira, a votação do PLS 185/2013, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), propondo que trabalhadores que exerçam atividades simultanemente perigosas e insalubres passem a receber compensação financeira. O relator, Sérgio Petecão (PSD-AC) manifestou seu voto pela rejeição da proposta e o presidente da CAS, Waldemir Moka (PMDB-MS) concedeu vista coletiva. Pelo Regimento Interno do Senado, nessa condição a proposta só volta à pauta após o prazo de cinco dias, para que os parlamentares posam fazer sua análise.

A senadora Ana Rita (PT-ES) apresentou voto em separado, pela aprovação do PLS 185/2013, afirmando que a nova redação dada pelo projeto à Consolidação das Leis do Trabalho "alcança o mencionado objetivo de valorização do trabalhador, ao mesmo tempo em que estimula, quando possível, a redução dos riscos laborais, ao condicionar o pagamento da majoração do adicional de periculosidade à permanência da exposição concomitante aos referidos agentes".

congresso em foco

Nenhum comentário: