Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde participa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica

A Secretaria Municipal de Saúde participa neste sábado, 14, da campanha Nacional de vacinação anti-rábica. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde a vacinação acontecerá no próximo sábado, 14, das 08 às 17h em três locais espalhados na cidade. 

Uma tenda ficará montada em frente ao hospital, a segunda tenda será montada no PSF do bairro São Francisco e a terceira tenda ficará montada em frente ao Bar do Tião, próximo à Praça Joaquim Rodrigues/RN.

A DOENÇA
A raiva é uma doença viral que acomete mamíferos e pode ser transmitida ao homem pela mordida, arranhão ou contato com secreções de animais domésticos ou selvagens que estejam infectados. A raiva é uma doença grave, que pode manifestar diversas formas de encefalite (espasticidade, demência ou paralisia) que quase sempre levam o paciente à morte. O cão é o principal transmissor da raiva urbana no Brasil. Outros animais ocasionalmente envolvidos são gatos, macacos e raposas. Nas áreas rurais, o morcego é o principal transmissor do vírus da raiva para outros animais, como o gado bovino e os cavalos.

Nos casos de exposição, são recomendadas as seguintes medidas:
Lavar o ferimento com água e sabão;
Procurar imediatamente atenção médica;
Não matar o animal. Deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva, mantendo-o em local seguro, para que não fuja ou ataque outras pessoas ou animais. Oferecer água e alimentação normalmente. Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, comunicar imediatamente ao Serviço de Saúde;
Quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate. Procure o Serviço de Saúde.

A VACINA
A vacina é preparada a partir de vírus da raiva, cultivados em células VERO e posteriormente inativados, purificados e estabilizados com albumina humana, maltose e liofilização. A prevenção da raiva humana pode ser realizada antes ou após a exposição à doença.
A imunização de pré-exposição é particularmente recomendada para pessoas expostas a riscos de contaminação: veterinários e assistentes (incluindo estudantes de veterinária), funcionários de laboratório que manipulam o vírus da raiva, funcionários de abatedouros, espeleólogos, trabalhadores de área florestal, treinadores de animais, etc. São usadas três doses e a sorologia de controle deve ser sempre realizada para confirmar se houve formação de anticorpos.
A prevenção da raiva após a exposição deve ser iniciada imediatamente ao menor risco de contaminação. O tratamento deve ser adaptado à natureza da exposição e ao estado do animal, e inclui o uso de soro anti-rábico e a aplicação de cinco doses da vacina.
As reações adversas locais (dor, vermelhidão, enduração e prurido) são, em geral, de intensidade leve e tendem a desaparecer espontaneamente em 48 horas. Raramente, podem ocorrer reações sistêmicas como febre moderada, cefaléia, mialgia, astenia, desconforto generalizado e aumento de gânglios.

Nenhum comentário: