Memorial às vítimas de Covid

domingo, 1 de setembro de 2013

ALTO DO RODRIGUES: Nota de Repúdio do Secretário Municipal de Tributação

Secretário Municipal de Tributação Alberto Alves
Foto: Assessoria
Em repúdio as declarações feitas pelo programa “A Voz da Comunidade”, do último sábado, 31, transmitido pela rádio FM Ouro Negro, venho esclarecer à população de Alto do Rodrigues, que:

Quando assumi a Secretaria Municipal de Tributação em 2001, a prefeitura não arrecadava praticamente tributos municipais das empresas e da população em geral. Foi de iniciativa minha, como então secretário de tributação, criar o Código Tributário do Município e poucas empresas se dirigiam à secretaria para pagar seus impostos, já que não tinham a obrigação.

Foi também uma iniciativa nossa e acatada pelo prefeito Abelardo  Rodrigues, à época, de realizar um convênio com a agência do Banco Bradesco, para que o recolhimento dos impostos fossem pagos no Banco, enfim, quando deixei o cargo em dezembro de 2008, os que hoje criticam no “programa de rádio”, fizeram parte da gestão passada e simplesmente não apresentaram nenhuma informação que pudesse comprometer o meu trabalho e minha honestidade à frente da Secretaria de Tributação deste município.
  
Ao ser formada a equipe de transição do novo governo do prefeito Abelardo Rodrigues, que aliás, foram governos aprovados pelo povo e referendados pela quinta vez em 2012, o titular da pasta da Tributação, senhor José Maria, em nenhum momento foi participativo com a equipe de Transição, na qual eu participava. Somente após assumir a secretaria em janeiro de 2013, que o ex-secretário de tributação foi até lá, numa tentativa de “aparecer”, mas quando eu o indaguei sobre o sumiço dos equipamentos de informática da secretaria, tentou transparecer com espanto e logo disse “Não foi eu”. Não sei se foi em respeito à alguém ou a cumplicidade não o permitiu dizer.

Quero esclarecer que tenho 25 anos de serviço público e minha conduta continua a mesma. O meu maior orgulho é fazer parte de um grupo político que ha mais de trinta anos exerce cargos públicos e a vida dos mesmos, de seus irmãos e secretários, continuam as mesmas, porque ninguém ganhou durante todo esse tempo, nenhum prêmio de loteria ou herança de parente rico.
  
Como sempre me preocupei com o bem público, destaco duas iniciativas benéficas para o setor de tributação do município:
- Assinatura do Contrato de Comodato com os locatários do Centro Comercial;
- Início da informatização do sistema tributário do município.
  
Ações estas que poderiam ter dado continuidade, mas que por falta de conhecimento e/ou estresse do titular da pasta, na gestão anterior, criou-se uma série de barreiras para quem lhe procurava.
  
Mais uma vez, quero salientar a falta de compromisso do senhor José Maria, ex-secretário de tributação, que durante a sua titularidade deixou de fiscalizar empresas, como um empreendimento de hotelaria, de propriedade da senhora Jaqueline Medeiros, ex-primeira dama ( e esposa do ex-prefeito Eider Medeiros ), acumulando impostos e que, enquanto isso, cobrava imposto de pessoas carentes que precisavam da secretaria de tributação.
  
E para finalizar, na minha entrevista concedida no último sábado (31), citei a isenção de imóveis residenciais até 70 metros quadrados, porque, na minha colocação esqueci que é uma proposta. O que reza no Código Tributário não corresponde com a realidade de hoje.
  
Atenciosamente,
Alberto Alves Bezerra
Secretário Municipal de Tributação

Nenhum comentário: