Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 20 de agosto de 2013

MOSSORÓ - Campanha de vacinação contra a raiva será iniciada inicia hoje

Na última quarta-feira, 14, o Centro de Controle de Zoonoses iniciou a campanha de vacinação contra a raiva que deverá se estender até 14 de outubro. Segundo o diretor da unidade, Felipe Caetano Filho, a meta em vacinar 41.539 animais, sendo 28.849 cães e 12.690 gatos.
O diretor explica que a vacina está disponível durante o ano todo no CCZ e que esses dois meses de campanha são para enfatizar a ação.
O dia “D” da campanha de vacinação contra a raiva está marcado para ser realizado no dia 14 de setembro, um mês após o início dos trabalhos.
Nesse dia serão realizadas vacinações em 48 postos espalhados por Mossoró em escolas, postos de saúde e Cras.
Até essa data, a vacinação ocorrerá em pontos estratégicos da cidade, seguindo um cronograma “A vacinação vai começar pela zona rural com dias específicos e no dia “D” será realizada em pontos espalhados por toda cidade”, destaca.
A raiva é uma doença que acomete animais mamíferos, entre eles o ser humano. Pode ser transmitida a uma pessoa através da mordida, arranhadura ou contato com a saliva de animais infectados.
O morcego é um dos principais transmissores da raiva. A doença não tem cura ou tratamento. Em animais e pessoas, a prevenção é melhor medida. “Há registro de casos de pessoas que foram tratadas, mas não há conhecimento sobre as formas de tratamento realizadas. São apenas três casos conhecidos de pessoas que ficaram curadas da raiva, uma delas é brasileira, inclusive. Felizmente, em Mossoró não há registro de casos em animais ou pessoas”, alerta o veterinário Felipe Caetano.
O animal doente pode ter mudanças de comportamento que oscilam entre agressividade ou passividade, salivação em excesso, entre outros sintomas. No caso do cachorro, ele pode circular várias vezes em volta do próprio rabo. No ser humano, os principais sintomas são menos específicos: mal estar, febre e dores de cabeça. Após essas manifestações, podem ocorrer ansiedade, agressividade, agitação e dor ao deglutir.
O indivíduo pode entrar em óbito por volta de 10 dias. No ano passado foram vacinados 26.540 cães e 12.225 gatos, totalizando 38.765 animais.

gazeta do oeste

Nenhum comentário: