Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Carnaubais Deputada Marcia Maia vai prestigiar lançamento da Moeda própria


A deputada estadual Márcia Maia (PSB) vai prestigiar o evento de logo mais, onde acontecerá o lançamento forma de lançamento da moeda social batizada de "carnaúba", que terá circulação restrita ao território do município de Carnaubais. O acontecimento também registrará o lançamento solene do Banco Social, instituição que gerenciará a mencionada moeda.

O convite oficial é distribuído pela Cooperativa de Agricultores Familiares e Agroextrativista de Carnaubais (Coopafac). Assinado pelo presidente da organização cooperativista, Givaldo Medeiros, o convite anuncia a realização da solenidade para as 16h30 de hoje. O acontecimento assinalará a materialização de um projeto sugerido pelo prefeito Luiz Cavalcante, “Luizinho” (PSB).

No entendimento do coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da administração local, Ademar Menezes, a proposta já é considerada exitosa antes mesmo de sua efetiva implementação.

Ele qualificou como elogiável a “ousadia” do chefe do Executivo em levar adiante tal projeto pioneiro. A gestora do projeto será a organização cooperativista. Ele fez questão de explicar que a “carnaúba” não será concorrente do real.

“Na realidade ela se configurará numa moeda complementar e com abrangência restrita exclusivamente ao território do município de Carnaubais”, esclareceu. Sua circulação comercial iniciará a partir de prestação de serviços.

Segundo Ademar Menezes, a moeda idealizada em Carnaubais terá valor paritário com o real. Para dar suporte à circulação da moeda foi institucionalizado o Banco Social, que garantirá, para cada “carnaúba” no mercado local, o equivalente em moeda nacional. 

O coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Carnaubais disse que já é perceptível uma boa recepção do segmento comercial da cidade à proposta.

“Eu mesmo mantive contato com representantes de alguns setores estratégicos e pude perceber que mesmo se tratando de uma novidade a aceitação tem sido muito boa”, declarou. Ele considerou normal que haja certo ceticismo das pessoas, mas reiterou sua confiança no sucesso da empreitada.

com informações do O Mossoroense

Nenhum comentário: