Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria Municipal de Saúde realiza palestras voltadas para gestantes e idosos

Grupo de idosas receberam dicas de prevenção de quedas da fisioterapeuta Lillian Souza
Na tarde de ontem, 13, no auditório do Posto de Saúde da Família unidade III, no bairro Guarita, aconteceu a palestra com a fisioterapeuta Lillian Souza que falou sobre a prevenção de acidente com a população idosa. Além de pessoas idosas, funcionários da unidade escutaram atentamente as palavras da profissional de saúde.

O objetivo era levar ao conhecimento das pessoas, principalmente a população idosa sobre os cuidados, dicas e prevenção de quedas.

Lillian Souza faz parte do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) e iniciou sua palestra mostrando os principais fatores de risco como pessoas com problemas cognitivos (perca da memória, raciocínio, Osteoporose, pessoas que utilizam bengalas e andadores ou tem dificuldades para se levar. Idosos com visão e/ou audição alterada e até mesmo os que não aceitam que estão precisando. A fisioterapeuta também falou dos fatores de risco que não mudam, como idade avançada (80 anos ou mais), pessoas do sexo feminino, doenças de Parkinson, Osteoatrite de joelhos, depressão, AVC entre outras.

Lillian Souza tirando dúvida e orientando as pessoas na palestra
Lillan também respondeu a questionamentos das pessoas, tirou dúvidas e deu dicas importantes para se prevenir de quedas em idosos. Entre as dicas, a fisioterapeuta disse que não é bom levantar da cama no escuto, o bom seria providenciar um interruptor de luz ao lado da cama ou um abajur. Os tapetes do banheiro devem ser do tipo emborrachado.


Outras dicas da fisioterapeuta Lillian Souza na palestra:
- Consulte seu geriatra regularmente;
- Faça exames oftalmológicos anualmente;
- Mantenha uma dieta saudável com ingestão de cálcio e vitamina D;
- Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas e
- Tome banho de sol regularmente.

Antes de concluir a palestra, a fisioterapeuta disse que a intenção da secretaria de saúde é continuar com esse trabalho de orientação e conscientização das pessoas. Ao final da palestra, os participantes se deliciaram com um saboroso lanche da tarde, preparado pela nutricionista do município.

Ao final, a fisioterapeuta Lillan Souza concedeu entrevista e falou da importância das palestras

Parceria entre as secretarias de saúde e Assistência Social ensina técnica indiana para gestantes 

Lillian também deu palestra as gestante explicando e exemplificando como fazer a massagem Shantala 
Em parceria com a secretaria de assistência social a secretaria municipal de saúde, através da fisioterapeuta Lillian Souza, na manhã da última segunda-feira, 12, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro São Francisco, aconteceu uma palestra com a fisioterapeuta Lillian Souza com as gestantes. Aprenda a shantala, massagem que alivia as cólicas e acalma os bebês

De acordo com a fisioterapeuta do NASF, interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar a ele são os principais objetivos da técnica chamada de shantala. A massagem de origem indiana é aplicada pelas próprias mamães, em crianças com mais de um mês de idade. Fazendo repetições de movimentos e alongamentos, é possível trabalhar a musculatura do bebê e as articulações.

"A shantala é bastante interessante na fase em que o bebê ainda não tem controle sobre todos os movimentos do corpo, porque serve de estímulo" comentou a fisioterapeuta Lillian Souza.

A mãe só precisa de algumas gotinhas de óleo vegetal para deslizar as mãos e aprender os movimentos corretos para atingir objetivos como acalmar o bebê, eliminar gases, cólicas e prisão de ventre ou deixar o sono mais tranquilo.

Nenhum comentário: