Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 19 de junho de 2013

FORTALEZA

Manifestantes fazem protesto nas proximidades do Arena Castelão

Cerca de mil pessoas vão a pé da avenida Raul Barbosa até o Makro acompanhadas por policiais do Ronda do Quarteirão, que fazem escolta para os manifestantes em apoio ao movimento. A Polícia Rodoviária Federal realiza fiscalização nas proximidades do viaduto da BR-116, onde há grande movimentação nesta manhã.

10h50min
Batalhão de Choque da Polícia Militar já se posicionou na ponte que fica no início da avenida Alberto Craveiro para evitar a aproximação dos manifestantes da Arena Castelão.

10h43min
Manifestantes começam a se reunir, em frente ao Makro na manhã desta quarta-feira. Os manifestantes se organizaram pela rede social Facebook para o protesto '+ Pão - Circo - Copa para Quem?'. Até às 9h45min desta quarta-feita, 43,8 mil pessoas já haviam confirmado participação no protesto. A saída em direção a Arena Castelão está prevista para as 12h.

Os organizadores do movimento divulgaram uma carta que será encaminhada ao governador Cid Gomes durante o protesto. O protesto já ocupou duas das três faixas da avenida do Aeroporto, sentido Aeroporto-Lagamar. Os carros passam em baixa velocidade.

Nos Terminais
Cerca de 300 manifestantes se reúnem, na manhã desta quarta-feira, no Terminal do Papicu e recebem orientações de como proceder no protesto organizado para ocorrer na avenida Alberto Craveiro. A Guarda Municipal conta com seis policiais e uma viatura no local.

Os participantes do protesto, na maioria estudantes, se concentram em clima de tranqüilidade. Um dos manifestantes, Edigar de Brito, adverte que a intenção é de chamar atenção da mídia internacional para a corrupção e o descaso com a população de Fortaleza por parte das autoridades políticas. Ele informou que teve uma conversa com a Polícia Militar, chegando a um acordo de paz para que não haja confrontos durante o movimento. No terminal da Parangaba também há muitos manifestantes a caminho da avenida Alberto Craveiro.

Moradores de vários bairros da zona leste se deslocam do Terminal do Papicu para o Makro pelas linhas Siqueira/Papicu/Via Aeroporto e Parangaba/Papicu/Aeroporto. O manifestante Edigar de Brito reclama da demora das linhas, que passam de 20 em 20 minutos. Segundo ele, três ônibus já deixaram o terminal com grande lotação a caminho da manifestação.

Manifestantes reclamam que a linha Siqueira/Papicu/Via Aeroporto não sai do Terminal desde as 9 horas da manhã de hoje. Como alternativa para chegar ao Makro, o grupo espera pelas linhas Via Expressa/Lagoa e Parangaba /Oliveira Paiva/Papicu. 

Dentre os integrantes que saem do Terminal do Papicu, estão moradores dos bairros Cidade 2000, Castelo Encantado, Serviluz, Praia do Futuro, Cocó, Varjota, Aldeota, Mucuripe, Conjunto Santa Terezinha e Pirambu.

Nenhum comentário: