Memorial às vítimas de Covid

sábado, 8 de junho de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Projeto de Larissa reforça prevenção ao câncer

O Ministério da Saúde estima 137 mil novos casos de HPV a cada ano no Brasil e, para orientar sobre o vírus no RN, a Assembleia Legislativa aprovou criação da Semana Estadual para Conscientização e Prevenção ao HPV.

A ação é estabelecida em Projeto de Lei da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), foi aprovada na Comissão de Educação da Casa, anteontem (5), e será votada em breve no plenário, antes de seguir à sanção do Executivo.

Estima-se que o HPV provoque cerca de 90% dos casos de câncer do colo do útero; que 25% a 50% das mulheres estejam infectadas no mundo; 75% delas contraiam o vírus na vida e 50% dos homens estejam infectados.

“A semana de conscientização é necessária, porque, embora grave, o HPV ainda é pouco conhecido e não existem ações de governo consistentes de informação e tratamento. Queremos institucionalizar essas medidas do RN”, explica.

Além da campanha de orientação, Larissa lembra ser autora do Projeto de Lei que torna obrigatória vacina contra HPV na rede pública de saúde. “Mas, para que haja procura pela vacinação, a população precisa ser informada”, observa.

Nenhum comentário: