Memorial às vítimas de Covid

sábado, 1 de junho de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Estudantes elegem seus representantes para o Parlamento Jovem da ALRN

Alunos de 12 escolas do Rio Grande do Norte participam da terceira edição do Parlamento Jovem, projeto criado pela Assembleia Legislativa, numa iniciativa da deputada Márcia Maia (PSB). Eles escolheram seus representantes em eleição realizada na quarta-feira (29). Concorreram ao mandato 72 alunos das redes pública e privada de Natal e de quatro municípios: Baia Formosa, Ceará-Mirim, Campo Redondo e Santa Cruz. Cada uma vai contar com dois representantes no Parlamento estadual. A posse será no dia 10 de junho, às 10h, na Assembleia Legislativa.

A eleição teve cabine de votação do Tribunal Regional Eleitoral para confirmar os nomes dos novos 24 deputados. Exercitando a cidadania eles disputam o voto com propostas nas mais diversas áreas: incentivo ao esporte; melhoria da infra-estrutura e equipamentos das escolas. Desde que a campanha foi deflagrada, os jovens vem trabalhando suas propostas a fim de conquistar os votos dos colegas.

O projeto foi criado através da Resolução 041/2002. A ação visa levar aos estudantes a experiência do processo democrático e o significado da representação popular através do parlamento. Os jovens deputados desenvolvem as atividades com assistência técnica da procuradoria geral e Secretaria Legislativa. As sessões são transmitidas pela TV Assembleia.

A deputada Márcia Maia (PSB), que desde cedo acompanhou o processo eleitoral e no dia-a-dia as atividades dos jovens deputados, se disse bastante satisfeita com o seu desempenho: “A partir do momento em que o projeto é apresentado nas escolas, eles se sentem bastante estimulados e passam a querer participar. Sua atuação na Assembleia também tem se destacado pelas boas iniciativas”, disse a deputada.

Votação

Na Escola Estadual Nestor Lima, em Lagoa Seca, Natal, a diretora Ana Maria Vieira de Morais fez elogios à iniciativa: “É uma ação excelente e eles se sentem estimulados a pensar a realidade em volta e elaborar projetos”, afirmou. Alexandre Inácio, 15 anos, foi o primeiro a votar e disse que seu voto foi conquistado, além da amizade, pelas boas propostas do seu candidato.

Atenta à movimentação dos colegas, a candidata Brennda Alícia, da mesma idade, quer trabalhar pela melhoria das instalações físicas e dos equipamentos da escola. “Gostei muito do projeto porque é uma chance da gente exercer a cidadania e atuar pela nossa escola”, disse.


Escolas participantes:

Natal
Escola Estadual Nestor Lima
Escola Estadual Myriam Coeli
Instituto Maria Auxiliadora
Piaget Colégio e Curso
Escola Estadual Castro Alves
Escola Estadual Josino Macedo
Complexo Educacional Presidente Kennedy
Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel
Baia Formosa
Escola Estadual Paulo Freire
Ceará-Mirim
Escola Estadual Augusto Xavier
Campo Redondo
Escola Estadual Professora Maria Arioene de Souza
Santa Cruz
Escola Estadual João Ferreira de Souza

Nenhum comentário: