Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 21 de maio de 2013

ESTADO


Copa Legal: entidades cobram defesa da criança e adolescente para coibir aumento da exploração sexual

No seminário “Criança e Adolescente – Defenda esse time para uma jogada sem violência” (21), a deputada Márcia Maia (PSB) fez um alerta para que as cidades que vão sediar os jogos da Copa, Natal especificamente, se empenhem com vigor para evitar o aumento nos índices da exploração sexual contras crianças e adolescentes.

A parlamentar, que preside na ALRN a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, citou como exemplo negativo a África do Sul, onde nesse problema foi constatado um aumento de 40% após os jogos da Copa 2010. “O Brasil deve receber de 500 a 600 mil turistas e não queremos que Natal, uma cidade turística e litorânea, que já tem índices de exploração, passe pelo mesmo”, disse.

O seminário está sendo realizado no Salão de Eventos da Casa, dentro da programação da Semana Copa Legal, que durante 15 dias este mês (13 a 27), tem o objetivo de unir entidades pelo fim do abuso sexual contra crianças e adolescentes, sob o tema “Todos no Combate à Exploração Sexual”, promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN (CRDH/UFRN), que além da Frente Parlamentar, tem a parceria do CRDH, o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum Nacional DCA), prefeitura de Natal, governo do Estado e do Conselho Regional de Psicologia.

“Nossos jovens não precisam de piedade, mas de ter seus direitos garantidos efetivamente e ter, por exemplo, a oportunidade de fazer um curso profissionalizante, voltar a estudar e se reaproximar de sua família”, disse a conselheira Rosana Soares, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC). Francilene Cristiane, do projeto ViraVida, fez uma exposição do trabalho da ONG em Natal no resgate a jovens que sofreram violência sexual e estão sendo assistidas.  

TARDE
Na segunda parte do seminário, a partir das 14h, os convidados vão integrar a mesa-redonda que abordará o tema: Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Intersetorialidade, que terá a participação de Janine Rodrigues, representante da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e de representantes do Fórum DCA e órgãos ligados à criança e ao adolescente.

Nenhum comentário: