Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 24 de maio de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Assembleia homenageia senador Garibaldi Alves
com medalha do Mérito Legislativo


A Assembleia Legislativa concede ao senador Garibaldi Alves (PMDB/RN) a medalha do Mérito Legislativo José Augusto, a maior honraria do parlamento estadual que agracia personalidades por suas relevantes contribuições ao Estado, proposição do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN).

A sessão solene será nesta segunda-feira (27) às 10h no plenário Clóvis Motta, data em que o senador completa 90 anos. O homenageado foi vice-governador do RN (1987-1991) na gestão do governador Geraldo Melo e já exerceu três mandatos consecutivos como deputado estadual (1958, 1962 e 1966).

O peemedebista ocupou a vaga deixada por Rosalba Ciarlini (DEM), que renunciou ao cargo para assumir o Governo do Rio Grande do Norte. O senador é pai do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, atualmente licenciado do Senado e avô do deputado estadual Walter Alves (PMDB).

Biografia
Garibaldi Alves começou sua carreira política em 1958, quando foi eleito deputado estadual. Depois, foi reeleito para a Assembleia Legislativa, exercendo três mandatos consecutivos. Como deputado, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da ALRN e nesse posto chegou a assumir o Governo do Estado.

Durante a Ditadura Militar (1964/1985), em 1969, teve seu mandato parlamentar cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos, da mesma maneira que seus irmãos, o ex-governador Aluízio Alves e o então prefeito de Natal, Agnelo Alves. Depois de sua cassação, assumiu nos anos 1970 a superintendência das empresas do grupo têxtil UEB no Rio Grande do Norte.

Na década de 1980 foi vice-governador na gestão do governador Geraldo Melo (1987-1990). Durante aquela administração assumiu o governo do Rio Grande do Norte por duas vezes. Agropecuarista com influência política no município de Pedro Avelino, ele também foi diretor do Serviço Social da Indústria (SESI) no Estado; e diretor da extinta Telern, empresa de telecomunicação que foi criada na gestão do governador Aluízio Alves (1961/1965).

Garibaldi Alves é casado com Maria Vanice Alves, com quem teve quatro filhos: Garibaldi Alves Filho (senador), Paulo Roberto Chaves Alves (conselheiro do TCE), Maria Auxiliadora Alves dos Santos e Maria das Graças Alves Emerenciano.

Nenhum comentário: