Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 21 de março de 2013

TOUROS


Profissionais falam da experiência em trabalhar na Assembleia Cidadã


“A Assembleia Cidadã é uma experiência nova na minha vida. Estou adorando participar”. A declaração é da técnica em enfermagem Itaisi Quirino, que participa pela primeira vez de uma edição do projeto do Legislativo Potiguar que leva ações de cidadania aos municípios do interior do RN. Moradora de Touros - cidade que está recebendo a primeira edição da Assembleia Cidadã de 2013 -, Itaisi não escondia a alegria em poder estender a mão aos que precisam de atendimento.

A técnica em enfermagem é uma das profissionais que atuam na área de dermatologia e que durante o dia de hoje ajudou no atendimento de 70 pessoas. Ainda dentro da área de saúde, a população recebe assistência de profissionais da área de cardiologia, clínica geral, saúde bucal, entre outras. “Seria interessante que essas ações fossem realizadas mais vezes aqui, pois a nossa população é muito carente”, disse Itaisi.

Na área da Educação, cerca de 7 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino, além de escolas particulares, estão envolvidas em diversas atividades. Segundo Patrícia Medeiros, que funcionária da Secretaria de Educação de Touros, estudantes de mais de 40 escolas estão sendo beneficiadas pela Assembleia Cidadã. “É uma iniciativa importante. Ficamos felizes pela escolha de Touros para receber essas ações. Essas crianças precisam de atenção. Durante as atividades aqui, receberam brindes que, para muitos pode ser uma bobagem, mas para elas tem um significado todo especial”, declarou.

Patrícia disse ainda que parte dessas crianças moram em distritos distantes do centro do município e que para elas, as atividades desenvolvidas representa aprendizado e diversão. “Aqui elas estão participando de oficinas, atividades de lazer e recreação que faz toda diferença no desenvolvimento delas. Nós da Secretaria de Educação nos empenhamos muito para que todas as nossas crianças recebessem assistência e, tudo deu certo”, declarou.

O artesão Romildo Felix também emprestou seu talento para a população de Touros. Durante o dia de hoje (20), ele ensinou crianças a fazerem brinquedos populares. Para ele, muito mais do que mostrar como se fabrica um brinquedo, é importante resgatar a cultura e toda beleza que aqueles brinquedos mais simples possuem. “Quando as crianças aprendem brincando, tira a responsabilidade do aprendizado. É muito interessante vê-las fazendo seus próprios brinquedos. Assim elas valorizam mais”, declarou.

Segundo Romildo, a tecnologia transformou os brinquedos de tal forma que fez muitas pessoas esquecerem aqueles mais artesanais. “É uma concorrência desleal. Mas tento mostrar para as pessoas que o brinquedo popular não acabou”, afirmou o artesão, que durante a noite de hoje ministrou oficina para professores da rede municipal de ensino, para que esses profissionais possam repassar aos seus alunos quando o projeto Assembleia Cidadã deixar a cidade.

Emissão de documentos

Outro serviço oferecido pela Assembleia Cidadã, e é bastante procurado pela população, é a emissão de documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. A dona de casa Francisca Maria da Cruz acompanhava sua filha Cassia Milena Cruz de Araújo que estava aguardando para tirar a carteira de trabalho. “Eu achei muito bom esse serviço. A gente sempre tem muita dificuldade de tirar esses documentos. Espero que todas as pessoas que estão aqui consigam sair com suas documentações”, afirmou.

Outras ações que acontecem hoje e amanhã, no município de Touros são: corte de cabelo, oficina de sabonetes artesanais, oficina de desinfetantes e amaciantes artesanais, oficina de plantas medicinais e oficina de artesanato.





Nenhum comentário: