Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 12 de março de 2013

RELIGIÃO

Saiba como será escolhido o nome do Papa


Além das atenções voltadas sobre quem será eleito o novo pontífice, todos os olhares estão postos também em qual nome adotará o sucessor de Bento XVI. Embora isso só signifique uma preferência pessoal, muitos garantem que essa escolha já é uma "indicação" de como será o pontificado.

O alemão Joseph Ratzinger optou pelo nome Bento XVI em homenagem a Bento XV, "um valente e autêntico profeta da paz perante o drama da primeira mundial", segundo confessou em 27 de abril de 2005, uma semana após ter sido eleito sucessor de João Paulo II.

"Quis, ao ser eleito Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja, chamar-me Bento XVI para me unir ideologicamente ao venerado pontífice Bento XV, que guiou a Igreja em um período difícil por causa do primeiro conflito mundial", disse.

O agora Papa Emérito acrescentou que Bento XV "foi valente e autêntico profeta de paz e trabalhou com grande coragem para evitar o drama da guerra e depois para limitar suas nefastas consequências".

Albino Luciani, que só governou a Igreja durante 33 dias, escolheu se chamar João Paulo I em homenagem a seus antecessores João XXIII e Paulo VI, a quem admirava.

Karol Wojtyla adotou os dois nomes - a segunda vez que um papa adotava um nome duplo - em homenagem a João Paulo I, a João XXIII e a Paulo VI.

Os cardeais saberão como se chamará o 266º sucessor de Pedro quando o cardeal Giovanni Battista Re - visto que o decano, Angelo Sodano, não pode entrar na Capela Sistina por ter mais de 80 anos -, em nome de todos os eleitores, lhe perguntar se aceita a função e, assim que receber a resposta afirmativa, indagar: "Quo nomine vis vocari?" ("Com qual nome quer ser chamado?"). O novo pontífice responderá "vocabor..." (Me chamarei...).

Depois, o cardeal protodiácono, nesta ocasião o francês Jean-Louis Tauran, anunciará à cidade de Roma e ao mundo quem é o novo papa e qual nome adotou.

Nenhum comentário: