Memorial às vítimas de Covid

sábado, 2 de março de 2013

MANDATO

Maternidade Januário Cicco inaugura Laboratório de Reprodução Assistida



Os beneficiados do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte que sofrem com o problema de infertilidade poderão utilizar os serviços do Laboratório de Reprodução Assistida, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). Inaugurado na sexta-feira (01), o Laboratório será referência no tratamento destes casos no Norte e Nordeste.

Diversas autoridades políticas, secretários, professores e alunos da instituição participaram do lançamento do Centro. De acordo com o diretor da MEJC, Kleber Morais, o laboratório funcionará como instrumento de ensino, pesquisa e assistência para os estudantes de residência médica, mestrado, doutorado e pós-graduação. “Estamos abrindo as portas para a procriação e, isto é um marco para o Rio Grande do Norte. A nossa capital será pioneira em prestar esse serviço à população”, destacou o diretor.

Segundo o deputado Felipe Maia, presente na ocasião, o Laboratório de Reprodução Assistida irá atender a população que não tem condições financeiras para arcar com um tratamento de reprodução assistida.  “Com esta iniciativa, o Rio Grande do Norte está fazendo escola para todo o Brasil”, pontuou o deputado.

A reitora Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, enfatizou o trabalho da bancada federal para a liberação de recursos que viabilizaram o espaço. “O último passo para a consolidação do sonho deu-se graças ao apoio da bancada potiguar. Esta é uma demonstração que a UFRN dá um passo importante e sua atuação vem se consolidando de forma pioneira”, disse Ângela Paiva.

O senador José Agripino, comentou em seu discurso, a história de vanguarda da maternidade. “A Maternidade Januário Cicco é símbolo de prestígio do nosso estado e hoje reúne tantos colaboradores para um ato de pioneirismo”, lembrou.

Para a reforma do prédio e a aquisição dos equipamentos para o laboratório foi necessário o investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, oriundo de recursos dos Ministérios da Educação e Saúde e também por recursos próprios da Maternidade. O atendimento a população ocorrerá a partir do dia 11 deste mês. Mensalmente, 40 casais serão atendidos no laboratório.

Nenhum comentário: