Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 19 de março de 2013

ALTO DO RODRIGUES


Assinado contrato para a construção e montagem da primeira Usina Fotovoltaica da Petrobras

O Gerente Geral de Implantação de Empreendimentos de Energia da GE-PGI, Alexsandro Barbosa, assinou pela Petrobras, juntamente com os representantes da empresa espanhola SunEdison, na tarde desta sexta-feira, 1º de março, o contrato para o fornecimento de bens e serviços relativos a construção, montagem, comissionamento e operação assistida da Usina Fotovoltaica Alto Rodrigues, que vai gerar 1,1 MW em Alto do Rodrigues, município do Rio Grande do Norte situado a aproximadamente 200 quilômetros de Natal.

A usina, que será interligada ao Sistema Interligado Nacional, será instalada no terreno da Usina Termelétrica (UTE) Jesus Soares Pereira e tem início de operação previsto para dezembro de 2013.

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no qual esta usina está inserida, foi aprovado para atender aos compromissos assumidos na chamada pública da ANEEL nº 013/2011 (Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira). Este projeto de P&D tem o custo total estimado em R$ 21,02 milhões, cujo recurso financeiro será proveniente da obrigação da Petrobras de aplicar um percentual de sua receita operacional líquida no Programa de P&D do setor de energia elétrica.

O vice presidente para a América Latina da SunEdison, José Pérez Francés, agradeceu a oportunidade de participar do projeto:
“Muito obrigada pela oportunidade. É um privilégio para nós fazer parte deste projeto e acreditamos que este será o primeiro de muitos outros. Agradecemos muito pela confiança”, disse José.

O projeto, que está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com o Centro de Tecnologias Renováveis do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), é coordenado pela GE-OPE com participação do Cenpes, da GE-PGI, da GE-Corp e da Engenharia. As medições do potencial solar na região estão sendo realizadas pela Petrobras desde 2011.

Nenhum comentário: