Memorial às vítimas de Covid

domingo, 3 de fevereiro de 2013

ESPORTE

José Aldo vence Edgar e mantém o cinturão dos pesos penas
José Aldo (à esquerda) acerta um golpe na vitória sobre Frankie Edgar no UFC 156 Foto: AP
José Aldo (à esquerda) acerta um golpe na vitória sobre Frankie Edgar no UFC 156 AP
 O cinturão dos pesos penas (até 66kg) do UFC continua nas mãos do manaura José Aldo. Na mais difícil de suas seis defesas de título, contra o americano Frankie Edgar, o brasileiro mostrou a razão de ser considerado um dos melhores lutadores de MMA da atualidade.

Em um domínio quase completo, Aldo mostrou na madrugada deste domingo, no Mandalay Bay, em Las Vegas, estar com a defesa de queda afiada e muita velocidade para golpear. Após cinco rounds, o brasileiro venceu por decisão unânime dos juízes e homenageou a cidade de Santa Maria.

- Um beijo para todos os brasileiros, para Manaus e eu gostaria de deixar essa vitória para o povo de Santa Maria. Espero que essa vitória ajude a confortar todos os que estão sentidos pelo incêndio na boate (Kiss) - disse Aldo ainda no octógono.
Ele também comentou a vitória, que classificou como a mais importante de sua vida:
- O Frankie (Edgar) é um grande lutador. Eu sabia que tinha que trabalhar round por round, com paciência. Ele tem um queixo bom.
O UFC 156 teve ainda outras três vitórias do Brasil, Rodrigo Minotouro, Antônio Pezão e Rodrigo Minotouro, e apenas um derrota para um lutador do país, Gleison Tibau.

Minotouro vence Evans
Na luta anterior, o peso meio-pesado (até 93kg) Rogério Minotouro foi quase perfeito contra Rashad Evans. No aguardado co-main event, o americano começou melhor no primeiro round, apesar do domínio não ter sido implacável. Nos últimos dois rounds, foi o brasileiro que colocou seu jogo em prática. Além da experiência do boxe amador (Minotouro é bronze no Pan de 2007), ele conseguiu defender-se de todas as tentativas de queda de Evans, especialista em luta livre.

Com a vitória, Minotouro frustrou o desejo de Evans descer para os pesos médios (até 84kg) para enfrentar o brasileiro Anderson Silva, campeão da categoria e maior lutador de MMA da atualidade.

Pezão surpreende Overeem
Na grande zebra da noite, o peso pesado (até 120kg) Antônio "Pezão" Silva não parecia páreo para Alistair Overeem, uma dos maiores astros do MMA e que voltava de suspensão por uso de substâncias proibidas. O holandês foi melhor nos dois primeiros rounds - apesar de não ter ficado perto de um nocaute. O terceiro round veio com uma grande surpresa. O favorito Overeem cansou e Pezão aproveitou para encaixar uma sequência de socos que nocauteou o rival aos 25 segundos de assalto.

Ao fim, após ter a luta interrompida, o brasileiro passou a gritar na cara do adversário na lona. Antes do combate, houve muita troca de farpas entre os dois. Mais calmo, Pezão agradeceu ao Brasil e à Paraíba na entrevista diante dos torcedores:
- A luta é vencida dentro do ringue. Ele falou um monte de besteira, mas eu acredito em mim e nos meus técnicos - disse.

Se vencesse, Overeem disputaria o cinturão dos pesados, que é de Cain Velasquez desde dezembro de 2012 - quando venceu Júnior Cigano. Segundo Dana White, presidente do UFC, Pezão ainda deve fazer outras lutas antes de conquistar a chance de disputar o título.

Demian Maia do início ao fim
Algoz de Erick Silva no UFC Rio 2, o americano Jon Fitch não teve a mesma sorte neste sábado, em Las Vegas. Considerado por muitos como o melhor praticante de jiu-jitsu no UFC, o meio-médio (até 77kg) paulista Demian Maia deu um show de técnica do início ao fim, superando o rival mesmo na luta livre, especialidade do adversário. Apesar de ter dominado as costas de Fitch nos três rounds, o brasileiro não conseguiu finalizar e conquistou a vitória por decisão unânime dos juízes.

Nenhum comentário: