Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SAÚDE

RN passará a realizar transplante de fígado

O Rio Grande do Norte foi habilitado pelo Sistema Nacional de Transplantes – ligado ao Ministério da Saúde – para ter um Centro de Transplante de Fígado, que funcionará no Hospital do Coração e atenderá a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares.

De acordo com Rodrigo Furtado, coordenador da Central de Transplantes do RN, a habilitação foi concedida na primeira quinzena de dezembro de 2012 e passou por três fases: avaliação técnica regional que indica se a região necessita de um novo centro de transplante; documentação do hospital interessado listando toda a estrutura e os critérios técnicos disponíveis; e visita técnica in loco para avaliar as condições do hospital.

“O hospital está realizando o treinamento da equipe e capacitando os profissionais, que estão visitando os grandes centros nacionais de transplantes para trocar experiências. Acreditamos que no final do primeiro trimestre deste ano já iremos começar os primeiros transplantes de fígado no estado”, explicou Rodrigo Furtado.

Desde 2008 o RN não realiza cirurgia para transplante de fígado e os pacientes que necessitam do procedimento são encaminhados para outros estados. De janeiro a junho de 2012 a Central de Transplantes encaminhou 11 pacientes para transplante hepático em outros centros como Pernambuco e Ceará. Neste mesmo período o estado captou 19 fígados, todos ofertados a Central Nacional de Transplantes e destinados a Pernambuco (09), Ceará (06), Paraíba (03) e Espírito Santo (01).

Para 2013 a Central de Transplantes do RN também pretende retomar as cirurgias para transplante de coração e descentralizar a captação de órgãos no Estado com a implantação de dois novos pólos de captação, em Mossoró e Caicó.

Nenhum comentário: