Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Vice-prefeito Ednaldo Queiroz (PSC), almoça com Abelardo e declara apoio aos Democratas

Abelardo Rodrigues prefeitável pelo DEM recebe apoio do vice-prefeito Ednaldo Queiroz, do PSC.

O vice-prefeito do município, Ednaldo de Oliveira Queiroz (PSC), esteve reunido com o ex-prefeito e pré-candidato à prefeito, Abelardo Rodrigues e confirmou a participação, declarando total apoio ao partido do Democratas.

Ednaldo acompanhado da esposa, dra Gorete, aproveitaram para almoçar com Abelardo e também com o casal Marcelo Braga e a engenheira Netinha.

Daqui a pouco mais notícias direto da Câmara Municipal.
ALTO DO RODRIGUES

Convenção do Democratas homologará nomes de Abelardo Rodrigues e Emilia Patrícia.

A Câmara Municipal sediará logo mais a partir das 15:30h, a Convenção do Democratas que homologará as candidaturas de vereadores, do prefeito e da vice-prefeita.

A forte coligação é formada pelos partidos PMN, PR, PSDB, PSC e PC do B que aproveitarão para também, realizar às convenções e depois se encontrarão com os Democratas para oficializar a união em torno dos nomes de Abelardo Rodrigues e Emília  Patrícia, como prefeito e vice-prefeita da coligação.

Já confirmaram presença os principais políticos do estado, como o senador José Agripino que é presidente nacional do Democratas. Outra autoridade que confirmou foi o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual, Ricardo Motta, o deputado estadual Nelter Queiroz e o deputado federal, Felipe Maia, além de outras autoridades.

Também são esperadas autoridades políticas da região na convenção do Democratas. A imprensa da região já confirmou presença na cobertura jornalistica do evento.

Daqui a pouco outras informações.
DE VOLTA

quinta-feira, 21 de junho de 2012

altonoticias10: Desenho: autor desconhecido. Se aparecer o autor,...

altonoticias10:
Desenho: autor desconhecido. Se aparecer o autor,...
: Desenho: autor desconhecido. Se aparecer o autor, publicaremos o crédito.

Desenho: autor desconhecido. Se aparecer o autor, publicaremos o crédito.
SOLIDARIEDADE
 
Na LBV acrianças promovem Mostra Cultural sobre sustentabilidade

A Legião da Boa Vontade (LBV) vem intensificando ao longo deste mês de junho, diversas ações de práticas educativas quanto à importância da preservação do meio ambiente voltadas aos meninos e meninas atendidos pelo programa LBV — Criança: Futuro no Presente!, na capital potiguar.

Tais atividades, que abordaram o tema "Cuidando da Nossa Casa", resultaram na primeira Mostra de Cultura pela Sustentabilidade, que ocorreu nesta quarta-feira, 20, no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição. 

Na oportunidade, crianças, adolescentes e idosos atendidos pela LBV realizaram uma plenária com foco em questões de preservação da água, da flora e a fauna, destacando as medidas a serem tomadas para a preservação desses bens.

Ainda nas oficinas foram apresentadas diversas peças confeccionadas pelos pequenos com o uso de materiais recicláveis, a construção de uma horta comunitária com uso de garrafas plásticas. 

Outro destaque fica por conta da peça teatral apresentada pelos idosos sobre a seca no Nordeste e suas consequências, chamando a atenção de todos quanto à prática de boas maneiras em prol da nossa biodiversidade.

Em Natal, RN, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655. 

Ou acesse o Site: www.lbv.org.br
JORNAL DE HOJE

Veja a edição onlien de um dos maiores e melhores jornais do estado




DEMOCRATAS EM DESTAQUE

Felipe Maia: “DEM terá candidatos próprios em mais de 50 municípios”

O sistema governista não deixa por menos: também avalia o cenário eleitoral de 2012 como “favorável”. Segundo o deputado federal Felipe Maia, o DEM terá mais de 50 candidatos encabeçando chapas na disputa para prefeito em cidades importantes do estado. Além disso, o partido da governadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino Maia comporá como vice em várias cidades.
“Nosso cenário é bastante favorável. 

O DEM tem candidaturas postas e com chances reais de vitória em diversos municípios. Não só o DEM como os partidos que compõem a base do governo do Estado”, afirma Felipe Maia, que também tem participado de convenções em diversos municípios do Estado. 

“Nós vamos ter mais de 50 candidatos na cabeça, praticamente um terço do eleitorado do RN”, afirmou, citando como exemplo os municípios de Mossoró, Alto do Rodrigues, Encanto, Currais Novos, João Câmara, Pau dos Ferros, Poço Branco, Rio do Fogo, “só para citar alguns em diferentes regiões”, disse o parlamentar.

Além de lançar candidatos próprios, segundo Felipe Maia, o DEM participará do pleito compondo chapas majoritárias em quase 30 municípios, tornando o DEM protagonista (com candidato a prefeito ou a vice) me pelo menos metade dos municípios do Estado. 

“Este é um cenário positivo, uma vez que não são apenas nomes que serão colocados para compor, mas nomes com chances reais de vitórias, prefeitos que estão indo para a reeleição com outros que estarão sucedendo, antigos administradores, muitos como candidatos preferenciais e líderes nas pesquisas”, afirmou.

O Jornal de Hoje
NA MIRA

Ministério Publico investiga ex-mulher de Henrique Alves por enriquecimento ilícito

Uma ação civil de improbidade administrativa, movida pelos promotores de defesa do patrimônio público, acusa o ex-secretário de turismo e desenvolvimento econômico de Natal, Tertuliano Pinheiro, e a ex-coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Priscila Gimenez, por dano ao erário e enriquecimento ilícito. Gimenez é ex-esposa do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Priscila foi auxiliar da gestão municipal entre abril e setembro do ano passado. Já Pinheiro foi secretário de turismo e desenvolvimento econômico entre julho de 2010 e fevereiro deste ano. Antes disso havia sido secretário de juventude, esporte e lazer.

O processo de número 0802910-15.2012.8.20.0001 corre na 2a Vara da Fazenda Pública e aguarda a manifestação da Procuradoria Geral do Município sobre se há interesse em tomar parte na ação. Aguarda também a manifestação da defesa dos réus por escrito.

O texto no sistema de busca do Tribunal de Justiça não esclarece os elementos que fundamentam o processo. Mas ele se foca na improbidade administrativa, em dano ao erário e enriquecimento ilícito, e pode se referir à investigação promovida pelo Ministério Público ano passado contra os gastos, não muito bem explicados, no Seminário Natal Copa 2014. Foram pagos R$ 300 mil ao Instituto Ary Carvalho.

À época Tertuliano Pinheiro teve dificuldades de explicar o convênio, tentando justificar o valor como se tivesse sido gasto em publicidade de jornais impressos – mesmo com o contrato se referindo à realização do evento.

À época, o então secretário disse que a polêmica em torno do convênio foi causada por equivoco cometido pelo setor responsável pelas publicações no Diário Oficial, que publicou os ‘objetivos’ constantes no plano de trabalho e proposta do ajuste firmado, ao invés do “objeto” do convênio. “O vício já foi identificado e está sendo sanado, com a publicação por incorreção do extrato do convênio firmado”, explicou Tertuliano.

Mas as suspeitas de desvio de finalidade na aplicação das verbas destinadas ao Seminário Natal Copa 2014 aumentaram depois que Tertuliano afirmou que parte da verba teria sido aplicada na veiculação de anúncios nos jornais Marca Brasil e Brasil Econômico.

O “Brasil Econômico”, destaca ainda o secretário, além de matérias espontâneas e pontuais, publicou também um caderno especial, com 16 páginas, sobre Natal. A divulgação, caso fosse paga pelo preço de tabela, seria muito superior ao valor de R$ 300 mil. “O custo foi subsidiado pelo Instituto Ary de Carvalho e os veículos de comunicação concederam descontos especiais e bastantes significativos”, enfatizou Tertuliano Pinheiro.

Quem, aliás, conhece os jornais Marca Brasil e Brasil Econômico? As duas publicações são ligadas à mesma organização econômica do Instituto Ary de Carvalho – o grupo O Dia, ou, mais precisamente, o grupo português Ongoing, sócio da Portugal Telecom e da Oi.

O MP podia esclarecer, se possível, se o processo em curso é, realmente, decorrência da investigação iniciada em julho de 2011. Naquele período tanto Tertuliano como Priscila Gimenez estavam no exercício de seus cargos na Seturde. Aliás, por que a ex-esposa de Henrique ficou tão pouco tempo na secretaria?

Blog de Daniel Dantas
ARTIGO
Padre e política

A proximidade da campanha eleitoral deste faz voltar ao centro da discussão uma questão que não é nova: a presença de padres e outros representantes de religiões como militantes da disputa política.

Tem gente que é contra e tem gente que é a favor.

Há religiões, especialmente, as evangélicas, que até estimulam a conquista de espaço político-partidário por seus pastores.

Outras, como a Católica, ora admite, ora reprime a presença de padres na luta partidária.

Ou seja de tempos em tempos, cada  Igreja, isto é, cada Diocese, interpreta as normas do Direito Canônico que estabelecem essa proibição, em função de circunstâncias e interesses de cada momento.

Agora mesmo, aqui em Natal, o Arcebispo dom Jaime Vieira Rocha, emitiu comunicado aos padres deixando claro que a sua linha é a de seguir o que diz o Código de Direito Canônico.

E está lá, no parágrafo 3º do artigo 285: “Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que impliquem participação no exercício do poder civil”. E, mais na frente, no parágrafo 2º do artigo 287, os clérigos são orientados a evitarem participar de partidos políticos e associações sindicais”.

Claro, sedimentando esse gesto de dom Jaime Vieira Rocha, lembrando tais preceitos do Direito Canônico, está o seu zelo apostólico. A política, não obstante constituir uma das formas mais sagradas do exercício da cidadania, está sujeita a muitas distorções, a muitos vícios e possui, em si mesma, um forte conteúdo divisionista.

Ou seja: Para um padre, cuja principal missão é evangelizar – e evangelizar “gregos e troianos” – quanto menor for o seu comprometimento com o que divide, com o que separa, com o que distorce, muitas vezes até sem medir distância, melhor.

É assim que compreendo a orientação e a diretriz que o arcebispo transmite ao seu rebanho. Agora, até por um dever de justiça, não posso deixar de reconhecer a grande contribuição que um padre, que eu tive o privilégio de conhecer, pôde oferecer à política e à administração do Rio Grande do Norte: o saudoso monsenhor Walfredo Gurgel, que foi governador do Estado, no período de 31 de janeiro de 1966 a 15 de março de 1971.

Que a lembrança dele e o exemplo que nos deixou sejam a luz para aqueles que, hoje, para entrar na política, tiverem que fazer a difícil escolha entre ser fiel ao seu ministério ou buscar nas urnas uma forma de contribuir para o resgate da atividade  política.

Paulo Tarcisio, jornalista.

ENTREVISTA

“Desinteresse por política ameaça a democracia”, diz filósofo francês

O filósofo francês Francis Wolff é um ardoroso defensor da democracia, mas evita o romantismo ao analisar aquele que é tido como fonte e sustentáculo dos regimes democráticos:

— O povo está para a democracia como Don Juan está para as mulheres: a conquista mobiliza toda a sua energia, mas a posse o entendia – costuma observar, em tom bem humorado, aos seus alunos da Escola Normal Superior de Paris.

Autor de livros como Aristóteles e a Política e Dizer o Mundo, Wolff fará nesta quarta-feira (20) a primeira palestra do ciclo de debates Fórum Senado Brasil 2012.

Como se pode notar pela comparação em que remete ao lendário sedutor espanhol, um dos alvos da filosofia de Wolff é o apolitismo. Na opinião do filósofo, o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia, ao fomentar entre outros males a ação do que chama de “políticos profissionais”. Livre de cobranças, esse grupo teria o hábito de aprovar ou impor medidas descoladas das verdadeiras necessidades e desejos dos cidadãos.

- Quando é governado por um tirano, o povo sonha em conquistar o poder. No entanto, ao alcançar a democracia, recusa-se a exercê-lo e abandona a política – lamenta Francis wollf, que classifica o distanciamento entre governantes e governados de “negação da democracia”.

Observador da cena política brasileira desde os anos 1980, quando lecionou na Universidade de São Paulo (USP), o filósofo vê de forma positiva o avanço no Brasil dos mecanismos de fiscalização do poder público por meio da internet.
- Cada país precisa encontrar seus próprios remédios – disse Wolff em entrevista a Ricardo Westin, do Jornal do Senado.

O que é o apolitismo?
O apolitismo é a recusa dos cidadãos, explícita ou implícita, em participar da vida da comunidade política e das escolhas que essa comunidade faz. É o desinteresse pela coisa pública. Na Europa, o apolitismo se manifesta quando o povo vota em grupos populistas e demagógicos (partidos de extrema direita, xenófobos) e quando se abstém em massa das votações. No Brasil, o apolitismo se manifesta quando os cidadãos se afastam dos políticos. Em vez de entrar no território ligado ao poder, os cidadãos se “retiram” para o território individual, familiar, religioso e até esportivo.

Por que o apolitismo é uma ameaça à democracia?
O distanciamento entre os governantes e os governados é a negação da democracia. É possível que o cidadão nem perceba que, quando ele procura “viver em paz”, sem intrometer-se nos temas públicos, a política acaba se tornando um campo exclusivo dos “políticos profissionais”. Como estão distantes do povo, esses políticos tendem a tomar medidas tecnicistas, orientadas por critérios técnicos, sem levar em consideração as opiniões, os interesses e as vontades da população. No dia a dia, o cidadão não se dá conta disso. Só percebe quando os políticos baixam alguma medida que realmente o prejudica.

O apolitismo pode levar à ditadura?
A possibilidade existe. O apolitismo cria “políticos profissionais”, políticos que não distinguem entre público e privado, políticos corruptos. Isso, por sua vez, estimula partidos populistas e demagógicos a espalhar a ideia de que todos os governantes são corruptos e que é preciso “limpar” a política. Com tais argumentos, podem instaurar a ditadura.

O que leva os cidadãos a recusar a vida política?
O individualismo. Trata-se de um paradoxo, porque o individualismo é uma conquista feliz da democracia e, ao mesmo tempo, sua principal ameaça. A democracia deixa as pessoas livres para realizar, sozinhas, seus objetivos de vida. Mas, justamente por conseguirem preencher suas necessidades sem depender de outras pessoas, elas se preocupam menos com o grupo e se afastam da política — o que abre espaço para os “políticos profissionais”.

De que forma se combate o apolitismo?
Não se trata de obrigar as pessoas a fazer política. Repito: o individualismo é uma das maiores conquistas da democracia. Trata-se de encontrar meios educacionais e institucionais que preencham a distância entre a comunidade e o poder. Pode-se reduzir o apolitismo por meio da educação para a cidadania, nas escolas, e por meio de campanhas. Há também soluções políticas, maneiras institucionais de melhorar o funcionamento da democracia. Para reduzir os votos brancos nas eleições, por exemplo, a Sérvia recentemente decidiu que, quando a porcentagem desse tipo de voto atingir certo patamar, nenhum candidato pode ser eleito. No caso do Brasil, boas medidas são a prestação pública de contas de políticos e governantes, o acesso dos cidadãos pela internet à informação pública e a divulgação de indicadores que permitam comparar gestores públicos. Cada país precisa encontrar seus próprios remédios.

Quando fala do apolitismo, o senhor costuma fazer uma comparação com o personagem Don Juan.
Os momentos em que um povo é mais politizado são os períodos de transição, como o que o Brasil viveu nos anos 1980 e o que certos povos árabes viveram no ano passado. Mas, quando finalmente conquista a democracia, o povo tende a desinteressar-se da política. Eis outro paradoxo. O interesse do povo é conquistar o poder, e não exercê-lo. O povo execra os tiranos, aqueles que exercem o poder contra ele, mas tem horror de exercê-lo ele mesmo. Usa sua liberdade para não ocupar esse lugar. É por isso que digo que o povo está para a democracia assim como Don Juan está para as mulheres: a conquista mobiliza toda a sua energia, mas a posse o entendia.

O senhor viveu no Brasil nos anos 1980. Do que mais se lembra?
Eu tive a sorte de morar no Brasil entre 1980 e 1984. Peguei desde a Lei da Anistia, no governo Figueiredo, até as grandes manifestações das Diretas Já. No meu voo de Paris para São Paulo, voltavam para o Brasil os últimos intelectuais exilados. Foi a época da minha vida em que mais aprendi do ponto de vista político. Eu sempre escutava que “um povo sem passado nem cultura democrática não está maduro para a democracia”. No Brasil, aprendi que isso é bobagem, pura bobagem. O povo brasileiro conseguiu fazer uma transição democrática exemplar, que até agora está absolutamente fiel aos seus objetivos.

senado.gov.br
NATAL

Chrysler chega ao Rio Grande do Norte

Foto: Pedro Bicudo - RAM é uma das marcas vendidas na loja Chrysler

A Chrysler chega ao mercado potiguar como um dos fabricantes de automóveis mais vendidos no mundo. Por intermédio do Grupo PG Prime, a Chrysler inaugura oficialmente sua loja no próximo dia 14 de junho, às 19h, com as presenças do presidente da Chrysler no Brasil, Sérgio Ferreira, e o diretor de vendas e marketing da Chrysler Group do Brasil, Luiz Tambor.

A loja Chrysler em Natal reúne as marcas Chrysler, Jeep, Dodge e RAM, num amplo e moderno espaço, construído em 2.500m², oferecendo um confortável showroom e oficinas integradas, além de amplo estacionamento e localização privilegiada, na Av. Prudente de Morais, 3996 – Lagoa Nova.

Para a Chrysler Group Brasil, o Nordeste é a região com maior potencial de crescimento no Brasil e Natal é um mercado muito importante. O mercado em questão é o conhecido como premium, totalmente voltado para produtos com altos valores, que apostam na exclusividade, no luxo e na sofisticação. 

O diretor de concessionária da PG Prime, Abílio Oliveira, comemora a chegada da Chrysler no Estado. “Nós da PG Prime acreditamos muito no novo modelo de negócios da Chrysler e a PG Prime como líder do segmento premium da cidade completa a gama dos veículos mais luxuosos do mundo”, declara Abílio Oliveira.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Assembleia Cultural tem a festa junina como tema da 76ª edição

O salão de eventos da Assembleia Legislativa se transformou num verdadeiro arraial para a 76ª edição da Assembleia Cultural na noite desta quarta feira (20), com todos os ingredientes que caracterizam uma festa junina, que para o povo do Nordeste representa uma das manifestações culturais mais expressivas.

 Teve comidas típicas, quadrilha, figurino característico, muito forró e homenagem ao saudoso Rei do Baião Luiz Gonzaga, realçando as peculiaridades de uma festa em homenagem a São João, que é comemorado no próximo dia 24.

A programação festiva foi aberta pela quadrilha “Arraiá do Lampião”, da paróquia de Santa Teresinha, da cidade de Tangará, na região Trairi, que tem 20 anos de existência. 

A quadrilha se apresentou executando o tema da Guerra de Tróia, adaptada para a história do Agreste do Rio Grande do Norte, utilizando figurino inspirado na obra do Mestre Vitalino. O grupo também fez uma homenagem a Luiz Gonzaga.

A festa foi encerrada com muito forró ao som da banda Meirinhos do Forró, que já tem 10 anos de atividade e como principais integrantes os irmãos Cláudio Freire, Ana Cláudia e Clauberto Freire.
ALTO DO RODRIGUES

População não acredita mais nas promessas do prefeito municipal do PMDB.

Só os comissionados que são "obrigados" a acreditar nas fantasiosas promessas do prefeito municipal, do PMDB. Depois que fez duas pesquisas e a população pontuou como péssimo, os serviços de saúde do município, o prefeito municipal agora só quer melhorar na área da saúde, você que vive no Alto do Rodrigues, já prestou atenção nesse detalhe? 

Pois é, em seus discursos o gestor fala e comenta que vai construir um novo hospital, de primeiro mundo, jamais visto no Vale. "Essa cantiga é velha", pontua uma fiel defensora do prefeito, que acredita que não será esse papo furado que vai conseguir reverter a péssima situação política e adminsitrativa que se encontra o gestor. 

A eleitora aponta algumas falhas, entre elas, o hospital não ter um gerador de energia. "O que falta é competência, profissionais e equipamentos, não construir outro hospital, ele pensa isso, pra poder desviar dinheiro", disse a eleitora que prefere o anonimato.
 
Outro ponto lembrado pela eleitora do prefeito atual é a cartilha que foi espalhada na campanha do então candidato (agora prefeito), onde consta um hospital de primeiro mundo, com todos os equipamentos ou o gestor pensa que o povo tem memória curta?
ASSU

George propõe que São João de Assu seja patrimônio cultural e imaterial do RN

Comemorado há 286 anos, o São João de Assu pode virar patrimônio cultural e imaterial do RN. Nesse sentido, foi apresentado projeto de lei pelo deputado George Soares (PR).

Na sessão plenária hoje (20), o parlamentar defendeu o projeto: “A festa de Assu é nossa herança do passado e precisamos valorizá-la para que as futuras gerações possam promover e proteger esse projeto como manifesto cultural, na sua essência, com suas particularidades”, disse o parlamentar. 

Desde 1726 os festejos juninos vem sendo comemorados nas comunidades, ruas, bairros, escolas e paróquia, transformando-se na festa mais importante do ano e cada dia do ano é dedicado a uma classe social. Assu foi a primeira cidade do País a ter São João Batista como padroeiro. 
NATAL

Procon recebe representação contra a Unimed Natal por falta de urologistas

O Procon Estadual recebeu nesta quarta-feira (20) representação contra a Unimed Natal apresentada pelo Instituto Brasileiro de Defesa e Apoio ao Consumidor (IBDECON). 

No documento, constam reclamações de aproximadamente 100 usuários, devido à falta de atendimento médico provocada pela ausência de urologistas disponibilizados pela operadora.

De acordo com o coordenador-geral do Procon, Araken Farias, a Unimed Natal está descumprindo um acordo firmado no final do ano passado, quando se comprometeu a regularizar o atendimento médico nessa especialidade. O acordo estipulava um prazo de seis meses, expirado há quase 30 dias.

Dessa forma, as reclamações dos usuários serão abertas individualmente, ou seja, serão mais de 100 queixas contra o plano, encaminhadas imediatamente à Agência Nacional de Saúde, à Promotoria da Saúde e à Promotoria de Defesa do Consumidor.    

Ainda conforme Araken Farias, o Procon abrirá processo administrativo contra o plano de saúde. A Unimed Natal será notificada e, caso não resolva a situação, poderá receber sanção de multa ou até mesmo de suspensão dos serviços prestados no Estado.

Histórico
Em outubro de 2011, cerca de 30 médicos urologistas, o equivalente a 90% dos profissionais que atendiam à operadora, desligaram-se da empresa. Os profissionais se descredenciaram da operadora por não concordarem em ratear o prejuízo repassado à categoria pela empresa e, desde então, tentam um acordo. Até agora, sem sucesso.

Segundo os urologistas, a Unimed Natal, em função do rateio do déficit (a título de pro rata), não vinha repassando aos médicos o valor determinado em tabela. 

Os médicos enviaram uma proposta para a retomada imediata do atendimento, inclusive aceitando trabalhar pela tabela própria da Unimed Natal. Mas a operadora até agora não deu resposta aos urologistas, contribuindo para a prorrogação do desacordo.

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN) e a Sociedade Brasileira de Urologia reconheceram a legitimidade das reivindicações da categoria. 

O Sinmed-RN, inclusive, notificou o Conselho Regional de Medicina (CRM-RN) solicitando medidas de apoio aos urologistas.

Graphos Comunicação
MANDATO

"Os partidos de oposição foram discriminados no empenho das emendas”, diz Felipe Maia ao Estadão

Em matéria do Estado de S. Paulo desta quarta-feira, assinada pela jornalista Eugênia Lopes, o deputado democrata Felipe Maia fala sobre a discriminação enfrentada pelos partidos de oposição no recebimento das emendas parlamentares. Acompanhe na íntegra:

Governo aumenta liberação de emendas parlamentares

Por Eugênia Lopes
A pouco mais de três meses das eleições, a presidente Dilma Rousseff aumentou em 23,5 vezes o volume de empenho de emendas de parlamentares ao Orçamento. Os redutos eleitorais de parlamentares da base aliada foram os mais beneficiados com a promessa de liberação de verbas.

Na primeira semana de junho, o governo se comprometeu a liberar R$ 14, 4 milhões de verbas de emendas. E entre os dias 8 e 15, o Planalto mandou empenhar R$ 324,3 milhões. Pelo levantamento feito pelo DEM junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), o governo federal empenhou até a semana passada R$ 602, 2 milhões em emendas - o equivalente a 2,89% do total prometido pelo Planalto para este ano.

O empenho é a reserva do dinheiro para posterior liberação. Ele garante que a verba será paga à prefeitura e base eleitoral do deputado ou senador para tocar obras e projetos sociais. Pela legislação, o governo federal é proibido de liberar emendas nos 90 dias que antecedem as eleições. Este ano, esse prazo começa a contar a partir de 7 de julho.

Principal parceiro do governo no Congresso, o PMDB foi o partido mais privilegiado com empenhos: R$ 10,8 milhões, nos primeiros 15 dias de junho. Sétima bancada da Câmara, com 30 deputados e quatro senadores, o PSB do governador Eduardo Campos (PE) vem em seguida: vai receber R$ 4,9 milhões. 

Detalhe: o empenho foi feito depois que o partido bateu o martelo no apoio à candidatura do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Já os parlamentares do PT foram beneficiados com o empenho de R$ 4,8 milhões de suas emendas.

Oposição
Os três partidos de oposição - DEM, PSDB e PPS - praticamente não tiveram emendas empenhadas. O DEM não teve a promessa de um centavo sequer de liberação de emenda de seus parlamentares em junho. 

Os tucanos conquistaram ínfimos R$ 1,8 mil, enquanto o PPS teve R$ 349,8 mil. "Os partidos de oposição foram discriminados no empenho de emendas. Quiseram castigar os partidos de oposição em ano eleitoral", reclamou o deputado Felipe Maia (DEM-RN). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


quarta-feira, 20 de junho de 2012

ALTO DO RODRIGUES

O povo quer esquecer esse desastre de gestão administrativo chamado Fazendo Acontecer.

Esse é mais um sinal que um governo que tinha tudo pra fazer acontecer, está afundado administrativamente. Nas pífias inaugurações que fez ontem, o gestor só contou com os comissionados que estão indo "por livre e espontanea vontade". 

Se os comissionados não fossem obrigados, só marcaria presença o prefeito e a primeira-dama. 

Se não for contratar uma banda, o povo não aparece, diferente em outras gestões, onde as pessoas tinham prazer em comparecer a um evento político.

Uma fonte do prefeito nos informou que depois das inaugurações, o prefeito não gostou do que viu e nem ficou para a festa com Dorgival Dantas, de tanta vergonha que passou com a ausência do povo que lhe deu uma única oportunidade de governar o município.

Esse mesmo povo está altamente arrenpendido, pois acredita na mudança, no fazer em quatro anos o que não foi feito em anos anteriores. O gestor do PMDB pensa que o povo é idiota, besta ou perdeu a memória.

O povo já sentiu que a tal "mudança" proposta pelo gestor só trouxe prejuízos em todos os setores. O sentimento do povo nas ruas é para viver um novo tempo, vida melhorar, cidade crescer e se desenvolver e as manchetes nos jornais e blogs, eram as que vivíamos "Alto do Rodrigues ganha selo unicef; Município de Alto do Rodrigues entre as 30 melhores cidades do RN. 

O povo quer esquecer o mais rápido possível esse desastre de gestão administrativo chamado Fazendo Acontecer.

Daqui a pouco, algo sobre o hospital.

ALTO DO RODRIGUES

Aniversariante do Dia: Chico Belé

Kinkas, Lourdes, Rita, Dôra e Titita com o aniversariante (e pai) com a esposa e mãe, dona Joana.

Seu nome de batismo é Francisco Jorge da Silva, mas todos só o conhecem por Chico Belé que hoje festeja seus 91 anos de muita saúde, com muita alegira e disposição para dar e vender. 

A foto acima é da missa em ação de graças do ano passado, quando a família reunião um grande número de pessoas, amigos e familiares para comemorar os 90 anos. Chico Belé está sempre de bem com vida e recebe  hoje os cumprimentos e na sexta-feira, um bolo entre os familiares e os cinco filhos.

Na festa dos 90 anos, Belé garantiu que chegará aos 100 anos com a mesma alegria e disposição. E, nós cremos nisso, pelo menos se depender da alegria, já está garantida a festa do centenário de Chico Belé.
CARNAUBAIS

Quem ama o município respalda o Governo Fazendo o Futuro

Seguindo o exemplo de outras influentes lideranças comunitárias que analisando passado, presente e futuro de Carnaubais tomaram uma decisão politica coerente e responsável, estamos parabenizando o ex-candidato a vereador pelo PMDB, José Higino Sobrinho, conhecido por Zé Meirelo, com convivência familiar nas comunidades de Arenosa, Mutambinha e Vila Nova, por ter tomado a iniciativa de vir somar com o projeto de reeleição do prefeito Luizinho Cavalcante. 
A adesão de Zé Meirelo tem o crédito próprio do pré-candidato a vice prefeito Júnior Liberalino, ajudando a desfazer na região sul do municipio o projeto da candidatura que vem sendo conhecida nos bastidores como coligação" Desmantela Carnaubais". 
Deste segmento já vieram inúmeras familias: Uma parcela dos Lacerda representado por este escriba, Filadelfos, Marques, Gregórios Bezerra, Meiras, Fernandes, Pinheiros, Menezes, Mansos, Mouras, Leocádios, Ferreiras, Cunhas, Oliveiras, Mendonças, Pessoas, Vale, e mais de uma dezena de eleitores que jogavam no time adversário, cuja simbologia representativa irá marcar presença na convenção municipal do PSB e seus partidos aliados.

aluizio lacerda
PENDÊNCIAS

Prefeito Ivan Padiha vai gastar mais de R$ 167 mil com material esportivo.

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado a licitação para compra de material esportivo, pela prefeitura municipal. O montante chega a cifra oficial de R$ 167.360,00 que serão divididos em cinco lotes.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leonardo Nogueira destaca avanços da medicina do RN
O serviço de Reprodução Humana desenvolvido pelos profissionais da maternidade Januário Cicco foi comentado pelo deputado Leonardo Nogueira (DEM), durante a sessão desta quarta-feira (20). O parlamentar, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, lembrou que este tipo de tratamento ainda é predominantemente feito pelas pessoas com maior poder aquisitivo. 

No entanto, para Leonardo, o avanço no setor médico permitirá que a população, de forma geral, tenha acesso ao serviço de reprodução humana. “Este serviço será referência não só no RN, mas também para a população do Norte e Nordeste”, declarou.

O deputado afirmou que irá pedir aos parlamentares da bancada federal que apresentem emendas ao Orçamento Geral da União, para dotar de recursos o serviço de reprodução humana. Mesmo diante dos avanços, Leonardo Nogueira falou sobre a desvalorização do trabalho médico. 

“Um profissional de medicina precisa trabalhar 60 horas semanais, acumular vários empregos se quiser ter uma vida razoável”, afirmou. O deputado falou, ainda, sobre a emenda 29, que prevê a destinação de 10% do PIB brasileiro para o setor de Saúde. “Em países como Argentina e Chile, são destinados 7% do PIB. Aqui no Brasil, atualmente, é pouco mais de 3%. A emenda 29 não será aprovada como as entidades médicas desejam”, disse Leonardo.
CLASSIFICADOS

Duas grandes oportunidades para você nesta quarta-feira.

A primeira é para você comprar um carro topo de linha do ano 2010. Siena completo 1.4, único dono 



A segunda oportunidade é sobre duas rodas.


Você não vai ficar só admirando é? 

Há duas coisa na vida que não voltam mais, a palavra dita e a oportunidade perdida.
ALTO DO RODRIGUES

Hoje tem sessão plenária com discussão de temas importantes

Todas as quartas-feiras, a partir das 20h, os vereadores da Câmara Municipal estarão reunidos para discutir assuntos em benefício da população. Hoje, não será diferente, com tantos assuntos abordados nas ruas, os vereadores buscarão saídas, soluções para os problemas que afligem à população. Você pode participar, acompanhando as ações do seu vereador.
CLASSIFICADOS

Duas grandes oportunidades para você nesta quarta-feira.

A primeira é para você comprar um carro topo de linha do ano 2010. Siena completo 1.4, único dono 



A segunda oportunidade é sobre duas rodas.


Você não vai ficar só admirando é? 

Há duas coisa na vida que não voltam mais, a palavra dita e a oportunidade perdida.
EMPREGO

Estágio em Agência de Turismo

www.ciee.org.br

Sobre esta vaga: Estágio em Agência de Turismo com horário a combinar. 6 horas/dia
Requisitos: Sexo Feminino 
Benefícios:  R$ 400,00 + VT 
Como se inscrever: As candidatas interessadas na vaga, deverão se cadastrar no site www.ciee.org.br e comparecer ao CIEE até 20/06,  no horário das 08:00 as 17:00 munidas de RG e CPF.

*Serão encaminhados apenas as 06 primeiras estudantes que comparecerem ou entrarem em contato com a nossa unidade.

Av. Prudente de Morais, 6055 – Candelária (Esquina com a rua Sete de Setembro, próximo ao Candel Bar)

Estágio na área de Atendimento

www.ciee.org.br

Sobre esta vaga: Estágio na área de Atendimento. 12:00 às 18:00
Requisitos: 
 Noções básicas de informática
Benefícios:  
R$ 622,00 + VT (R$ 4,40/dia) 
Como se inscrever: Os candidatos interessados na vaga, deverão se cadastrar no site www.ciee.org.br e enviar currículo para o e-mail igornogueira@rafaelpordeus.com.br  
 

Av. Prudente de Morais, 6055 – Candelária

(Esquina com a rua Sete de Setembro, próximo ao Candel Bar)
 

Estágio em Turismo - Natal RN


Sobre a empresa:  Hotel localizado na Praia de Ponta Negra 
Sobre esta vaga: Estágio como Recepcionista em Hotel para início imediato. Atividades: Auxiliar no Check-in, check-out, relatórios de ocupação, etc. 
Requisitos: Estar cursando Turism, hotelaria, administração, marketing ou contábeis..
Benefícios:  Bolsa Auxilio R$ 311 + Vale transporte. 
Como se inscrever: Enviar curriculo para reservas@lainashotel.com
 
DESTAQUES DO JORNAL DE HOJE

JORNAL DEFATO

Veja a edição online de um dos jornais mais lidos do estado.




PETROBRAS

Rio Grande do Norte recebe Caravana Siga Bem 2012, patrocinada pela Petrobras
 
Evento itinerante, que promove o combate à violência contra as mulheres e à exploração sexual de crianças e adolescentes, passará por 41 cidades em 18 estados

A Caravana Siga Bem 2012, patrocinada pela Petrobras e pela Petrobras Distribuidora, em parceria com a MAN Latin America, chega na próxima quarta-feira (20/6) ao Rio Grande do Norte. A ação, que vai percorrer 41 cidades em 18 estados brasileiros, entre abril e setembro de 2012, será realizada em Parnamirim, na concessionária Via Diesel. Nos dias 21 e 22/6, será a vez de Assu receber a caravana, no Posto Florestal. 
O evento, que é anual, itinerante e de abrangência nacional, tem por objetivo principal o combate à violência contra as mulheres e à exploração sexual de crianças e adolescentes, disseminação de informações para a cidadania e segurança nas estradas, entre outros.

Haverá atividades em articulação com instituições locais que atuam na área de proteção da criança e da mulher, distribuição de materiais educativos e exibição de vídeos. Também serão realizadas ações educativas voltadas para a segurança nas estradas, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Nesta edição, os caminhoneiros vão saber mais sobre o fluido automotivo Flua Petrobras (marca própria para o Arla 32) e o novo Diesel S-50 da Petrobras (com menor teor de enxofre) adequado aos novos motores Proconve - 7. 
Há também uma ação específica da Campanha de Racionalização do Uso de Combustíveis, realizada com apoio do CONPET (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), vinculado ao Ministério de Minas e Energia com suporte técnico, financeiro e administrativo da Petrobras.

De abril a setembro, a Petrobras Distribuidora também realiza ações promocionais para o público de caminhoneiros, envolvendo os 400 maiores postos rodoviários em venda de diesel. A cada 150 litros de diesel ou 20 litros de lubrificantes, o motorista recebe um cupom para concorrer ao sorteio de três caminhões. Nas ações realizadas nos 26 postos da Rede Siga Bem, o caminhoneiro também pode se cadastrar, responder perguntas sobre os temas abordados na Caravana e concorrer a prêmios.

O projeto - A Caravana Siga Bem é patrocinada desde 2004 pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, através da ação estratégica "Difusão de Informações para Cidadania". A iniciativa tem também o patrocínio da Man Latin América, montadora de caminhões Volkswagen e maior fabricante de seus veículos na América do Sul, que mantém parceria para desenvolvimento tecnológico na interação motor-combustível com a Petrobras.

Considerada a maior ação de responsabilidade social itinerante da América Latina, a Caravana Siga Bem vai percorrer mais de 16 mil quilômetros de estradas.  Neste percurso, serão visitados 26 postos da Rede Siga Bem da Petrobras Distribuidora, para divulgar as ações da Caravana.

Durante todo o período de realização do projeto, serão exibidas matérias específicas sobre as ações do Siga Bem Criança e Siga Bem Mulher no programa de TV "Brasil Caminhoneiro".

Neste período, também serão veiculados spots de rádio em 170 emissoras em todo o Brasil sobre a proteção da criança e da mulher, no programa diário "Siga Bem Caminhoneiro", e divulgadas as ações realizadas no hotsite do projeto na internet.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações integradas com parceiros como a Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Polícia Rodoviária Federal. 
O projeto é um instrumento de otimização da comunicação e divulgação de conceitos éticos, como a segurança nas estradas, respeito ao meio ambiente e, especialmente, o combate à violência contra as mulheres e à exploração sexual de crianças e adolescentes, através das ações do "Siga Bem Mulher" e "Siga Bem Criança".

Serviço: Caravana Siga Bem chega a Parnamirim
Data: 20/6
Local: Concessionária Via Diesel – Rod BR 101, km 8, s/n

Serviço: Caravana Siga Bem chega a Assu
Data: 21 e 22/6
ESTADO

Um terço dos jovens do RN já apresentam a necessidade do uso de prótese dentária

A Secretaria da Saúde Pública (Sesap) apresentou, nesta quarta-feira (13), os resultados principais da primeira Pesquisa de Saúde Bucal do Rio Grande do Norte (SB-RN-2010).

O levantamento é uma iniciativa da Sesap em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - através do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - e Secretarias Municipais de Saúde do RN.

“Esta pesquisa só foi possível graças a um esforço conjunto do serviço de saúde com o meio acadêmico, Sesap e UFRN. Ela será de extrema importância para acompanhar, avaliar e contribuir para a organização dos serviços de saúde bucal do RN”, afirmou Goretti Menezes, coordenadora estadual da pesquisa SB-RN 2010 e coordenadora do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal da Sesap.

Ângelo Roncali, coordenador nacional do SB-Brasil 2010 e professor da UFRN, apresentou os dados coletados no RN e falou da importância da pesquisa. “Este levantamento é uma ferramenta essencialmente de gestão, enquanto prática de vigilância regular, que dará base para criação de políticas de saúde bucal para o estado”, disse.

A coleta foi feita efetivamente em 24 municípios do estado, com um total de 5.643 pessoas pesquisadas, dos 5 aos 74 anos de idade. Foram pesquisadas a ocorrência de cáries, condição periodontal, má oclusão, necessidade de prótese e acesso aos serviços de saúde bucal.

NÚMEROS

A prevalência de cárie nos adolescentes de 12 anos - índice de referência mundial - é de 3,3 dentes afetados, acima da média do Nordeste (2,6 dentes afetados) e Brasil (2,1 dentes afetados). Já nas crianças de 5 anos de idade o índice de dentes afetados pela cárie é de 2,6, abaixo da média Nordeste (2,9) e bem próximo da média brasileira de 2,4 dentes afetados pela cárie.

Os idosos (65 a 74 anos) no RN apresentam um índice de 28,2 dentes extraídos, um pouco acima da média do Nordeste (27,2 dentes extraídos) e Brasil (27,5 dentes extraídos).

Um terço dos jovens de 15 a 19 anos já apresentam a necessidade do uso de prótese dentária (32,8%), número bem acima do Nordeste (17%) e Brasil (13,7%). Para Ângelo Roncali, o RN está apresentado uma necessidade de atenção complexa em saúde bucal muito cedo. “Precisamos pensar em tecnologias para dar conta destas demandas, já que a complexidade da colocação de próteses aumenta com a idade”.

Em relação à procura pelos serviços odontológicos, o RN encontra-se acima da média do Nordeste (73,1%), com 79,3% das crianças na faixa etária dos 12 anos que já realizaram alguma consulta com o dentista. 

No Brasil este índice está em 80,5%. O tipo de atendimento odontológico é predominantemente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta faixa etária, com 78,8%.

“O modelo de atendimento odontológico no RN ainda é muito focado na criança. Enquanto nas crianças e adolescentes predomina a realização de tratamento dentário, mais de 60% dos idosos que procuram por atendimento já é para a extração de dentes,”, afirmou o professor Ângelo.

De acordo com o professor, o SB-RN 2010 compõe um primeiro diagnóstico da saúde bucal no RN. “Esperamos que este levantamento possa nortear e contribuir para um modelo de vigilância no estado, que se torne uma prática contínua, como preconiza a Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde”, concluiu.

Fonte: Sesap/RN
JORNAL DE HOJE

Edição online de um dos jornais mais lidos no estado

terça-feira, 19 de junho de 2012

NATAL

Ceasa começa preparação de canjica gigante para a Feira do Milho 2012

A Ceasa-RN está levandoa Feira do Milho 2012 muito a sério – tanto, que está começando a preparar uma inédita canjica gigante, a ser degustada pelas multidões na noite desta sexta (22), dentro da programação noturna do evento.

A preparação – prevista para ter 8 metros de comprimento e quase 70 cm de largura – terá lugar no prédio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (na Mor Gouveia, próximo à esquina com a Jaguarari), e está a cargo da equipe de cozinheiros do Sopão da Ceasa-RN, liderada por D. Zetinha.

Neste momento, os ingredientes do “Canjicão da Ceasa-RN” começam a ser reunidos – a receita especial para a ocasião terá, de saída, cerca de 500 espigas de milho; isto sem contar outros ingredientes, como leite de coco e canela.

Andamento da Feira
A edição 2012 da Feira do Milho foi aberta na última sexta (15) e prossegue até o dia 30 no pátio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, com comercialização de milho verde – que está vindo do regiões irrigadas, como o Vale do Assu (municípios de Assu e Ipanguaçu), Cobé (Vera Cruz), Touros e São José de Mipibu, entre outros, com o preço de mercado da “mão” (50 espigas) em R$ 25 – e mais milho está a caminho, por conta da aproximação das festas dedicadas a São João e São Pedro.

A expectativa é de comercializar cerca de 650 toneladas de milho, algo em torno de 2 milhões de espigas, números bem próximos aos de 2011.

De quebra, todas as noites tem forró a partir das 19h30; nos próximos dias 22, 23, 28 e 29 vai ter apresentação de quadrilhas juninas de Natal, além de forró pé-de-serra ao vivo.

Jornal de Hoje