Memorial às vítimas de Covid

sábado, 3 de março de 2012

PENDÊNCIAS

Polícia desbarata "bocas de fumo" na cidade.

Depois de ver os bandidos aprontarem na região, a cúpula da polícia regional, programou e executou nesta noite, uma ação na cidade que está desbaratando as chamadas "bocas de fumo", existentes na cidade.  

A informação foi repassada por vários leitores do blog que residem na cidade. De acordo com os populares, a polícia está invadindo as casas "certas", na tentativa de localizar drogas.

Os números reais da ação policial, ainda não foram divulgados.
ASSU 

Obra de duplicação da entrada à Assu é oficializada por Ivan Junior e Rosalba. 


Um sonho de todos os assuenses ao longo dos anos, a duplicação e urbanização da entrada à cidade do Assú recebeu neste sábado, 3 de março, o aval para se tornar realidade. O ato oficial ocorreu através da assinatura da ordem de serviço para a execução da obra firmada entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a prefeitura do Assú.

Com um investimento no valor de R$ R$ 3.499.337,36 a obra será financiada com recursos próprios do Governo do Estado, com contrapartida em recursos próprios da prefeitura do Assú em obras complementares no valor de mais de meio milhão de reais.

A obra irá melhorar o tráfego e a infraestrutura urbana, bem como dar maior segurança ao principal acesso ao município, através da duplicação de trecho de 2,135km de extensão da Avenida João Celso Filho, ligando a BR 304 ao Centro da cidade.

Além de contar com um projeto de urbanização e paisagismo que irá transformar a avenida em uma bonita área. O acesso será duplicado passando a contar com duas vias de tráfego para cada sentido, com a presença de dois retornos duplos para facilitar o fluxo do trânsito, além de faixa de ciclovia ao lado direito no sentido BR 304 – Centro do Assú.

Também serão construídas, cinco paradas de ônibus com cobertura e assentos para espera, calçada para pedestres em todo o percurso e canteiro central urbanizado. A previsão de conclusão da obra é de seis meses, no entanto, o prefeito do Assú pediu agilidade na sua execução para que o município possa abrir a festa do São João com a duplicação da entrada à cidade concluída.

OBRAS EM ANDAMENTO
Na oportunidade, a comitiva acompanhou as obras de restauração e reforma do antigo prédio do Cine Teatro Pedro Amorim, construído em 1930, desativado na década de 80, e que está sendo restaurado e reestruturado com o objetivo de abrigar o novo Tetro Municipal, uma obra financiada pela Petrobras com incentivo fiscal do Estado, através da Lei Câmara Cascudo.

Outra obra visitada foi a de execução do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade do Assú, realizada pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), atualmente com 27% dos seus serviços concluídos e previsão de término para dezembro de 2012.

Fotos: Jean Lopes

Fonte: Programa Registrando, via AD Comunicação Integrada
Já já as fotos e fatos da inaugurações do governo Rosalba Ciarlini. Entre outros assuntos, iremos falar sobre o reconhecimento da população do Vale do Açu, ao ex-prefeito Abelardo Rodrigues.
BRASIL

TCU determina que Escola Superior de Guerra evite festividades
O Tribunal de Contas da União (TCU) deu um “puxão de orelha” na Escola Superior de Guerra (ESG), um Instituto de Altos Estudos de Política, Defesa e Estatégia, do Ministério da Defesa. 

No começo do mês, por meio do Acórdão 354/2012, o Tribunal advertiu para que seja evitada “a realização de despesas com festividades e outros eventos congêneres que não guardem relação com os objetivos da instituição”.

Outra medida da resolução é que quando aprovado algum evento, a entidade não poderá mais direcionar suas preferências por marcas, pois deve ser analisada a proposta mais vantajosa para a administração, conforme os arts. 3º e 15 da Lei nº 8.666/1993. 

No caso de descumprimento da determinação, o Tribunal de Contas poderá aplicar multas aos responsáveis, segundo o disposto.
ALTO DO RODRIGUES

Sindicato dos Servidores do município emite nota de esclarecimento à população.

RESPOSTA À POPULAÇÃO

O SINDISERPAR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alto do Rodrigues – vem a público esclarecer os motivos da Parada de Advertência realizada pelos professores da rede municipal nos dias 27 de 28 de fevereiro.
A parada foi realizada em defesa do cumprimento do Plano de Carreira do Magistério, o qual a gestão não pode dizer que vem cumprindo, uma vez que não realizou as progressões funcionais no tempo estabelecido em lei, nem pagou as diferenças salariais retroativas a janeiro e fevereiro de 2010, nem vem calculando os quinquênios da forma correta, entre outras faltas.
Somos uma categoria de profissionais responsáveis, que cumpre sua parte, trabalhando inclusive para além do tempo de seu expediente. Buscamos garantir a aprendizagem das crianças, dos jovens e dos adultos deste município, e nos alegramos cada vez que um deles é bem sucedido, assim como reconhecemos que o fracasso de qualquer um deles também é nosso fracasso, ocasião em que reconhecemos que nosso trabalho precisa melhorar.
Não paramos por dois dias porque quiséssemos descansar, ir a festas ou obter algo que não fosse do nosso direito. Não esperamos presentes e exigimos ser tratados com respeito e sem distorções. O SINDISERPAR, em nome dos professores, agradece a compreensão de todos.
ALTO DO RODRIGUES

Prefeito se esquiva de responder perguntas da população na Audiência Pública.

Pelo menos três perguntas feita pela população não foi respondida diretamente pelo prefeito e quando falou, o prefeito simplesmente, desconversou e não respondeu.
ALTO DO RODRIGUES

Ministério Pentecostal do Deus de Israel festeja com louvor e adoração, três anos de existência.

EVENTO: 3º ANIVERSÁRIO DO MIN. PENTECOSTAL DO DEUS DE ISRAEL NO BRASIL
DATA: 03 DE MARÇO
HORA: 19H
LOCAL: RUA JOSÉ JORGE DAS NEVES- BAIRRO SÃO FRANCISCO / SEDE - ALTO DOS RODRIGUES/RN
PARTICIPAÇÕES: ISNAIDA FERNANDES / NOVA ROTA / LEVI DIAS  E Pr. ARANAUDO ANDRÉ (Natal/RN

Fonte: bloglucianoseixas.blogspot.com
ASSU

Ivan e Rosalba assinam ordem de serviço para início das obras de duplicação da entrada à cidade do Assú

A prefeitura do Assú e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte realizam hoje, (3), às 10h00, o ato oficial de assinatura da ordem de serviço para a execução da obra de duplicação e urbanização da entrada à cidade do Assú. 
 
A obra tem como objetivo melhorar o tráfego na região e a infraestrutura urbana, bem como dar maior segurança ao principal acesso ao município, através da duplicação da Avenida João Celso Filho, trecho de 2km, que liga a BR 304 ao centro da cidade. Esse acesso é uma solicitação da população ao longo dos anos e que se tornará, em breve, em realidade.

No projeto a ser implantado em 2,135km de extensão, estão previstas cinco paradas de ônibus com cobertura e bancos, além de contar com um projeto de urbanização e paisagismo que irá transformar a avenida em uma bela área. 

O acesso será duplicado passando a contar com duas vias de tráfego para cada sentido, com a presença de dois retornos duplos para facilitar o fluxo do trânsito, além de faixa de ciclovia ao lado direito no sentido BR – Centro.

Também serão construídas, calçada para pedestres em todo o percurso e canteiro central urbanizado.

Assessoria da PMA
POLÍTICA

Presidentes de Câmaras Municipais deverão enviar ao TCE atas de julgamento das Contas Anuais

O presidente da Primeira Câmara do TCE, Carlos Thompson Fernandes, está requisitando a todos os presidentes de câmaras municipais do estado as atas de julgamento, acompanhadas das correspondentes atas das sessões relativas às Contas Anuais dos municípios que receberam parecer prévio da Corte de Contas referentes aos anos de 2000 a 2010.

Os gestores terão o prazo de 10 (dez) dias, a partir do recebimento do ofício, para entregar a documentação. O não encaminhamento dos documentos poderá acarretar sanções no âmbito do Tribunal de Contas, além da comunicação imediata dessa eventual conduta omissiva à Justiça Eleitoral.

Fonte: Blogdovt.com
JORNAIS DE HOJE

Jornal Defato


Tribuna do Norte


Gazeta do Oeste


Diário de Natal


O Mossoroense


Novo Jornal


sexta-feira, 2 de março de 2012

ASSU

Prefeito e governadora assinam ordem de serviço para início das obras de duplicação da entrada à cidade do Assú
A prefeitura do Assú e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte realizam neste sábado (3), às 10h00, o ato oficial de assinatura da ordem de serviço para a execução da obra de duplicação e urbanização da entrada à cidade do Assú. 
A obra tem como objetivo melhorar o tráfego na região e a infraestrutura urbana, bem como dar maior segurança ao principal acesso ao município, através da duplicação da Avenida João Celso Filho, trecho de 2km, que liga a BR 304 ao centro da cidade. Esse acesso é uma solicitação da população ao longo dos anos e que se tornará, em breve, em realidade.
No projeto a ser implantado em 2,135km de extensão, estão previstas cinco paradas de ônibus com cobertura e bancos, além de contar com um projeto de urbanização e paisagismo que irá transformar a avenida em uma bela área. O acesso será duplicado passando a contar com duas vias de tráfego para cada sentido, com a presença de dois retornos duplos para facilitar o fluxo do trânsito, além de faixa de ciclovia ao lado direito no sentido BR – Centro. 
Também serão construídas, calçada para pedestres em todo o percurso e canteiro central urbanizado.
Fonte: Assessoria
ASSU

Ivan Junior foi recepcionado por familiares e amigos em comemoração pelo prêmio ganho no Sebrae. 


O prefeito do Assú, Ivan Júnior, foi recepcionado na tarde de ontem (01/03), na entrada principal da cidade, por familiares e amigos quando de sua chegada da capital potiguar onde recebeu o prêmio do SEBRAE, Prefeito Empreendedor, conquistado na última quarta-feira 29.02.

Após ser cumprimentado o prefeito, acompanhado dos que o esperavam, seguiu para o restaurante Dida.Tom, onde festejou com servidores do município, familiares e amigos tão importante conquista para o município.

Fonte: Programa Registrando, via Nelson Dantas
POLÍCIA

Polícia civil faz entrega de coletes à prova de balas e computadores ao efetivo do interior

O delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, entregou no final da tarde de ontem (1º), 68 novos coletes à prova de balas e 24 novos computadores destinados às delegacias de Mossoró e da região Oeste. 

A solenidade de entrega reuniu policiais civis da região e contou com a presença do Delegado Geral Adjunto, Christian Medeiros, do Diretor de Policiamento do Interior, José Carlos Oliveira e do Direto Administrativo da Degepol, Gustavo Santana.
 
De acordo com o delegado geral Fábio Rogério, a entrega dos computadores faz parte de um projeto de modernização da Polícia Civil, principalmente no interior do estado, e também tem por objetivo realizar o Boletim de Ocorrência Virtual. “O sistema já funciona em algumas delegacias de Natal e a nossa intenção é expandir para Mossoró e todas as cidades do interior”, destacou. Com o BO virtual, um policial em Natal, por exemplo, poderá ter acesso aos dados de um crime registrado em Mossoró. 
 
O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mossoró e contou também com uma palestra ministrada pelo agente lotado na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró, Marcos Antônio, sobre técnicas para reconhecimento de veículos adulterados.  

A aquisição dos computadores foi realizada através de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e a Petrobrás. 

Valorização
Na ocasião, o delegado regional, Cleiton Pinho, lembrou que o evento serviu também para motivar os policiais. “Quando apresentamos novos equipamentos, não apenas melhoramos a estrutura, como damos mais incentivo para o trabalho”, ressaltou. Para o delegado Roberto Moura, da 2ªDP de Mossoró encontros como esse, que discutem os problemas e buscam soluções, são extremamente importantes.

Por Walfran Valentim, via Assessoria da Degepol
Daqui a pouco: Quem é Rei nunca perde a majestade. E, você, vai concordar!!!
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Mineiro promove seminário para discutir a situação das mulheres do RN no mercado de trabalho.

Marcando a abertura das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (9/3), a Assembleia Legislativa está realizado, por proposição do deputado Fernando Mineiro, o seminário A situação das mulheres do RN no mercado de trabalho, que acontece nesta segunda-feira, 5. No evento, que será realizado no plenarinho da Casa, também será feito o lançamento do Anuário de Mulheres Brasileiras, organizado pela Secretaria Nacional de Mulheres e pelo DIEESE. 

Mineiro está realizado a atividade em parceria com a deputada federal Fátima Bezerra, com a Secretaria de Mulheres do PT, DIEESE, Fórum de Mulheres e Marcha Mundial de Mulheres.

Na ocasião, será apresentado o trabalho de pesquisa realizado pela economista do DIEESE, Virgínia Ferreira, sobre a situação das mulheres no mercado de trabalho  no RN. A Professora Brasilia Carlos Ferreira fará uma análise e apresentação de dados sobre a conjuntura Nacional. 

O Fórum Estadual de  Mulheres e a Marcha Mundial de Mulheres também participarão do evento.
ALTO DO RODRIGUES

Câmara elege Nixon como relator das contas de Eider do ano de 2010.
Eleito por unanimidade pelos colegas, Nixon Baracho será o relator e deve analisar todos os documentos, notas fiscais, empenhos e pagamentos das contas do prefeito Eider Assis de Medeiros (PMDB), referente ao ano de 2010. Nixon espera fazer um trabalho imparcial como relator, para que após o parecer possa fazer uma justa avaliação, “vamos esquecer a emoção e trabalhar com a razão”, disse. O vereador disse que já deu uma olhada e disse que tem dúvidas sobre restos à pagar. 

Para Nixon, tudo precisa ser apurado com imparcialidade, "deve-se esquecer as questões pessoas e avaliar com responsabilidade", frisou em seu discurso, na última quarta-feira. 

O vereador acrescentou que no ano 2007, teve evolução de restos à pagar de apenas R$ 700 mil. No ano seguinte (2008), ficou apenas 250 mil. Os absurdos, segundo o edil do Democratas, está a partir de 2009, onde ficou em resto à pagar mais de dois milhões. 

“Quero me aprofundar no assunto e que possamos fazer justiça”, finalizou o vereador do Democratas.
ALTO DO RODRIGUES

Abelardo Rodrigues e comitiva do município prestigiam inauguração do parque eólico.


Na manhã de ontem (01), o ex-prefeito Abelardo Rodrigues e uma comitiva do município, prestigiou a inauguração da eólica no município de Guamaré. A inauguração foi feita pela governadora do estado, Rosalba Ciarlini e contou com a presença do deputado Ricardo Motta (presidente da Assembleia Legislativa) e do deputado Vivaldo Costa, além de secretários de governo.

Chegada comitiva juntamente com a governadora ao parque eólico de Guamaré.

Do município de Alto do Rodrigues estiveram presente na inauguração dos parques eólicos de Aratuá 1 e Miassaba 2, os vereadores Cabral, Nixon, Dôra e Zé Pedro. Também esteve presente o ex-vereador Bão e as amigas Vanderleia, Tetê de Celina e Edilza.

Eólicas funcionand é uma imagem bonita que acima de tudo vem acompanhada de desenvolvimento.

Nos parques funcionam 18 turbinas GE Wind - os primeiros equipamentos eólicos da GE a serem instalados na América Latina - com capacidade de gerar 28,8 MW, além de eliminarem 702 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Isso equivale a um reflorestamento de dois milhões de árvores, preservadas por 21 anos.

Pelo menos três unidades são suficientes para abastecer uma cidade como Alto do Rodrigues.

Vereadores Cabral, Nixon, Zé Pedro, com Abelardo, Ricardo Motta, Carlos Augusto, Vivaldo Costa e a vereadora Dôra.

Rosalba se aproximando dos políticos, Vivaldo, Zé Pedro, Abelardo Rodrigues e Ricardo Motta

Presidente da Bioenergy conversa com Abelardo Rodrigues.

Momento importante, onde a governa descerra a placa de inauguração sob o olhar do prefeito de Guamaré, Emilson de Borba e do presidente da Bioenergy, Sergio Marques.

A Bioenergy é a líder no segmento de energia eólica no Brasil e o Rio Grande do Norte recebeu ontem (01) mais um importante investimento com a inauguração dos parques Aratuá 1 e Miassaba 2, no município de Guamaré. 

Desenvolvidos e implementados pelo Grupo Bioenergy, os parques são os primeiros do País desenvolvidos totalmente pela iniciativa privada e representam a injeção de R$ 120 milhões no setor.

Para a governadora Rosalba Ciarlini a iniciativa da empresa é exemplo do potencial que o estado possui para se consolidar como líder no mercado de energias renováveis. "O RN tem todas as condições para se tornar líder não só no setor eólico como também no segmento de energia solar e o nosso trabalho é para que a cada dia mais investimentos sejam feitos", afirmou a Governadora.

Durante a inauguração o presidente da Bioenergy, Sérgio Marques, ressaltou a importância da política governamental como um grande diferencial para a segurança dos investidores. "Não é em todos os estados que encontramos esse ambiente de apoio e tranquilidade para investir. O apoio institucional por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do IDEMA foram fundamentais no processo de implantação do nosso grupo no RN", garantiu. 

Com o Aratuá 1, operando no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e o Miassaba 2 - o primeiro do Brasil a operar no ambiente do mercado livre - são gerados 150 empregos diretos e indiretos.

Com informações do rn.gov.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Ainda hoje:
Abelardo Rodrigues e comitiva participam da inauguração de parque eólico junto com a governadora.

“Temos um novo modelo energético”, disse Ricardo Motta sobre novos parques eólicos


Ao prestigiar hoje (2) a inauguração dos dois novos parques eólicos do RN, Miassaba 2 e Aratuá 1, em Guamaré, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, destacou o novo modelo energético que está sendo posto em prática na economia do Estado: “Aqui no Rio Grande do Norte temos um novo modelo energético, com a compra se dando diretamente entre o produtor e o consumidor. O nosso Estado está no caminho certo do desenvolvimento”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.


Ricardo Motta frisou que o parlamento está totalmente antenado com a agenda do RN: “Estamos presentes neste momento e, em maio, por sugestão nossa, e em parceria com a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale),  vamos realizar a conferência nacional aqui em Natal exatamente sobre energias renováveis. Nós que fazemos a Assembleia Legislativa, vemos com muito entusiasmo a inauguração de mais esses dois parques eólicos no RN, que juntos, vão gerar energia para atender a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes”, disse.


Além do presidente da Assembleia e da governadora Rosalba Ciarlini, a inauguração contou com a presença do deputado Vivaldo Costa, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, do diretor geral do Idema, Gustavo Szilagyi, do presidente da Bioenergy, Sergio Marques e do líder de negócios da GE, Jean Claude Robert, do prefeito em exercício de Guamaré, Edmilson Borba cunha, além de diversos empresários e políticos da região.


A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que o Estado tem 35% da energia eólica autorizada no País: “São mais de oitenta parques. Sessenta em fase de implantação e dezoito em funcionamento. Temos um longo caminho a percorrer. Fico feliz em saber que este é o primeiro parque da América Latina a utilizar equipamentos GE”, disse Rosalba, que fez um pedido a Jean Claude, para que transmita aos diretores internacionais da GE a expectativa de que será ainda melhor quando a empresa puder produzir seus equipamentos em solo potiguar e garantiu que, para isso, terão incentivos e todo o apoio do governo.


“Para nós esse é o momento da realização de um sonho. Este ano a Bionergy completa dez anos e a inauguração de Miassaba 2 e Aratuá 1 é um marco institucionalizado. Temos orgulho em fazer esse empreendimento no RN. Conseguimos com o apoio institucional do governo e isso realmente nos traz muita satisfação. Não são todos os estados em que encontramos esse ambiente de apoio e de tranqüilidade para investir”, disse Sérgio Marques.


De acordo com o governo, o investimento no setor eólico no Rio Grande do Norte, até o ano de 2014, será da ordem de R$11,2 bilhões. Contabilizados os resultados do último leilão, realizado dia 20 de dezembro de 2011.
ASSU

Ivan Júnior é o grande vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae/RN

2012-02-29 14.14.59

O prefeito do Assú, Ivan Júnior, foi reconhecido pelo Sebrae/RN como gestor público que promove ações para minimizar a burocracia e estimular o desenvolvimento dos negócios do segmento das micro e pequenas empresas com o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em solenidade realizada nesta quarta-feira (29), em Natal. 

O prefeito Ivan Júnior ganhou de outros 39 prefeitos que inscreveram projetos de empreendedorismo e que concorriam ao título de melhor projeto e a sete destaques temáticos.

Além do troféu de melhor projeto, reconhecido como o grande vencedor estadual, Ivan Júnior foi vencedor também na categoria: Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável e Promoção do Desenvolvimento Rural.

imagem 1

"Esse prêmio instituído pelo Sebrae estimula os municípios a realizarem projetos de qualidade. Esse troféu que tenho em mãos é o trabalho de toda a nossa equipe", disse o prefeito Ivan Júnior, ao ser anunciado vencedor e receber o troféu.

A premiação é uma iniciativa do Sebrae, que acontece a cada dois anos, no intuito de identificar, valorizar e difundir ideias criativas e efetivas que estimulem a implantação de micro e pequenas empresas nos municípios brasileiros. A etapa potiguar homenageou o ex-governador Cortez Pereira, pelos ideais empreendedores observados em sua administração.

Nessa sétima edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu 51 inscrições no Rio Grande do Norte. Do total, 39 tiveram seus projetos avaliados positivamente pelo Comitê Gestor e estavam concorrendo ao prêmio. O prefeito Ivan Júnior - primeiro lugar no prêmio e destaque em uma das categorias temáticas irá concorrer com os vencedores dos demais estados do Nordeste. Já os projetos que obtiverem melhor colocação na etapa regional concorrerão ao prêmio nacional.

Com informações da Assessoria da PMA - Alderi Dantas
ALTO DO RODRIGUES

Contas do prefeito Eider do ano 2010 já está à disposição da população.

Já encontra-se disponível para consulta popular, as contas do prefeito Eider Medeiros (PMDB), referente ao ano fiscal de 2010. De acordo com o pronunciamento do presidente da Casa, vereador Cabral, qualquer cidadão pode ir até a secretaria e solicitar a prestação de contas e conferir pagamentos, notas, entre outros documentos. Todos os vereadores já tomaram conhecimento da chegada das contas da atual administração do ano de 2010.
ALTO DO RODRIGUES

Três vereadores votaram contra melhorias para os agentes de endemias

Ontem, na sessão da Câmara Municipal, o vereador Zé Pedro deu entrada em um requerimento, solicitando do Ministério Público, a abertura de inquérito para apurar as precárias condições de trabalho dos agentes. 

O vereador Antonio José (PSD) disse que se todas as informações for verídicas por parte dos agentes, é válido o pedido. Parecia que o vereador Antonio José iria votar no requerimento, mas supreendeu quando votou contra o requerimento que solicita a presença do Ministério Público para apurar as irregularidades. Acompanharam no voto, Toinho Olegário e Zé de Zeca. 

Mesmo assim, o requerimento do vereador Zé Pedro, foi aprovado pela maioria, votaram a favor: zé Pedro (autor do requerimento), Nixon, Mê, Fernandinho, Dôra e Cabral.

A matéria completa sobre o descaso da prefeitura com os agentes de endemias, você vê nas postagens abaixo.

Daqui a pouco, bate-boca entre Antonio José, Nixon e Zé Pedro.
GUAMARÉ

Governo do Estado participa de inauguração de dois parques eólicos

O Governo do RN avança cada vez mais no setor de energias renováveis. O estado possui hoje sete parques eólicos instalados nas regiões do Mato Grande, Litoral Norte e Serra de Santana, na região Seridó, e mais dois deles entrarão em atividade nesta quinta-feira (1). Os parques Miassaba 2 e Aratuá 1 serão inaugurados pelo Grupo Bioenergy no município de Guamaré, às 10h, em solenidade que contará com a participação da governadora Rosalba Ciarlini. Juntos os parques representam o investimento de R$ 125 milhões.

O parque Miassaba 2, será o primeiro a operar no Mercado Livre, ou seja, ambiente onde os preços praticados são negociados livremente entre o consumidor e o agente de geração ou de comercialização sem interferência do Governo Federal. Consumidores que utilizam mais de 0,5 megawatt (MW) - indústrias de maior porte, shoppings, hospitais e supermercados, por exemplo - podem negociar seus contratos de fornecimento de energia com base em volume, preço, duração e indexação.

O Aratuá I funcionará no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), ambiente onde as tarifas praticadas são reguladas pela Aneel. Não há negociação entre o consumidor e o agente de distribuição.

O investimento do setor eólico no Rio Grande do Norte, até o ano de 2014, será da ordem de R$11,2 bilhões. Contabilizados os resultados do último leilão, realizado dia 20 de dezembro de 2011.

Outros 84 parques eólicos devem ser instalados no Rio Grande do Norte até 2014, referentes aos leilões de 2009, 2010 e 2011. O RN detém 35% do potencial energético eólico autorizado a ser instalado em todo o território nacional referente a energia comercializada nos últimos leilões do Governo Federal nos anos de 2009, 2010 e 2011. Esses parques integram o Ambiente de Contratação Regulada (ACR).


SOBRE A EMPRESA BIOENERGY

Os parques do Grupo contam com aerogeradores da GE, os primeiros da empresa a serem instalados na América Latina, capazes de gerar 14,4 MW cada um, totalizando 28,8 MW.

A Bionergy, fundada em 2002, foi uma das pioneiras no Brasil em energia eólica. Conta, atualmente, com um portfólio de 2,2 mil MW em projetos eólicos e 300 MW em energia solar e é a quinta maior empresa vencedora de leilões de energia no Brasil dentro de seu segmento de atuação.
Fonte: Assecom - RN

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Pneu do ônibus da prefeitura estoura e alunos são transferidos para ônibus de Pendências.

Não é novidade, ônibus da prefeitura quebrar no meio do caminho. Agora há pouco, os alunos que estudam na UFERSA, em Angicos, tiveram um susto danado, depois que um pneu do estourou, de tanto liso que estava e os alunos foram obrigados a pegar carona no ônibus da prefeitura de Pendências.
ALTO DO RODRIGUES

Agente de endemias cobram da prefeitura melhores condições de trabalho

 Agentes de endemias querem melhores condições de trabalho e salário digno.

Fazer um serviço que surta efeito positivo, evitando a proliferação do mosquito da dengue, um trabalho preventivo que não está sendo feito, melhorar as condições de trabalho e um salário digno, são algumas da reivindicações dos agentes de endemias do município.

Os agentes de endemias estão sofrendo com péssimas condições de trabalho, para se ter uma idéia, os oito agentes de endemias são responsáveis por toda a cidade e não tem uniforme adequado, falta uma bolsa de trabalho, não tem uma lanterna, os equipamentos de proteção individual, além de protetor solar. Já tem um agente que está pela perícia devido ao câncer de pele. 

Além das precárias condições de trabalho, os agentes estão sentindo no bolso, outro sofrimento: Descontos indevidos. Segundo um dos agentes, presente na reunião de ontem à tarde, um colega foi dar entrada no benefício e o INSS disse que não poderia aumentar o prazo, devido a prefeitura não ter repassado os descontos para o órgão, mesmo assim, o funcionário mostrou os descontos. “Já teve desconto de até R$ 250 nos contracheques de alguns colegas”, denunciou Clívia.

Os agentes de endemias também cobram os qüinqüênios que ainda não foram pagos, sem falar no aumento salarial que está completamente defasado. Para se ter uma idéia, a cidade de Assu, paga R$ 1,3 mil, em Natal, o salário dos agentes é de 1,8 mil. A cidade de Guamaré já paga ER$ 2 mil. E o município de Alto do Rodrigues paga R$ 700. 

“Poderíamos prestar um serviço melhor à população, mas as precárias condições de trabalho e todo esse descaso do poder municipal tem inviabilizado um serviço de qualidade para a sociedade”, disse Clívia, representante dos agentes de endemias, na reunião do indicativo de greve dos professores.

Diante dos absurdos denunciados pelos agentes, o advogado do Sindicato, Dr Jefre Macedo orientou aos agentes que procurassem o Ministério Público para denunciar esse caso.