Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SAÚDE



Novo estudo associa HPV ao câncer de garganta

Uma infecção transmitida sexualmente e geralmente associada ao câncer de colo do útero também está relacionada a um risco cinco vezes maior de câncer no aparelho vocal, segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Infectious Diseases.

Não é a primeira vez que pesquisadores associam o vírus HPV aos cânceres da região da cabeça e do pescoço. Recentemente, um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública da USP mostrou que 72% dos casos de câncer de cabeça e pescoço apresentam o HPV, um vírus transmitido principalmente em relações sexuais desprotegidas.

Neste recente estudo, pesquisadores chineses combinaram os resultados de 55 estudos das últimas duas décadas, e descobriram que 28% das pessoas com câncer de laringe tinham tecidos tumorais com resultados positivos para o vírus do papiloma humano (HPV).

Mas esse índice variou amplamente de estudo para estudo – desde a ausência do HPV em pacientes com câncer de garganta, até uma taxa de infecção de 79% nos pacientes com tumores.

"A infecção pelo HPV, especialmente pelo tipo HPV-16, de alto risco, foi apontado como significativamente associado ao risco de carcinoma de células escamosas de laringe", escreveu o coordenador do estudo, Xinagwei Li, da Academia Chinesa de Ciências Médicas e da Faculdade Médica da Universidade de Pequim.

Nenhum comentário: