Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


PENDÊNCIAS 59 ANOS

A economia do município 

Agricultores do passado

Manoel Alves Barbosa – Era proprietário da fazenda Cariri, situada na lagoa dos Medeiros, fazendeiro conhecido por todos, prestou como tantos outros a sua colaboração nos primeiros empreendimentos aqui realizados.

Pedro Alves de Medeiros – Foi um grande personagem da nossa história, proprietário e fazendeiro do município. Nasceu no Sítio Cariri, Pendências (RN), em 20 de dezembro de 1885. Filho de Manoel Alves de Medeiros e Maria Inácia de Medeiros. Aqui casou-se e construiu a sua família.

Luiz Gonzaga Bezerra – Foi uma das figuras mais impressionantes de nossa terra. Era agricultor, comerciante e fazendeiro no município de Macau. Veio para Pendências em 1915, dedicando-se ao comércio, a criação e a agricultura. Aqui realizou obras úteis e duradoura em prol da nossa terra.

A Pesca
Os primeiros pescadores da vila Independência foram João Mucaia, André Mucaia, João Ferreira (Calixto), Miguel Tria. Mas os pescadores que ficaram na história da vila Independência, ou a velha Pendências, como era chamada, foi a grande família dos mucaias.

Aquela família morava em casebre esburacado, rodeado de monturos fedorentos, os terreiros eram cheio de molambos, ossos e espinhas de peixe. No oitão estendiam as tarrafas e as redes de linha número um, instrumentos que utilizavam no trabalho de pesca.

Era da pesca que aquela família vivia e tirava o seu sustento. A profissão foi passando de pai para filho, e assim sucessivamente. Ainda hoje membro da família Mucaia sobrevive da pesca.

A pesca no município é praticada no Piranhas – Assu, na Várzea do Queimado, e na maré do município de Macau. O produto da pesca é comercializado nas feiras do mercado público da nossa cidade.

O Petróleo
A produção de Petróleo teve início no município de Pendências no ano de 1981 no lugar conhecido por Monte Alegre nesse município. Em 1982 foi encontrado o precioso líquido preto na fazenda Moinho. Em 1989 foi encontrado Petróleo na Lagoa da Aroeira, e em 1992 no distrito do Porto do Carão desse município.

Antes somente os estados e os municípios se beneficiam com os Royalties do petróleo. Os proprietários de terra que tinham parte de suas terras ocupadas por poços e instalações da Petrobras recebia apenas uma miséria anual.

No ano de 1998 uma nova lei beneficiou os proprietários com um percentual mensal sobre a produção do óleo extraído.

A carcinicultura
A carcinicultura que é o cultivo de camarões em cativeiro é atualmente o setor mais dinâmico da economia potiguar, principalmente no município de Pendências. 

Essa economia que vem crescendo nos últimos anos e com mercado para exportação assegurado, vem tendo desempenho excelente a cada ano, colocando o Estado na segunda posição de exportadores de camarão do Brasil e o município de Pendências na segunda posição de produção de camarão do RN, com 926,06 de área de cultivo em hectares, perdendo apenas em nível de estado para o município de Porto do Mangue que produz 1.211,27 há, segundo dados apresentados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC – RN.

Nenhum comentário: