Memorial às vítimas de Covid

sábado, 29 de dezembro de 2012



CULTURA

Jovem de 16 anos ganha a atenção das editoras de livro, ao fazer o resumo de livros e compartilhar com amigos nas redes sociais.

O jovem Ruan  Florêncio de apenas 16 anos, completados no dia 23 de novembro passado é um apaixonado por leitura, define-se nas redes sociais como devorador de livro. 

E essa paixão, ampliou os horizontes da leitura, quando criou um blog para fazer a resenha (resumo) do livro que leu. 

A resenha (de Juan) é publicada e espalhada pelo próprio pelas redes sociais e aumenta a propagação do livro. Agora, as editoras presenteiam Juan com dois exemplares do livro. 

O pai, Francisco Paiva (Bão) disse que terá que ampliar o espaço para guardar os livros, pois de janeiro até agora, Juan já leu cerca de 200 livros. 

Veja a última resenha publicada no blog de Juan Florêncio ( asasliteraria.blogspot.com )

Resumo do livro A Maldição do Tigre - Colleen Houck por Juan Florêncio




Dentre todos os sucessos literários desse ano, a série A Maldição do Tigre foi certamente um das mais faladas, fazendo que muitos que ainda não tivessem lido ao menos um livro da série se sentissem diminuídos em relação aqueles que leram. 

Antes de tudo temos que concordar que temos uma coisa que tem faltado ultimamente nas obras de fantasia, originalidade. Fugindo dos temas sobrenaturais tão ''modinhas'', Collen Houck ousou no universo dos seus personagens criando seres que sofrem por causa de uma maldição e uma ambientação principal em um local exótico ao qual eu nunca tinha visto nenhuma obra literária se ambientar, a Índia. 

No prólogo da história somos apresentados a um príncipe que foi traído pelo próprio irmão e pelo pai da mulher que viria a ser sua esposa. Rhen, um príncipe indiano estava prometido para Yesubai, princesa de um reino inimigo. Enquanto viajava, o irmão de Rhen, Kisham, se aproximou da noiva do irmão e acabou se apaixonando por ela. Revoltado pelo fato do irmão que iria se tornar rei e casaria com a mulher que ele amava, Kisham buscou ajuda do pai de Yesubai, para que ele desfizesse o casamento dela com o futuro rei. O homem acabou concordando e mais tarde ao cumprir com o que prometeu acabou traindo os dois príncipes para ter algo do seu próprio interesse e para garantir que os dois não se vingariam jogou uma maldição em ambos que acabaram virando um tigre branco (Rhen) e uma pantera negra (Kishan). 

Saindo do ambiente histórico da Índia vamos para o Oregon, Estados Unidos, local onde vive a protagonista da trama , Kelsey Hayles. Felizmente, drama, lamentação, excesso de lágrimas e outras características relacionandas não fazem parte do perfil de Kelsey, que se mostra extremamente aventureira, corajosa, divertida e autêntica. Ela perdeu os pais a pouco tempo e vive com tutores. Mesmo sendo uma situação extremamente trágica a garota parece ter superado rápido a grande perda e não passa as páginas do livro se lamentando por isso. Em busca de custear os gastos com a faculdade a garota que já se formou na escola vai em busca de um emprego, e o acaba conseguindo. Em um circo. Seu trabalho envolvia coisas simples como vender ingressos e limpeza depois das apresentações, e  também difíceis para a maioria das meninas da sua idade, alimentar os animais do circo. Pelo fato dos animais precisarem de alimentação durante vinte e quatro horas, Kelsey acaba indo se alojar no circo por alguns dias. 

Trabalhar em um circo não é uma imagem de emprego perfeito que se tem para uma garota de quase dezoito anos, mas como disse, aventureira é uma característica da protagonista. No circo, Kelsey conhece pessoas legais e gosto do trabalho que tem de fazer. Ao conhecer o tigre branco a garota fica deslumbrada com a beleza do animal e passa a ter um afeto muito grande com o bicho. Aos poucos a garota tem confiança o suficiente para fazer carinho no animal sem ter medo de acidentes. Um certo dia ela descobre que o tigre foi vendido para um homem e que ele iria para a Índia, devolver o animal ao seu ambiente natural. Por se tratar de um tigre que seria transportado para outro país e tratado por diferentes pessoas no caminho, Kelsey acaba sendo convidada para também ir a Índia para acompanhar a viagem do tigre que já estava acostumada com a sua tratadora. A garota acaba aceitando o convite sem nem imaginar a grande aventura na qual ela estava embarcando. 

De maneira geral o livro é muito bom. A narrativa é muito bem elaborada e os personagem extremamente bem construídos. Em alguns momentos creio que a autora acabou sendo fantástica até demais, mas nada que tire todo o brilho que essa obra tem. O murmurinho com essa obra foi imenso, vários elogios foram a ela atribuídos, porém, não foi uma narrativa que me fez virar extremamente fã. Acho que faltou um pouco mais de realismo em alguns pontos e de nexo em outras, mas ainda assim, esses pontos não fazem a série perder tantos pontos comigo. 

A série já tem três livros publicados no Brasil e tem tudo, para ser um daqueles livros que sempre estão na ponta da língua dos leitores quando se trata de indicação.

Nenhum comentário: