Memorial às vítimas de Covid

domingo, 16 de dezembro de 2012


COTIDIANO

Religião dispensa burocracia


Até bem pouco tempo, ser brasileiro e católico era uma noção praticamente indivisível, mas aos poucos esse conceito está mudando. E no Rio Grande do Norte não é diferente. O Censo de 2010 mostrou que os fiéis de Roma são 938.315. Os protestantes já somam 181.247.
Ana SilvaAlgumas igrejas, como esta na rua Joaquim Teodoro de Oliveira, em Nova Parnamirim, ocupam grandes imóveis
Algumas igrejas, como esta na rua Joaquim Teodoro de Oliveira, em Nova Parnamirim, ocupam grandes imóveis

A servidora pública Karla Correa vê de maneira positiva o crescimento da religião evangélica. Há 21 anos ela se converteu e um dos aspectos que a chamou a atenção foi essa liberdade de professar a fé. "Acho importante essa diversidade. Não me agride o fato de se ter várias igrejas. Têm aquelas mais voltadas para a família, outras para os jovens, para o louvor. Cada um vai para aquela que se identifica", diz Karla que congrega na Igreja Sara Nossa Terra. Ela se converteu aos 10 anos de idade junto com a mãe e o irmão. 

O analista de sistemas Wabner Alves nasceu em uma família evangélica. O pai dele é pastor da Assembleia de Deus. Para ele é preciso cuidado ao escolher a igreja. "Infelizmente, algumas pessoas não totalmente convertidas a Cristo abrem igrejas e pregam além do que diz a bíblia. Por isso, é preciso avaliar como é a igreja, o que ela prega", orienta Wabner.

Mas se fundar uma igreja evangélica não é uma tarefa das mais difíceis, comandar  centenas de fieis requer uma preparação e tanto. Primeiro é preciso ter vocação.
Magnus NascimentoO Copastor José Alderi diz que vocação é fundamentalO Copastor José Alderi diz que vocação é fundamental

"Temos que ter um chamado de  Deus primeiramente. Depois é preciso muito estudo e dedicação. Os escolhidos para serem pastor  tem que ter vocação e viver retamente, afinal será exemplo para os outros", disse o co-pastor José Alderi de Souza.

Os pastores são escolhidos entre os membros da igreja. Eles são avaliados preparados pelos pastores, depois de três anos como auxiliar é consagrado diácono. E assim por diante.

Esse processo de escolha varia de acordo com cada congregação. Na Igreja Evangélica Congregacional Zona Sul, o candidato a pastor tem que ser membro da igreja e deve receber a aprovação de, pelo menos, 2/3 dos membros.

"Cada denominação tem a sua forma de escolher. Na nossa igreja, o pastor é escolhido entre os membros porque sabe-se que essas pessoas estão comprometidas com a nossa fé. Além disso, precisa demonstrar conhecimento da Palavra, capacidade de lidar com os fieis, entre outras características", explica o pastor Marcos Nascimento.

Católicos centralizam expansão

No catolicismo há uma maior rigidez quando se fala em abrir uma nova igreja. Para se ter uma ideia, em todo o Rio Grande do Norte existem apenas 85 paróquias - 45 delas em Natal - e oito áreas pastorais. De acordo com o Chanceler da Cúria Arquidiocesana, padre Valtair Lira, áreas pastorais são quase paróquias. Ou seja, áreas que estão prestes a se tornar paróquia. Ele citou como exemplo a de Nossa Senhora do Carmo que vai se tornar Paróquia no bairro de Cidade dos Jardins, em Parnamirim.

"Para se tornar paróquia, é preciso a autorização do bispo. Isso porque nós temos o cuidado de preserva a comunhão dos padres com o bispo e do bispo com o Papa. Tem que haver essa sintonia. Respeitamos a diversidade, mas acreditamos que é preciso que existam normas", diz padre Valtair.

O padre de determinada paróquia, juntamente com o Conselho Paroquial avaliam a construção de novas igrejas. A paróquia tem sua igreja Matriz e, dependendo da necessidade, capelas. Segundo padre Valtair, cada paróquia tem o seu CNPJ, estrutura de secretaria, casa paróquia, centro pastoral. E para manter tudo isso, é preciso ter também organização financeira. A paróquia precisa arcar com seus custos.

Assim como os templos evangélicos, as igrejas católicas também são livres de impostos, como o IPTU, por exemplo. Mas como acontece nas empresas, é preciso fazer prestação de contas dos gastos, recolher impostos trabalhistas.

tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário: