Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SUSTENTABILIDADE


Projeto desperta empreendedorismo e consciência ambiental



Associar noções de empreendedorismo e valorização da cultura local para a conservação da praia de São Miguel do Gostoso, uma das paisagens naturais mais deslumbrantes do Rio Grande do Norte, a 110 quilômetros da capital potiguar. Essa é a proposta de uma das ações do projeto de Responsabilidade Social & Negócios, desenvolvido peloSebrae no estado com jovens e adolescentes do município.

A iniciativa desperta o potencial empreendedor dos participantes e a preocupação com a preservação ambiental do lugar que ainda resguarda aspectos nativos. Por estar situada na esquina do continente, a praia recebe turistas de várias partes do mundo, principalmente os adeptos do kitesurf, que buscam o mar, os ventos fortes e o contato mais próximo com a natureza.

O projeto conta com o apoio de empresários do trade turístico e do comércio local e envolve mais de 100 jovens entre 15 e 18 anos, que participam da Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (Amjus) e estudam em escolas públicas. A entidade não-governamental atua desde 2009 na promoção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na cidade e realiza várias atividades durante todo o ano, começando sempre no mês de maio.

Mais do que estimular a formação profissional e, ao mesmo tempo, repassar noções de sustentabilidade e empreendedorismo, a iniciativa faz um resgate da história do lugar, que, pela tese do historiador potiguar Lenine Pinto, teria sido o local onde Pedro Álvares Cabral aportou pela primeira vez, em 1500.

“Pretendemos com esse trabalho despertar competências empreendedoras e ensinar a importância da preservação do meio ambiente e da valorização da cultura como identidade para esses jovens”, enfatiza a gestora do projeto de Responsabilidade Social & Negócios do Sebrae no Rio Grande do Norte, Tatiana Campos.

Gincana Empreendedora

Dentre as atividades realizadas está a Gincana Empreendedora, que ocorreu no início do mês e mobilizou 35 jovens em torno de tarefas ecológicas como arrecadação de objetos recicláveis e confecção de utensílios a partir do material coletado. 

Os cinco grupos de participantes conseguiram arrecadar mais de 11 mil garrafas PET durante o evento e tiveram de responder perguntas ligadas a temas como gestão de negócios, finanças, cultura e sustentabilidade. Cada integrante do grupo vencedor ganhou como prêmio uma bicicleta.


“Trata-se de uma iniciativa importante para o Sebrae, não só por difundir a visão empreendedora, mas também por estar em sintonia com os valores sociais e de consciência ambiental que são imprescindíveis para a vitalidade dos negócios”, destaca o diretor-técnico da isntituição no estado, João Hélio Cavalcanti. 

Para ele, a ação é uma forma de trazer novos conceitos de sustentabilidade e empreendedorismo, mobilizando a comunidade e empresariado local.

Os conceitos foram bem absorvidos por Antônio Eric Bezerra, de 13 anos. “Agora, sei que recolher latinhas é tão importante, ou mais, que qualquer outra atividade. É uma ação que pode gerar renda e manter o ambiente preservado”, conta o adolescente, cujo pai é pescador em São Miguel do Gostoso.

Já Lídice Caroline da Costa, 15 anos, que passava a maior parte do dia ociosa, afirma que o projeto veio compensar essas horas vagas e dar um novo estimulo a sua formação. “Para mim, o projeto tem sido importante por valorizar a nossa cultura e despertar o empreendedorismo. Aprendi a lidar com vitórias e derrotas da mesma forma. Estou decidida a entrar no curso de administração”, sonha a moça.

Acácio Melo, 18 anos, também está no projeto e ainda não decidiu que profissão seguir. Dividido entre medicina e psicologia, o rapaz afirma que o projeto o estimulou a buscar mais conhecimento e trabalhar em equipe. “Agora, temos a noção de como é, de fato, empreender”, afirma o filho de garis, que vê nos livros a principal fonte de revolução pessoal. Ele liderou o grupo vencedor da gincana.


sebraern

Nenhum comentário: