Memorial às vítimas de Covid

sábado, 3 de novembro de 2012

PENDÊNCIAS

Escola do município representará o Nordeste na 6ª edição do Prêmio Educar
O 6º Prêmio Educar Para a Igualdade, realizado pelo CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades em parceria com o Santander e apoiado pela UNESCO, Governo Federal, UNDIME e outras, teve como objetivos dar visibilidade, incentivar e subsidiar escolas, professores e profissionais da Educação Básica para a inclusão da temática étnico-racial nos projetos pedagógicos, objetivando concretizar o direito constitucional ao pleno desenvolvimento escolar das crianças, adolescentes e jovens negros, brancos, indígenas e de outros grupos étnicos, e a garantia de igualdade de acesso,permanência e sucesso na escola estimulando e apoiando a implementação da LDB alterada especialmente pelas Leis 10.639/2003 e11.645/2008, dentre outros.

Desde sua primeira edição, em 2002, o prêmio "Educar para a Igualdade Racial" ocupa papel destacado entre as iniciativas da sociedade civil comprometidas a construção de uma educação igualitária e de qualidade social.

Ao longo desse tempo foram catalogadas quase 2.000 práticas pedagógicas relacionadas à educação igualitária oriundas de todos os estados brasileiros e de todos os níveis educacionais, exceto o superior. 
O objetivo é prosseguir valorizando o protagonismo doseducadores, fortalecendo a progressiva institucionalização das ações educacionais e contribuindo para a efetiva implementação da LDB e das diretrizes curriculares que se ocupam do tema.

O prêmio é dividido em duas categorias: professor e gestão escolar. A primeira mapeia e dá visibilidade às boas práticas escolares desenvolvidas por professores. A segunda, incentiva às iniciativas planejadas e executadas diretamente pela gestão escolar. As escolas premiadas são beneficiadas com plano de acompanhamento para estimular e potencializar a institucionalização das práticas pedagógicas.

Neste dia 31 de outubro de 2012 a CEERT divulgou a lista dos 31 finalistas juntamente com os 08 premiados por categoria. Na categoria escola de Ensino Fundamental II tivemos:

ESCOLA MUNICIPAL MARIA CLEOFAS MOURA DA ROCHA

Prática: Educação para igualdade étnico-racial- Pendências /RN

Parabéns a todos e em especial aos que contribuíram para o êxito dessa conquista. A proposta pedagógica surgiu da necessidade de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que era eixo a ser trabalhado pelo município diante da proposta de trabalho do Selo UNICEF.


A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro de 2012 a partir das 09h00, SESC Vila Mariana – SP e contará com a participação de membros da diretoria da referida escola e o Secretário Municipal de Educação. 
Na ocasião estaremos divulgando nacionalmente uma experiência educacional bem sucedida, voltada à eliminação da discriminação étnico-racial. Ressaltamos ainda que o evento envolve uma premiação de 10.000,00 (dez mil) reais para as 08 escolas finalistas.
http://www.ceert.org.br/

Adendo:
A Escola Municipal Maria Cleofas Moura da Rocha, de Pendências/RN, ganha a 6ª edição do Prêmio Educar Para a Igualdade Racial.

O prêmio será entregue dia 12/12/2012 em São Paulo, ao Secretário de Educação Cleber Luiz e a diretora da Escola Rose Meire Menezes.
aluiziolacerda.blogspot.com

Nenhum comentário: