Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ESPORTES

Fifa confirma as seis sedes da Copa das Confederações

A parte mais pesada da reforma do Maracanã, que envolveu  trabalho com concreto e estruturas metálicas, já acabou.De acordo com a Empresa de Obras Públicas do Estado, 70% das obras do estádio estão concluídas. A próxima fase é do acabamento, que exige mais mão de obra e cuidado. Afinal são diversas instalações como novos banheiros, bares e camarotes. Os 231 banheiros já foram todos construídos e estão recebendo agora revestimentos em pastilhas, piso e bancadas. Os operários trabalham também nos 60 bares e nos 110 camarotes.A parte mais complexa dessa fase final é a instalação da nova cobertura do estádio. A estrutura metálica vai ser içada por um sistema especial chamado big lift e por 120 macacos hidráulicos. Depois, com a ajuda de alpinistas profissionais, vai ser colocada a lona tensionada feita de fibra de vidro e teflon.        A previsão de conclusão da obra é em fevereiro de 2013. ----------------------RIO DE JANEIRO, BRAZIL, OCTOBER 10, 2012, SOURCE:  AFPTV3 min 57 sec of images showing:- VAR of workers outside the Maracana stadium- VAR of workers inside the Maracana stadium


A Fifa confirmou oficialmente nesta quinta-feira que a Copa das Confederações de 2013 será mesmo realizada em seis sedes. Havia risco de Recife ser excluído da competição, por causa do atraso nas obras do estádio, mas a entidade manteve a capital pernambucana entre as cidades brasileiras escolhidas para receber os jogos, ao lado de Rio, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador.

Em evento realizado nesta quinta-feira no Museu do Futebol, em São Paulo, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) acabaram com a indefinição que durava desde o final do ano passado sobre as sedes da Copa das Confederações. Assim, foi confirmado o calendário de jogos inicialmente elaborado para a competição, passando por seis cidades brasileiras entre os dias 15 e 30 de junho de 2013.

O evento desta quinta-feira contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além de José Maria Marin, presidente do COL e da CBF, e do ex-atacante Ronaldo, também membro do COL. Pelo lado da Fifa, o secretário-geral Jèrôme Valcke não veio ao Brasil dessa vez. Com isso, a entidade foi representada pelo diretor de marketing, Thierry Weil, e pelo diretor de comunicações, Walter De Gregorio.

"A decisão foi tomada com base em dois fatores: relatórios técnicos dos estádios e comprometimento político", explicou Walter De Gregorio, ressaltando a importância do empenho governamental para cumprir os prazos - o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chegou, inclusive, a marcar presença no evento desta quinta-feira em São Paulo. Mas o dirigente da Fifa também fez um alerta. "Agora é um ponto sem volta. Não há mais como mudar. É um grande desafio. E estamos confiantes."

Quando elaborou o calendário da Copa das Confederações, no final do ano passado, a Fifa fez uma ressalva e admitiu que a competição poderia ter o número de sedes reduzido por causa dos atrasos nos estádios. Na época, as preocupações eram com Recife e Salvador. A definição, então, ficou para junho deste ano. Em maio, porém, a entidade resolveu dar mais prazo às cidades e adiou o anúncio para novembro.

Diante do avanço nas obras, Salvador deixou de ser uma preocupação para a Fifa ainda no primeiro semestre. Assim, a pendência ficou sendo Recife. Mas o governo pernambucano acelerou os trabalhos no estádio que terá capacidade para 46 mil pessoas. Agora, a arena já atingiu índice de conclusão de 70%, com prazo de entrega para março de 2013, o que fez com que fosse confirmada no torneio.

Passada a indefinição que durava quase um ano, a Arena Pernambuco receberá três jogos da Copa das Confederações, assim como Rio, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador - a exceção é Brasília, que terá apenas a abertura do torneio. Essas seis cidades também serão sedes do Mundial de 2014, que ainda contará com São Paulo, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Natal como palco das partidas.

Encarada como um teste na preparação para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações já tem sete dos oito participantes conhecidos: Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), Itália (representante da Europa), Uruguai (América do Sul), México (Concacaf), Japão (Ásia) e Taiti (Oceania). A última vaga será de um país da África, a ser definida na Copa Africana de Nações em fevereiro.

Nenhum comentário: