Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ESPORTE

Natal sediará maior torneio escolar das Américas em novembro

A proximidade da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas de 2016 fortaleceu o cenário esportivo brasileiro trazendo grandes competições realizadas em solo verde e amarelo. Em Natal, depois do 1º Meeting de Ginástica Olímpica e do Campeonato Mundial de Basquetebol Master, ambos em 2011, será a vez da capital potiguar sediar a 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, realizados entre 29 de novembro e 6 de dezembro deste ano com a participação de 12 países. Esta é a primeira vez que Natal recebe os Jogos, considerados os maiores do continente americano.

O evento é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Ministério do Esporte, do Conselho Sul Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Governo da Paraíba.

A abertura dos Jogos será realizada no dia 30 de novembro, às 19h, no ginásio de Esportes do Campus Universitário. Durante uma semana, 2.500 atletas masculino/feminino, de 12 a 14 anos, se dividirão nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão e nas individuais de atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Além do Brasil, estarão presentes atletas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Peru.

Ao todo, participarão do evento 4.500 pessoas entre atletas, dirigentes, autoridades e familiares dos estudantes que prestigiarão as disputas na capital potiguar. A estimativa é que no período o Rio Grande do Norte tenha um ganho no turismo de aproximadamente R$ 8 milhões.

Os jogos terão entrada gratuita e serão disputados nos ginásios dos colégios: Marista, Maria Auxiliadora, Colégio das Neves, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, Campus Universitário, AABB, SESI e Contemporâneo. Apenas a modalidade de atletismo será realizada em João Pessoa (PB), que possui pista de padrões internacionais.

No RN, o equipamento será inaugurado em 2013 e atende um pleito de 42 anos dos esportistas potiguares. A pista será construída em Natal através do Ministério do Esporte e marcará a data de realização dos Jogos Escolares Brasileiros. O investimento do Governo Federal foi de R$ 14 milhões.

Para atender a demanda de um evento do porte do Sul-americano, a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) está mobilizando 600 voluntários das universidades públicas e particulares dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Relações Internacionais, Turismo, Marketing e Administração. Além disso, estão sendo reunidos voluntários da Marinha, Exército e Aeronáutica, bem como da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, e das escolas da rede pública municipal e estadual do Rio Grande do Norte.

Para o secretário de Estado do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos, a realização dos jogos em Natal, que já tem a presença confirmada de 12 ministros do Estado, coroa o bom momento vivido pelo setor no Brasil, em especial para o Estado. O titular da pasta destacou os esforços para concretizar a capital potiguar como sede dos maiores jogos escolares do continente americano, que teve a edição anterior realizada na Colômbia, em 2011.

"Nós vivemos um ciclo internacional do esporte e o Brasil é o foco maior. Basta ver o volume de grandes eventos esportivos realizados nos últimos anos, que culminarão com os jogos olímpicos de 2016, passando pela Copa do Mundo de 2014. Mas, é importante dizer que as atividades só poderão acontecer pela ação política da governadora Rosalba Ciarlini, que de pronto assumiu a responsabilidade e consolidou a realização de um evento dessa natureza no RN. A bancada federal também deu uma valiosa contribuição no Congresso Nacional, em especial o deputado Henrique Alves, que atendeu a uma solicitação da SEEL e iniciou os contatos com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para que os jogos pudessem acontecer", declarou Joacy Bastos.

defato.com

Nenhum comentário: