Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

População desconhece importância do dia 15 de novembro

Os feriados são sempre muito aguardados por todos, que aproveitam esses dias de ‘folga’ para se divertir, descansar e viajar. No Brasil, existem oito feriados nacionais e um deles é o de hoje, 15 de novembro, quando é comemorado o dia da Proclamação da República, data que consolidou a história do povo brasileiro.

A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, marcando o fim da monarquia e implantando um novo regime político. O objetivo foi de possibilitar o avanço da democracia, por meio da implantação de eleições públicas para a escolha de um chefe de governo, que passou a ser o presidente da República.

De acordo com o professor de História, François Cavalcante, do Overdose Colégio e Curso, o feriado de 15 de novembro representa o início da liberdade e do direito da população de participar das decisões mais importantes do País. “Quando o Brasil deixou de ser governado por uma monarquia autoritária, instituindo-se república, o povo brasileiro passou a ter voz e apesar de a consolidação do País como república e a democracia terem acontecido gradativamente, aos poucos os brasileiros foram conquistando espaço tendo seus direitos estabelecidos e reconhecidos. A proclamação da República foi um passo importantíssimo para a democracia brasileira”, afirmou o professor François Cavalcante.

Muitos feriados foram instituídos por eventos culturais, religiosos, pagãos e históricos, mas muitos brasileiros desconhecem seu verdadeiro significado e a importância de tais acontecimentos para a formação da nação. Apesar das comemorações, poucos sabem o motivo dessa data ser instituída como feriado. O Jornal de Hoje saiu às ruas para conversar com a população e poucas pessoas sabiam o significado da data.

A autônoma Ivete Dias soube informar qual o feriado, mas afirmou não lembrar os fatos relevantes que aconteceram na data. “Sei que dia 15 de novembro é o dia da Proclamação da República, mas não me lembro ao certo o que aconteceu exatamente. Só sei que tem a ver com a democracia no País. Mesmo assim é bom ter esses feriados, vou comemorar relaxando”, afirmou Ivete Dias.

Já o vendedor ambulante Wellington Tavares não sabia o motivo do feriado. “Estou sabendo que amanhã é feriado, mas não sei de que. Nem se é nacional ou estadual. Mas vou aproveitar o dia, já que é feriado e ninguém trabalha, vou ficar mais tempo na igreja servindo a Deus”, disse.

Apesar da importância histórica de alguns feriados nacionais, o fato de ser “um dia de folga” parece ser mais importante para algumas pessoas do que os acontecimentos em si. Para o professor de História, François Cavalcante, o desconhecimento das pessoas em relação às datas históricas do País é reflexo da deficiência no sistema de educação e cultural também.

“Me impressiona o fato de tantas pessoas desconhecerem o significado por trás dos feriados nacionais, pois faz parte da história de cada um, da realidade do povo brasileiro, afinal foram esse acontecimentos que mudaram a história do nosso País. Infelizmente, isso é reflexo da deficiência da educação brasileira, pois esse contexto histórico nacional devia ser abordado com mais intensidade e freqüência, e essas datas também deveriam ter maior divulgação, não por se tratar de feriado, mas por sua história mesmo”, disse o professor.

portaljh

Nenhum comentário: