Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BRASIL

Dia Mundial dos Correios é comemorado com exposição de selos raros

Começou na última terça-feira no hall de entrada do Ministério das Comunicações a Mostra Filatélica Selos e Tecnologia, realizada em comemoração ao Dia Mundial dos Correios, 9 de outubro. Os visitantes terão oportunidade de conhecer a evolução tecnológica da fabricação de selos no Brasil. A exposição ficará aberta até o dia 23.

O primeiro selo postal adesivo do mundo é de janeiro de 1840, fabricado pelo correio inglês e chamado de Penny Black porque criava entre outras inovações a taxa única de 1 penny para cada correspondência, independente da distância a percorrer. Na mostra haverá selo editado pelos Correios do Brasil em 1990, em comemoração aos 150 anos do Penny Black.

O Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro nas Américas a adotar o selo postal como comprovante do pagamento antecipado da correspondência. Segundo informações dos Correios, o país deve o seu pioneirismo a Dom Pedro II que viu no selo inglês uma conquista que marcaria de forma definitiva os correios do mundo.

Assim, no dia 1º de agosto de 1843 entra em circulação a primeira emissão postal brasileira, composta por três selos nos valores de 30, 60 e 90 réis, a famosa emissão Olhos de Boi. 

A ideia inicial era se colocar a efígie do jovem imperador, Pedro II, o que foi recusado e considerado um desrespeito. Decidiu-se então, simplesmente, desenhar os algarismos indicativos do valor dos selos, em fundo neutro, sobre linhas onduladas e entrelaçadas, muito semelhante aos olhos de um boi, denominação que ficou para sempre. Os visitantes poderão conhecer o selo lançado em homenagem aos 150 anos da emissão do Olho de Boi, de 1993.

Evolução - A exposição mostrará também a evolução tecnológica dos selos no Brasil, como os primeiros selos coloridos de 1854 ou os primeiros selos picotados de 1866.
20121008-dia-mundial-dos-correios-e-comemorado-com-exposicao-de-selos-rarosPrimeiros selos coloridos, 1854. (Foto: Ademir Brito)

Além disso, todos terão oportunidade de conhecer o selo de criação do Ministério das Comunicações de 1967; o 1º selo brasileiro com impressão holográfica, um processo revolucionário que permite impressão de imagens de 3 dimensões em superfícies planas que foi o selo lançado em 1989, comemorativo à 20ª Bienal Internacional de São Paulo.

Outra inovação importante que fará parte da mostra é a série de selos aromáticos em que se pode sentir o aroma do elemento destacado no selo, seja café ou aroma de rosas.

Em 2010, foi lançado o primeiro selo em tecido sintético, outra inovação, em homenagem aos 100 anos do clube de futebol paulista Corinthians. O selo tem o desenho parcial do escudo do time, na cor dourada, bordado com aplicação de tinta invisível luminescente, outra importante novidade.

Nenhum comentário: