Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Chegou a vez de Canafístula dizer "sim" para Abelardo e Emília


Hoje, o distrito de Canafístula está em festa, pois aguarda a presença de Abelardo, Emília e os candidatos à vereador pela Coligação Alto do Rodrigues Melhor Outra Vez.

Não esqueça de levar um indeciso para o comício de Abelardo, Emília e os candidatos à vereadores.

Conheça um pouco da história do distrito:

Canafístula como é conhecida teve sua fundação entre os anos de 1918 e 1919. Seu nome vem de uma árvore muito comum na região. Conta pioneiros moradores da comunidade que numa época bem remota  havia um tráfego de tropeiros naquelas terras, esses tropeiros (homens que carregavam mercadorias no lombo do jumento), faziam o percurso entre Mossoró e Macau, suas mercadorias trazidas de Mossoró eram vendidas na cidade de Macau, os mesmos quando regressavam à sua cidade, levavam o sal para ser comercializado em Mossoró. E assim, esse comércio foi praticado por muito tempo. 

As tropas, que tinham que parar para um merecido descanso, geralmente fazia isso debaixo a um pé de canafístula por ser uma árvore de grande porte e sombrosa, e aí, acreditam-se que de tanto usufruir suas sombras, os famosos tropeiros da época tenham batizado o lugar de Canafístula.

Os primeiros moradores da Fazenda Canafístula foram as famílias: Alexandre, Taquartos, Salustianos, Cândidos e os Terezas. E não houve outro fato mais marcantes na comunidade do que esse que os tropeiros iam e viam, ocasionando e contribuindo para sua povoação.

Nenhum comentário: