Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 7 de agosto de 2012

MÚSICA

Caetano Veloso completa hoje 70 anos

 
Um dos artistas mais plurais do Brasil, Caetano Veloso completa 70 anos neste 07 de agosto de 2012. Cantor, compositor, músico, escritor e até mesmo cineasta, diretor do filme O Cinema Falado (1986), Caetano se completa ao se dividir entre tantas áreas de atuação. 
 
Com 48 discos lançados a partir de 1967, quando gravou o LP Domingo em parceria com Gal Costa, o baiano é hoje um dos músicos mais respeitados do mundo.
 
Em 1968, foi um dos líderes do Tropicalismo, que através do conceito antropofágico do modernista Oswald de Andrade renovou o cenário musical brasileiro ao transcender a MPB e a Jovem Guarda a partir da vitalidade do rock’n’roll e da elegância da bossa nova. De quebra, o movimento também influenciou artes visuais, moda, literatura, cinema e comportamento no país.
 
O disco Tropicália ou Panis et Circensis, lançado com Gilberto Gil, Mutantes, Nara Leão, Gal Costa e Tom Zé, que com apoio do maestro Rogério Duprat registraram músicas de Vicente Celestino, Capinam, Torquato Neto e outros, é um dos álbuns mais importantes da história da música no Brasil.
 
A Tropicália terminou no final de 1969, com o exílio de Caetano e Gil em Londres. Depois da volta das músicos, Caetano seguiu em uma carreira produtiva, repleta de discos, turnês, parcerias e polêmicas. Em 1998, bateu um recorde pessoal ao vender mais de 1 milhão de cópias do disco ao vivo Prenda Minha, que tinha o hit Sozinho, de Peninha.

Nenhum comentário: