Memorial às vítimas de Covid

sábado, 25 de agosto de 2012

ESTUDO

Projeto da Ufersa incentiva produção de leite de cabra

Pequenos produtores rurais dos municípios de Mossoró e Dix-Sept Rosado tiveram uma experiência prática nesta sexta-feira(3), voltada para a tecnologia de produção do leite de cabra. A ação aconteceu com um Dia de Campo no Núcleo de Pesquisa e Ensino de Pequenos Ruminantes com a participação de mais de 70 agricultores familiares. 

O projeto encerrou, após dois anos e meio, com uma pesquisa voltada para a Difusão de Tecnologias de Produção e Conservação de Volumosos e de Boas Práticas Agropecuária do Leite de Cabra no Município de Mossoró-RN, coordenado pela Profa. Dra., Jesane Alves de Lucena, do curso de Zootecnia.

O trabalho teve como proposta difundir entre os agricultores familiares as tecnologias para a produção do leite de cabra, proporcionando entre os agricultores ações de fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura. Segundo a professora zootecnista são muitas as dificuldades enfrentadas pelos pequenos criadores, principalmente, relacionadas ao clima, sistema de criação de forma extensiva (soltos) e alimentação com forragem nativa. “O nosso projeto trabalhou com ações voltadas para amenizar essa realidade”, afirmou. A professora Jesane Lucena também enfocou a falta de apoio sistemático dos órgãos público para os criadores.

A professora ressaltou, porém, que mesmo diante das dificuldades encontradas pelos produtores familiares, se verifica a dedicação e o potencial deles para a criação e caprinos e ovinos voltados para atividade leiteira manual. “Falta não apenas o financiamento, mas também acompanhamento junto aos pequenos criadores”, frisa Jesane.

O Dia de Campo proporcionou na prática a observação, pelos agricultores, de práticas corretas relacionadas à conservação de forragens com a fenação e ensilagem; boas práticas agropecuárias para a produção de leite caprino e, o manejo higiênico de ordenha manual. “Essa ação se propõe difundir essas técnicas para um maior número de produtores familiares que criam caprinovinocultura”, disse.

BENEFICIADOS – Com 40 animais, sendo 38 cabras e 2 bodes, a agricultura Francisca das Chagas de Freitas Oliveiras, do município de Dix-Sept Rosado é uma das criadoras beneficiadas com o projeto da UFERSA. “Estou aprendendo muita coisa, principalmente, sobre a alimentação e prevenção das doenças”, afirmou a agricultora que há 10 anos cria cabras.

Com 63 anos, o agricultor aposentado Francisco Miranda Pinto, cria atualmente 12 ovelhas. “Já trabalhei com caprinos como empregado, agora estou tomando conta da minha própria criação”, afirmou. Miranda Pinto disse ainda que o Dia de Campo trouxe informações que ele não conhecia relacionadas a ensilagem.

O projeto também proporcionou inúmeros benefícios aos estudantes envolvidos na pesquisa da professora Jesane Lucena. É o caso da estudante de Zootecnia, Jéssica Taimara Moura Costa, do quarto período. “Adquiri conhecimento prático, além de ter tido a oportunidade de receber e repassar conhecimentos aos agricultores familiares”, afirmou a estudante.

No último ano do curso de Zootecnia, o estudante Danilo Gleydson Faria Guerra, também se mostrou satisfeito em participar do projeto. “Muito importante levar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para os produtores rurais”. O estudante acompanhou os agricultores na prática de conservação de forragem. 

Fonte: Ufersa

Nenhum comentário: