Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 21 de agosto de 2012

ECONOMIA

Petrobras é eleita a empresa dos sonhos dos jovens brasileiros

A Petrobras retomou o primeiro lugar do ranking 2012 da empresa dos sonhos dos jovens brasileiros, de acordo com os resultados da 11ª edição da pesquisa realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People. A empresa havia estado na liderança de 2005 a 2009. O segundo lugar agora pertence ao Google, que foi a primeira colocada em 2010 e 2011. O levantamento foi feito de fevereiro a maio deste ano.

A disputa entre estas empresas pelas duas primeiras posições do ranking ocorre desde 2008, mas, embora tenha caído para o segundo lugar, este ano o Google tem outras razões para se orgulhar, pois aparece em variadas posições no ranking de todos os países onde a pesquisa foi aplicada: Argentina, México, Colômbia, Chile, Peru e América Central, além do Brasil.

A Vale, que vinha se mantendo em quarto lugar na escolha dos jovens brasileiros desde 2008, agora garantiu o terceiro lugar. As outras empresas escolhidas por estes jovens, estudantes e recém-formados, com idade entre 17 e 26 anos, através de pergunta aberta (sem alternativas), para ocuparem do quarto ao décimo lugar são, respectivamente: Itaú, Nestlé, Unilever, Odebrecht, Natura, Ambev e Rede Globo.

Mas o que levou estes 46.107 jovens brasileiros que participaram da pesquisa a apontarem estas como suas empresas dos sonhos? Como eles formaram suas opiniões sobre as empresas? De acordo com o levantamento, 29% viram informações nos meios de comunicação e 28% conhecem alguém que trabalha ou trabalhou na empresa.

— O jovem consome mídia, está o tempo todo conectado através das redes sociais e encontra tudo o que quer saber na internet. As empresas que querem estar nos sonhos dos jovens precisam trabalhar employer branding, pois o alinhamento entre o que prometem e fazem é fundamental para esta geração — explica Maira Habimorad, sócia da Cia de Talentos.

Motivos de Escolha
Nos primeiros anos da pesquisa no Brasil, salários e benefícios apareciam entre os primeiros motivos de escolha dos jovens brasileiros ao eleger a empresa dos sonhos, mas agora, com a estabilidade da economia, fazer o que se gosta e sentir-se realizado passou também a ser prioridade. Outros motivos de escolha assinalados pelos jovens brasileiros na pesquisa são: realização profissional, boa imagem no mercado, desafios constantes e qualidade de vida.

De acordo com as 67.469 respostas obtidas nestes países da América Latina e Central, através de questionário on-line, um aspecto deve ficar no radar dos profissionais de RH: sem desenvolvimento profissional não há como ter jovens fiéis a uma marca.

— Desenvolvimento profissional e conhecimento é o grande ponto de atenção dos jovens e se a empresa impedir ou não proporcionar desenvolvimento, eles vão buscar melhores oportunidades —ressalta Danilca Galdini, sócia da Nextview People.

Líder mais admirado pelos jovens brasileiros
A pesquisa buscou ainda conhecer os líderes mais admirados pelos participantes, bem como as razões para isso, fatores que ajudam a conhecer os modelos que têm força em nossa sociedade e os valores que norteiam nossos jovens. Em 2012, os jovens brasileiros indicaram como líder o empresário Eike Batista, e apontaram três principais justificativas para esta escolha: 61% justificaram esta escolha pelo seu empreendedorismo e capacidade de inovar; 21% por sua clareza do que quer e de como chegar lá; e 7% por suas características pessoais (determinação, disciplina, humildade etc).

No ranking dos 10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens, Eike Batista ficou à frente do ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, Dilma Roussef, Roberto Justus, Gestor/Ex-Gestor, Pai/Mãe, Bernardinho, Silvio Santos, Professor/Coordenador/Reitor, Abílio Diniz.

— Analisando estes líderes, sejam estes políticos ou empresários, vemos que todos têm uma característica em comum: clareza dos seus propósitos. Realizam seus sonhos, os conquistam com determinação e são empreendedores. Lutam pelo que acreditam com persistência — analisa Maíra Habimorad, da Cia de Talentos.

Negócio próprio
De acordo com o levantamento, ter um negócio próprio é a solução que o jovem encontra para trabalhar em uma empresa que atenda às suas próprias expectativas em relação a ambiente de trabalho, realização profissional e retorno financeiro.

Também é a maneira de deixarem a sua marca no mundo. Segundo os dados analisados, 56 % dos jovens respondentes disseram que em algum momento de sua carreira abrirão um negócio próprio. Em 2011, se negócio próprio fosse o nome de uma empresa estaria em 102º como "empresa dos sonhos" . Já este ano, apareceu em 4º lugar.

O resultado da pesquisa foi divulgado na noite de segunda-feira, no Teatro Alfa, em São Paulo, com a presença de mais de 600 profissionais de recursos humanos.

G1

Nenhum comentário: