Memorial às vítimas de Covid

domingo, 19 de agosto de 2012

CURIOSIDADE

Conheça o ônibus que cura ressaca

Uma noite de bebedeira pode render surpresas desagradáveis no dia seguinte. Em Las Vegas, mais ainda: a pessoa pode descobrir que perdeu dinheiro jogando ou se casou com alguém que mal conhecia. Mas a cidade já oferece um serviço que promete acabar com um dos problemas: a ressaca

É o Hangover Heaven (paraíso da ressaca), ônibus que circula por Vegas e funciona como uma clínica itinerante. "Nosso tratamento reduz em até 75% os sintomas da ressaca", alega o médico Jason Burke, criador do serviço. Para ser atendido, basta chamar o ônibus por telefone. 

Dentro do veículo, Burke analisa o estado do paciente e administra uma solução intravenosa que pode conter soro fisiológico, vitaminas B1 e B12, remédios anti-inflamatórios e antináuseas e substâncias como cloreto de sódio, cloreto de potássio, cloreto de cálcio e lactato de sódio, que supostamente ajudam a remover toxinas do organismo. O tratamento dura 45 minutos e custa de US$ 90 a US$ 150.

A comunidade científica encara a ideia com ressalvas. "A reidratação com soro e vitamina B é um bom remédio. Já a solução de sódio não faz sentido. E os anti-inflamatórios podem causar danos ao estômago", avalia o médico Drew Oliveira, professor da Universidade de Washington. 

Burke diz que criou a mistura baseado em sua experiência como anestesiologista (pois o período pós-anestesia causa no paciente um mal-estar parecido com ressaca) e antes de lançar a fórmula a testou em amigos e em si mesmo - pois costuma sofrer com ressacas. "Três taças de vinho já me deixam mal", diz.

Nenhum comentário: