Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Ricardo Motta recebe Medalha do Pacificador


O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta recebeu hoje (24) a Medalha do Pacificador, honraria concedida pelo 6º Batalhão de Engenharia do Exército brasileiro. O parlamentar foi o único civil entre os cinco homenageados que receberam a medalha, tendo em vista que os demais são oficiais do Exército. A solenidade foi realizada no 16º Regimento de Infantaria (16 RI). “Quem recebe a Medalha do Pacificador pode ser considerado mais que amigo do Exército”, declarou o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general Carlos José Ignácio.


Para o deputado Ricardo Motta, a homenagem é fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa e o Exército. “Sinto-me honrado em receber tal honraria em nome do Poder Legislativo. Fizemos uma homenagem, ontem (23) ao dia do Soldado, numa sessão solene e hoje
  venho receber esta medalha que é mais um sinal dessa parceria entre a Assembleia e o Exército, especialmente em épocas de secas ou cheias, quando é preciso dar assistência à população desamparada”, afirmou o parlamentar.

O general Carlos José Ignácio explicou que a seleção dos homenageados com a Medalha do Pacificador passa por uma triagem dentro do Exército que é iniciada em janeiro. “Após a escolha dos nomes, os dados são enviados para Recife e em seguida para Brasília. Portanto, as pessoas que recebem a Medalha do Pacificador devem se sentir honrados por tal mérito. No caso do deputado Ricardo Motta, temos uma dívida com ele, que é mais que um amigo do Exército”, declarou o comandante.


A Medalha do Pacificador foi cunhada pela Portaria nº 345 de 25 de agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de
  Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento. Foi instituída pelo Decreto nº 39.745 de 17 de agosto  de 1955. 

É uma condecoração criada para homenagear militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado assinalados serviços ao Exército brasileiro, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército do Brasil e os de outras nações.

Nenhum comentário: