Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 20 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012

Brasil Eleitor explica importância da declaração de bens dos candidatos

A edição do Brasil Eleitor que vai ao ar neste fim de semana explica ao telespectador o que é e qual a importância da declaração de bens e valores do candidato. A reportagem mostra que a posse e o exercício do mandato estão condicionados à apresentação da declaração de bens e valores que compõem o patrimônio privado do político. Essa é uma exigência legal que busca tornar o processo eleitoral transparente, além de combater o enriquecimento ilícito.

O programa também trata da suspensão e da perda dos direitos políticos. O Brasil Eleitor entrevista um especialista em Direito Eleitoral, que explica as situações em que podem ocorrer essas situações.

A capacitação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 90 servidores que treinarão os mesários que vão atuar em seções eleitorais com urnas biométricas também está na pauta do programa. E um especialista explica como funciona o sistema eleitoral majoritário, utilizado para eleger os chefes do Executivo em todas as esferas de governo.

Iniciativas regionais

O Brasil Eleitor acompanhou encontro organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com a finalidade de esclarecer dúvidas dos juízes eleitorais que atuarão no pleito de outubro. Cerca de 150 magistrados participaram do evento, onde a Lei da Ficha Limpa foi um dos assuntos mais debatidos.

A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) de promover seminário para esclarecer dúvidas de eleitores também é mostrada no programa. A ideia do TRE-AC é deixar o cidadão bem informado sobre as eleições municipais.

Nenhum comentário: