Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SUSTENTABILIDADE
Suprimento de energia em Fernando de Noronha pode ser todo renovável em cinco anos

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, pode ser abastecido apenas com energias renováveis no prazo de até cinco anos. A meta do governo do estado foi anunciada pelo o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, que participa da Rio+20.

Segundo Xavier, atualmente, quase toda a energia elétrica usada em Fernando de Noronha é fornecida pela usina termelétrica Tubarão, abastecida por combustíveis fósseis.

No entanto, desde o ano passado, o governo tem buscado parcerias com empresas da área de energia - como a Celpe, dona da única usina da ilha, e a Chesf - , para criar um parque eólico e instalar placas de geração de energia solar onde for possível.

A Celpe, por exemplo, anunciou no final de 2011 que instalaria painéis solares em pousadas do arquipélago. Apenas com a implantação dessa ação, a estimativa de redução é de 15% na demanda de energia termelétrica. Para complementar o sistema, também é cogitada a possibilidade de gerar energia a partir das ondas, marés e do lixo produzido na ilha.

“Esperamos implementar essas mudanças no menor espaço de tempo possível para tornar Noronha um modelo para todo o Brasil”, disse Xavier.

A ideia é também estimular o uso de carros movidos a combustíveis renováveis na ilha. Segundo o secretário, há propostas de montadoras que já mostraram interesse em fabricar veículos movidos aenergia elétrica que poderão ser usados pelos moradores de Fernando de Noronha.

Nenhum comentário: