Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 18 de junho de 2012

RIO +20

Petrobras assina compromisso do Pacto Global para sustentabilidade


 

Nesta segunda-feira (18/06), a Rede Brasileira de empresas signatárias do Pacto Global da ONU, da qual a Petrobras faz parte, apresentou à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, um documento com dez compromissos empresariais para promoção da economia verde e inclusiva.

A carta-compromisso foi entregue, nesta manhã, durante o Fórum de Sustentabilidade Corporativa da Rio+20, pelo gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras e presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, Armando Trípodi, e pelo coordenador da ONU no Brasil, o embaixador Jorge Chediak.

O documento aborda questões como melhoria da eficiência do uso dos recursos ambientais, ampliação do uso de fontes de energia renováveis, promoção de emprego e direitos humanos, investimento em inovação para operação e produtos mais sustentáveis, promoção da inclusão social, definição de metas para desenvolvimento sustentável, entre outras medidas.

“As empresas são parte da solução para o desenvolvimento sustentável, assim como o terceiro setor e os governos”, afirmou Sue Wolter, gerente de Avaliação de Desempenho de Responsabilidade Social da Petrobras, durante coletiva de imprensa que reuniu representantes das empresas que fazem parte do conselho da Rede Brasileira do Pacto Global. 

A gerente também ressaltou que a avaliação de novos projetos da Petrobras considera aspectos ambientais e sociais, além de econômicos. Esse compromisso se reflete na participação da Companhia no índice Dow Jones de Sustentabilidade, desde 2006.

De acordo com o texto do documento, as empresas afirmam que estão atuando de forma concreta para melhorar a qualidade de vida das pessoas, avançar na busca da economia verde e inclusiva e construir um cenário que propicie um desenvolvimento realmente sustentável.

Até o momento, 226 empresas aderiram ao compromisso, mas a expectativa é alcançar as 400 empresas que fazem parte da Rede Brasileira do Pacto Global.

A íntegra do documento e a lista de empresas signatárias estão disponíveis no endereço www.pactoglobal.org.br/carta_compromissos.aspx.

A Petrobras é signatária do Pacto Global desde 2003 e passou a integrar seu Conselho em 2006. A Companhia também é parceira oficial do Comitê Nacional de Organização da Rio +20. 

A parceria está alinhada ao compromisso da Petrobras como signatária do Pacto Global, por meio do qual participa ativamente da disseminação dos princípios do Pacto junto à sociedade.

Nenhum comentário: