Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 29 de junho de 2012

RELIGIÃO

Dom Jaime recebe pálio das mãos do Papa

Na manhã de hoje (29), na Solenidade de São Pedro e São Paulo, Dom Jaime Vieira Rocha esteve entre os arcebispos, de várias partes do planeta, que receberão o pálio das mãos do Papa Bento XVI. 

A cerimônia aconteceu na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Receberam o pálio os arcebispos nomeados entre julho do ano passado até agora.

Dom Jaime está em Roma desde o dia 22 e só retornará a Natal na próxima semana. Ele está acompanhado dos Arcebispos eméritos de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo, que participaram da celebração, e de um grupo de mais de vinte sacerdotes, além de fiéis leigos, entre os quais familiares de Dom Jaime.

Além de Dom Jaime, outros sete Arcebispos brasileiro receberam o Pálio. São os novos arcebispos de Florianópolis (SC), Petrópolis (RJ), Porto Velho (RO), Campinas (SP), Teresina (PI) e Uberaba (MG). No Brasil, atualmente, existem 44 sedes metropolitanas ou Arquidioceses.

O pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas. Neste, são bordadas seis cruzes.

O pálio é confeccionado com a lã de ovelhas, ofertadas ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã é, posteriormente, tecida pelas monjas beneditinas, do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. 

Depois, os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, na Basílica Vaticana. 

Anualmente, no dia 29 de junho, os pálios são levados do túmulo de São Pedro para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.

Com informações da Arquidiocese de Natal.

Nenhum comentário: